1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problemas com Tamron 17-50 2.8 (D40)

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por computador000, 15 de Setembro de 2008. (Respostas: 78; Visualizações: 3487)

1. computador000

computador000 Power Member

Estou com uns problemas numa tamron 17-50.

Quando uso o ponto de focagem central (no meio da foto) a maquina n esta a focar bem nesse ponto mas um pouco mais abaixo. Exemplo:

Se repararem foi o tubo de cola que ficou focado e nao os livros atras (onde estava "acente" o ponto de focagem quando tirei a foto). Este problema pode ser da maquina ? Ou é invariavelmente da lente? Obrigado.

EDIT: Esta ja é a segunda 17-50 que compro e sinceramente estou a ficar farto da falta de resultados que estou a obter. Tipo eu aponto a uma parede a 2 metros com F2.8 e o que sai focado é o chão mais próximo de mim ?

Última edição: 15 de Setembro de 2008
  2. Warlord

Warlord [email protected] Member

3. computador000

Sim(ate porque eu tenho uma D40 e só posso escolher o ponto AF central, esquerdo ou o direito). Eu ja fiz um desses e o estranho ek ate parece estar bem "calibrada".

4. Warlord

entao mt provavelmente nao era o ponto central k estava seleccionado... ou entao mexeste a makina entre o momento do foco e o click pra foto... com aberturas dessas basta um movimento para ficar assim...mas e kestao de fazeres outros testes...

5. computador000

Mas o problema mesmo é que a lente me está a dar maus resultados sem eu saber porque.Exemplo:

AF central, Aperture priority a F2.8, iso 200, D40 + tripé.

Se virem a 100% a parte da televisao( onde foquei) esta horrivelmente desfocada, blurred, enquanto que a parte da esquerda com o cesto e o quadro de giz está bem focada e com uma defenicao bem aceitavel !

O que se passará? Já com a outra Tamron que devolvi acontecia o mesmo.

(Nota: a parte preta fui eu que fiz claro :P)

6. Warlord

exprimenta focar manualmente...

7. computador000

Nao percebo nada do que se passa e estoume a passar... :P

Com o foco manual sai a mesma porcaria. O que eu pergunto agora é:

Estes problemas de falhar o foco podem ser da máquina? De momento nao tenho outra lente por isso n posso testar nada com outra.

8. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Qual é o modo de focagem que estas a usar? Não sei bem como é na D40, mas na D70S há alguns em que mesmo escolhendo o ponto central os restantes continuam a ser considerados.

Na segunda foto, é isso que me parece.

Outra coisa que pode acontecer é falta de calibração do sistema de focagem da máquina. O pista é dizeres que o ponto de focagem parece estar "mais abaixo". Isto é, o ponto de focagem não está no sítio onde "aparenta" estar, mas deslocado na vertical. Na D70 há um truque com uma chave hexagonal que permite "afinar" a posição vertical do ponto de focagem.

Essa é a lente mais rápida (a que permite menos DoF) que tens? Se por acaso tiveres acesso a uma 50/1.8 faria uns testes para determinar se o problema é da lente ou do corpo da máquina.

Acho muitissimo azar apanhares com duas lentes com exactamente o mesmo problema.

EDIT: só agora vi que já tinhas testado com focagem manual. Fizeste focagem manual usando a confirmação de foco da máquina ou a olhómetro pelo viewfinder? A tua versão é com motor, certo? Made in Japan? Depois de procurar no Google, encontrei mais referências a problemas de front focus em algumas cópias desta lente, mesmo depois de fazer uma troca (se calhar um lote inteiro com a mesma falha) :( :(

9. ruimoura

ruimoura Power Member

Se meteres no modo de focagem "Matrix" (automático) também acontece isso? Só terás mexido em alguma coisa que esteja a desregular isso? Tenta fazer um reset às settings da máquina e depois faz uma foto com as opções default (no modo P) e diz qq coisa.

10. Ricardo F

Ricardo F Power Member

Antes de atirar a máquina pela janela fora, checka lá se no menu AF-AREA MODE escolheste a hipótese CLOSEST SUBJECT. Provavelmente o que queres é a terceira hipotese SINGLE AREA, que foca só unicamente um dos 3 pontos que escolhes.

Depois dá feedback.

11. computador000

Lol era bom que fosse isso... Pessoal eu nao sou assim TAO nabo :P.

12. computador000

Obrigado pela ajuda pessoal.

Bem eu ja fiz reset aos settings e andei a tentar de tudo ( embora saiba mais ou menos o que faço e a maquina esteja configurada decentemente :P ) mas sem qualquer tipo de melhorias :(.

O problema é que as fotos saem de maneiras que nao me permitem perceber o que se passa. Deixo aqui uns exemplos :

Todas estas fotografias foram tiradas com o AF central com isos entre o 200 e o 400, F2.8 a 17mm:

(Nesta o foco parece estar na fruta do lado esquerdo o que é estranho visto, como ja ter dito, ter usado o foco central)?

(nesta mais uma vez estranhamente a parte focada parece ser la atras ao pe da arvore o que tambem e muito estranho visto eu ter o ponto de focagem na parte de tras do carro vermelho)

(esta parece estar igualmente focada do lado esquerdo)

(esta mais uma vez n percebi onde ficou focado!?)

(")

(esta tambem nao percebo o foco(para variar :P) mas o que é estranho é que eu tirei para aí umas 20 e nunca consegui que a matricula ficasse focada! mesmo sabendo que ela faz "front focus", e ajustando devido a tal, nao deu...)

Tudo isto por oposição a fotos como esta que saem com uma defenicao mais que aceitavel (estranhamente quanto mais perto mais defenidas/sharp as fotos parecem ficar, algo que tambem se passava com a outra lente).

Resta dizer que todos estes testes tenho feito a 17mm e 2.8 visto me parecer ser a "zona" mais problematica

Mesmo assim, ideias?

13. ruimoura

ruimoura Power Member

Mas quando dizes que estas a usar o ponto do meio, estás a referir-te ao modo em que podes escolher o ponto que queres ter no foco (esquerdo, meio, direita) ou estás a falar no modo automático?

14. computador000

Tenho o AF-Area Mode em [ o ] Single Area.

15. kryo

kryo Power Member

sensor deslocado? andaste a limpar o sensor, a maquina levou algum encontrão assim para o violento, alguma coisa?

nao estou a ver como pode ser isso, ja que a area focada oscila... mas nao me lembrei de mais nada.. lol

16. ruimoura

ruimoura Power Member

Mas ó dude, isso é para fotografia macro. Muda isso para automático ou o de três pontos seleccionáveis ... (se entendi o que disseste)

17. computador000

Tipo eu antes de ter comprado a Tamron tinha a 18-55 de kit k usei nem um mes mas, pelo que fiz, me parecia funcionar direitinho. Dps vendi-a em agosto e só agora comprei a Tamron sendo que durante esse tempo a D40 teve quietinha ( que eu saiba :P ) . Mas acham que é da máquina? Sempre posso pedir numa ***** ou isso para experimentar uma lente qualquer e ver que tal. Mas não me cheira que seja da máquina.

18. computador000

Lol tas a confundirte de certeza :P. O modo single area é um modo que, simplesmente, me permite escolher um dos 3 pontos de focagem.

As outras duas opçoes sao:

- [xxx] closest subject -> o nome diz tudo.

- [ x ] Dynamic area -> a máquina escolhe o ponto que achar mais conveniente.

Vai por mim que o problema nao esta nas settings :P

19. ruimoura

ruimoura Power Member

Ok, como não tenho aqui a minha, não estava bem a ver que opção era.

Pá, tenta ir a uma loja e testar outra lente com ela, se for numa fnac ou assim numa loja grande deixam fazer isso na boa.

Boa sorte com isso :\

ps: de qq modo, só uso esse modo AF para macro, aí não estava a confundir ;)

Já tentaste ver se acontece o mesmo nos outros modos de medição?

20. computador000

Mesmo que o problema esteja na maquina o que poderia explicar fotos em que nao se detecta uma unica area focada!?

Partilhar esta Página