Problemas com Tamron 17-50 2.8 (D40)

Pois ja sei.... Mas nunca mais tenho a maquina(com lente) como deve ser... :P. Mas vou mesmo tentar fazer isso. Mesmo que nao experimente outra lente tento usar outra maquina numa loja com esta tamron. Uma das duas hei de conseguir (por acaso nao sei pk tenho as minhas duvidas se nas wortens/***** me vao deixar fazer isso mas enfim).
 
Pois ja sei.... Mas nunca mais tenho a maquina(com lente) como deve ser... :P. Mas vou mesmo tentar fazer isso. Mesmo que nao experimente outra lente tento usar outra maquina numa loja com esta tamron. Uma das duas hei de conseguir (por acaso nao sei pk tenho as minhas duvidas se nas wortens/***** me vao deixar fazer isso mas enfim).

Na worten não te posso garantir, na *****, se meteres conversa com o responsável da parte de fotografia e fores simpático é na boa.
 
Front focus.
É uma problema da lente. Li o texto na diagonal mas quase de certeza que é isso.
É bastante comum, as lentes geralmente tem um ligeiro front ou back focusing, tendencia para focar atrás ou à frente do motivo. Não costumam ser variações tão grandes, thought.
Isto testa-se com um chart que acho que foi posto algures aí para cima ;)

Se já é a tua segunda, infelizmente creio que terás que ir para a terceira.
 
Front focus.
É uma problema da lente. Li o texto na diagonal mas quase de certeza que é isso.
É bastante comum, as lentes geralmente tem um ligeiro front ou back focusing, tendencia para focar atrás ou à frente do motivo. Não costumam ser variações tão grandes, thought.
Isto testa-se com um chart que acho que foi posto algures aí para cima ;)

Se já é a tua segunda, infelizmente creio que terás que ir para a terceira.


Sem querer ser muito chato mas possote pedir para leres com mais atencao agora :P ?

Ek se for front focus nao percebo como ek nums casos fica focado do lado esquerdo, noutros foca os lados e o meio fica desfocado( a da cozinha com a porta no meio), e noutra fica, aparentemente, desfocado em todo o lado ( a do carro com a matricula).

Desde ja obrigado pela ajuda.
 
Vais a uma ***** e ves que lentes é que la tem.
chamas o funcionario e dizes que estas na duvida entre 2 lentes.Pede se te deixa experimentar para fazer um teste no momento e tiras umas fotos com 2 lentes diferentes para analisares melhor.
cump.
 
Por acaso li agora com maior atenção.
Como te tinha dito, nunca tinha visto um front focus tão acentuado.
Mas isso é muito variável dependendo do ângulo que disparas. Agora, a parte de sair focado à esquerda e à direita já é mais estranho.

Onde compraste a lente e onde compraste a máquina? Sei que compraste separado e que a máquina esteve quieta como dizes.
Se assim for, nunca caiu, nenhuma pancada, pega na lente e testa noutra nikon de preferencia da série sem motor e faz o teste com o chart a 45º.
 
Agora que estive aqui a ver, e digam-me se acham que estou a forçar a coisa, mas assim de repente parece ek a lente sofre de "left focus", ou seja, o lado esquerdo parece que tem sempre tendencia a ficar focado quando tenho o foco do meio selecionado.

Agora o estranho disto ek fazendo aqui umas brincadeiras na mesa com uns quantos objectos ela comporta-se perfeitamente bem! Ideias? Existe "left focus" ? Obrigado.

EDIT: Comprei a lente na ***** (pelas duas vezes) e a máquina comprei na worten.
 
err numa posicao normal da makina nao existe tal coisa de left focus, o DOF e uma area de X-y metros (ou cm) a X+z metros (ou cm), sendo o X o ponto de foco.

se tiveres a fotografar a 45º o y deve ser mt proximo de z.

estando a mesma distancia da makina o k tens a tua eskerda tem de ter o mm foco k a direita, se nao tem deve ser algo de errado com a lente...
 
E possivel k um (ou alguns) dos varios elementos opticos da lente esteja desajustado ou "solto", podendo originar comportamentos aleatorios...

exprimenta fazer half click, para focar, dps dispara, mantem o botao half-pressed, vira a makina de pernas para o ar e volta a disparar.

no pc depois de fazeres uns rotates supostamente as imagens tinham de ter exactamento o mesmo foco
 
O ViewNX não dá qualquer informação sobre o modo AF e a area focada. Isso acontece sempre na D40 ou essa parte do EXIF foi filtrada por alguma aplicação?
 
Sinceramente nao faço ideia mas filtrado nao deve ser visto só ter convertido os Raws no Photoshop para Jpegs.

Já agora se "abanarem"/rodarem mais violentamente as vossas maquinas ouve-se um barulhinho de uma coisa a tremer la dentro? Há algum componente que se ajuste com o movimento? A minha D40 está a fazer um barulhinho :P.

Por hoje é tudo amanha vou tentar ir a lojas e depois digo coisas. Obrigado a todos.
 
Sinceramente nao faço ideia mas filtrado nao deve ser visto só ter convertido os Raws no Photoshop para Jpegs.

Já agora se "abanarem"/rodarem mais violentamente as vossas maquinas ouve-se um barulhinho de uma coisa a tremer la dentro? Há algum componente que se ajuste com o movimento? A minha D40 está a fazer um barulhinho :P.

Por hoje é tudo amanha vou tentar ir a lojas e depois digo coisas. Obrigado a todos.

Claro que faz, é possivelmente o sensor de inclinação. E não precisa de ser violento :\
 
Disseste que não era front focus mas faz o teste http://focustestchart.com/chart.html para garantir...

Na foto do frasco de cola parece ser, embora de uma forma extremamente acentuada.

O facto de a lente ser mais ou menos sharp em diferentes distâncias focais é normal, variando também com a abertura..

Um aparte.. já devolvi três Sigma 10-20 que sofriam de degradação num dos lados, ainda não ganhei coragem para tentar outra.
 
Última edição:
Eu tive assim meio q a abanar a D40 e não ouvi nenhum barulho em especial.... mesmo inclinando.... encostando mesmo ouvido, talvez se ouça um zumbido quando se inclina... mas mesmo muito ténue...
 
Bem eu fui a ***** e testei outra lente ( uma 55-200 VR ) e estava tudo normal pelo que devolvi a lente, sendo que, desta vez, devolvi mesmo para ser reembolsado (embora demore 1 mes....) .Depois quando o dinheiro aparecer :P vou tentar fazer com que na ***** acompanhem o preço da pix ( na ***** custa 560e!! ) e assim posso testar muitos exemplares e ir devolvendo. Obrigado pela ajuda.
 
Bem eu fui a ***** e testei outra lente ( uma 55-200 VR ) e estava tudo normal pelo que devolvi a lente, sendo que, desta vez, devolvi mesmo para ser reembolsado (embora demore 1 mes....) .Depois quando o dinheiro aparecer :P vou tentar fazer com que na ***** acompanhem o preço da pix ( na ***** custa 560e!! ) e assim posso testar muitos exemplares e ir devolvendo. Obrigado pela ajuda.

Disse-te logo que isso era da lente :p
Compreendo a tua ideia do ***** mas a Digiwowo está uns furos acima da *****.
Muito honestamente até preferia do que o MM. E se tiveres problemas, como aqui já foi referido em caso pessoal, eles são impecáveis a resolver.
 
Back
Topo