Problemas com Windows 10 e placa de rede Intel 8265

macaco000

Suspenso
Boas gente,

Preciso muito da vossa ajuda com um problema que julgo eu ter a ver com Windows 10 ou com a minha placa de rede da Intel (Intel® Dual Band Wireless-AC 8265).
Tenho um portátil "Lenovo Legion Y720" que já foi trocado pelo mesmo modelo duas vezes e que continua com o mesmo problema de Wireless.
O que acontece aqui é que de minuto a minuto, durante uns 5 segundos, o Ping fica instável e a Internet fica quase que inutilizável. Suspeito que seja alguma definição do Windows ou da placa de rede que põe o computador constantemente à procura de sinal ou de outras redes wireless.
Deixo aqui o link do post que fiz no Forum da Lenovo há umas semanas atrás se quiserem tentar perceber o que se passa.

https://forums.lenovo.com/t5/Gaming-Laptops/Legion-Y720-Poor-Wifi-performance/m-p/3791504#M9686

Antes que digam alguma coisa, não tem nada a ver com a Internet cá de casa, é mesmo do portátil, já testei com vários computadores e todos funcionam perfeitamente. Já fiz testes (de velocidade, ping, etc..) a ambos os meus Routers e nenhum apresenta problemas.
Não é problema de drivers nem da versão da driver, e o problema acontece com qualquer versão do Windows 10.

Alguma coisa é, e se não descobrir até ao final desta semana a loja há-de levar com o portátil outra vez xD
 
Se o driver mais atualizado não resolver (https://downloadcenter.intel.com/do...ware-and-Drivers-for-Windows-10?product=94150), tens duas hipóteses:

1. Rollback para uma versão algures na casa do 17.xx.xx
2. Upgrade para RS3

AFAIK, trata-se de um bug com o driver Intel + Lenovo + Windows 1703. Já vi bastantes Lenovo X1 com o mesmo problema.

Hth,
anthonws.

Edit: Caso não exista driver versão 17.xx.xx para a tua placa, experimenta o seguinte:

https://docs.microsoft.com/en-us/powershell/module/netadapter/disable-netadapterrsc?view=win10-ps

"Disable-NetAdapterRsc -Name Wi-Fi"
 
Última edição:
2. Upgrade para RS3
(...)
"Disable-NetAdapterRsc -Name Wi-Fi"

Desculpa, mas o que é que queres dizer com RS3?
E já agora, é mesmo o nome da rede Wi-Fi que estou conectado, ou é o nome da minha placa de rede? Porque o que diz no site é o seguinte:

Examples
Example 1: Disable RSC for IPv6 on the specified network adapter

PowerShell
PS C:\> Disable-NetAdapterRsc -Name "MyAdapter" -IPv6

This example disables RSC for IPv6 on the network adapter named MyAdapter and restarts the network adapter.
 
Última edição:
Desculpa, mas o que é que queres dizer com RS3?
E já agora, é mesmo o nome da rede Wi-Fi que estou conectado, ou é o nome da minha placa de rede? Porque o que diz no site é o seguinte:

Examples
Example 1: Disable RSC for IPv6 on the specified network adapter

PowerShell
PS C:\> Disable-NetAdapterRsc -Name "MyAdapter" -IPv6

This example disables RSC for IPv6 on the network adapter named MyAdapter and restarts the network adapter.

Redstone 3. Windows 10 versão 1709, disponível em Insider Fast. Vai ser lançada oficialmente em Outubro.

É o nome do adaptador.

Hth,
anthonws.
 
@macaco000 nem o downgrade para uma versão mais antiga? Com outros módulos wifi que não intel por vezes resulta!

Sim, instalei a versão mais antiga e que era compatível com a placa "Wireless_19.1.0_PROSet64_Win10", por acaso pareceu que ia funcionar bem no inicio quando fiz os testes http://www.dslreports.com/tools/pingtest e depois voltou tudo ao mesmo... Até acho que foi depois de reiniciar o computador.
Eu tenho a impressão de que quanto mais longe do Router eu estiver, o Windows ou a Placa de rede tentam procurar mais frequentemente por redes disponíveis causando esta instabilidade por alguns segundos.
De momento estou mesmo ao lado do Router/Modem. Cheira-me que se for para a sala a 5 metros do Router isto só vai piorar.
 
'Dass enfim, já tentei tanta coisa... corri aqui um programinha chamado "WLAN Optimizer" que supostamente desactiva o "wireless background scanning". E eu que pensava que o problema era esse mas afinal nada.
Depois, pelo sim pelo não, desinstalei o Anti-Vírus do Windows e substituí por outro a ver se era algum processo do Windows Defender que estive mexer com ping.

Só falta o pessoal da loja dizer-me que vai mandar o portátil para a fábrica para reparação, se ninguém do suporte da Lenovo consegue descobrir o problema vai ser substituindo a placa de rede que vai resolver o problema, como se eu já não tivesse substituído o portátil duas vezes.
 
tens as tri-band 60GHz (802.11ad WiGig)


Wireless-AC 17265
Wireless-AC 18260
Wireless-AC 18265
 
Última edição:
tens as tri-band 60GHz (802.11ad WiGig)


Wireless-AC 17265
Wireless-AC 18260
Wireless-AC 18265

Pelo menos nos portáteis gaming esta 8265 da Intel é que mais vejo. Eu até podia fazer upgrade para uma dessas, secalhar até ficava-me mais barato que enviar o portátil para a loja... Tinha era que arranjar mais uma antena porque o meu só tem duas, essa placa precisa de três.

Outra coisa, onde é que arranjas essas Drivers atualizadas? No site da Intel só existe lá a versão 19.50.
 
Mas funciona ou nem por isso?
Isto porque a tua placa está contemplada neste driver!
 
Última edição:

Continua na mesma Sir Mu7e, não sei sinceramente. Estou a pensar em trocar a placa de rede por outro portátil cá de casa.
Pode ser que a minha funcione bem no outro portátil e vice-versa. Não é a solução ideal, é uma "qualcomm atheros 9377" não tem a mesma performance, a velocidade máxima de transferência é metade da Intel, 867 Mbps vs 433 Mbps, mas suporta tudo o que a Intel 8265 suporta também, AC, 5GHz, MU-MIMO, etc...

Isto tudo para evitar enviar para a loja... Enfim, e o cliente é que tem que levar com os problemas e defeitos de fabrico.
 
Back
Topo