Problemas da AMD HD 7970m nos Portáteis da Clevo

Yoshigure

Power Member
Boas a todos, criei este tópico para podermos discutir melhor sobre o assunto e deixar o outro tópico para duvidas gerais dos portáteis Clevo.

Pelo que vejo existem vários Utilizadores descontentes com o desempenho da AMD (muito provavelmente devido ao Enduro) e outros com o problema da temperatura (que é o meu caso).

Estou a pensar em mudar a pasta térmica do meu Portátil de forma a que não ande pelos 90 e tal ºc em apenas poucos minutos de jogos (testado no Crysis 2 e no BF3) , o meu Portátil não me parece que tenha problemas com o enduro não noto quebras nos fps nos jogos penso que o enduro comigo esteja normal.

Em relação ao problema de suporte e disto da AMD vs Clevo, na minha opinião penso que a Clevo é quem deve ser responsável pelas novas drivers, isto porquê, passo a explicar pegando num exemplo que alguns devem conhecer, peguemos na Sony, quem tem um Sony Vaio sabe que no que trata a updates de drivers gráficas por mais que tentem não conseguem faze-lo pela AMD isto porque a Sony não o permite porque a Sony antes de oferecer os updates da gráfica pretende testar e optimizar a driver para os seus portáteis, ora a meu ver o mesmo deve / passará com a Clevo embora seja possível fazer download do site da AMD para os Clevos a Clevo, quando constrói um portátil com o seu hardware é quem se deve preocupar com os problemas dos componentes e deve lançar na sua pagina obrigatoriamente correções.

Não estou a dizer que quando uma peça falha a Clevo é logo a culpada apenas que deve procurar suporte dessa mesma peça de forma a satisfazer o cliente.

Dito isto aguardo as vossas opiniões e reports em relação a este problema e talvez todos juntos consigamos ajudar-nos e sempre que possível mostrarei que soluções encontrei para tentar resolver o meu problema de aquecimento.

Btw para quem tem problemas na instalação da gráfica AMD o truque é instalar 1 a AMD e depois deixar a Intel instalar-se (penso que seja automaticamente), caso não seja é instalada no final.
 
Última edição pelo moderador:
Assim fica melhor, um tópico só para discutir isto. Apenas penso que não se deveria limitar o tópico aos Clevo.

Em relação ao problema de suporte e disto da AMD vs Clevo, na minha opinião penso que a Clevo é quem deve ser responsável pelas novas drivers, isto porquê, passo a explicar pegando num exemplo que alguns devem conhecer, peguemos na Sony, quem tem um Sony Vaio sabe que no que trata a updates de drivers gráficas por mais que tentem não conseguem faze-lo pela AMD isto porque a Sony não o permite porque a Sony antes de oferecer os updates da gráfica pretende testar e optimizar a driver para os seus portáteis, ora a meu ver o mesmo deve / passará com a Clevo embora seja possível fazer download do site da AMD para os Clevos a Clevo, quando constrói um portátil com o seu hardware é quem se deve preocupar com os problemas dos componentes e deve lançar na sua pagina obrigatoriamente correções.

Aqui tenho que discordar. A Clevo não pode ser responsabilizada por um problema que também acontece em outras marcas. Clevo e Alienware, as 2 marcas a incluir a 7970m no seu catálogo (e tudo indica que brevemente também a MSI), têem ambas exactamente o mesmo problema com o Enduro. A diferença é que nos AW podes desligar o Enduro, e ficas com a gráfica a 100%, enquanto que nos Clevo não é e não será possível. Além disso, com uma placa gráfica diferente os problemas desaparecem.

Para terminar, o problema do Enduro afecta todas as 7970. Como disse ao patCRUZ e ao Saguii no tópico geral Clevo, Os FPS podem continuar tão altos que não se notam as quebras, mas elas estão lá. Se fizeres uma medição sintética, vês que a gráfica frequentemente não atinge tantos FPS's como poderia.
 
Se o problema esta no enduro, ate nos alienware entao, entao acho que o problema nao esta nos clevo, isto a meu ver claro
 
Assim fica melhor, um tópico só para discutir isto. Apenas penso que não se deveria limitar o tópico aos Clevo.



Aqui tenho que discordar. A Clevo não pode ser responsabilizada por um problema que também acontece em outras marcas. Clevo e Alienware, as 2 marcas a incluir a 7970m no seu catálogo (e tudo indica que brevemente também a MSI), têem ambas exactamente o mesmo problema com o Enduro. A diferença é que nos AW podes desligar o Enduro, e ficas com a gráfica a 100%, enquanto que nos Clevo não é e não será possível. Além disso, com uma placa gráfica diferente os problemas desaparecem.

Para terminar, o problema do Enduro afecta todas as 7970. Como disse ao patCRUZ e ao Saguii no tópico geral Clevo, Os FPS podem continuar tão altos que não se notam as quebras, mas elas estão lá. Se fizeres uma medição sintética, vês que a gráfica frequentemente não atinge tantos FPS's como poderia.

Tudo bem respeito a opinião, tudo bem a AMD é a principal responsável mas cabe a Clevo pedir e reportar estes problemas para ter clientes satisfeitos existe aqui uma certa hierarquia é ainda que quero chegar, não estando a defender a AMD porque é obvio que eles é que fazem as drivers mas quem lançou o produto deles no mercado foram essas marcas que deviam estar cientes dos problemas =) . É nesse ponto que quero bater. Não é meter uma placa potente num portátil e iniciar o windows que se vê que um portátil está apto.


O enduro a mim não sei explicar, em Singleplayer no BF3 rodo perto de 50 a 80 fps e lembro de ter ido ao site da notebookcheck verificar os testes nos Alienwares e verifiquei que era muito baixo, pensei talvez tenha o Enduro ligado mas entretanto surgiram os testes com Enduro Off e não ficaram próximos dos que obtenho, tendo eu mais. (Nos outros jogos ainda não sei só me fixei no BF3 por agora).
 
A lógica acaba por ser um pouco confusa. Para todos os efeitos, todas as placas não funcionam bem com o Enduro, portanto será lógico afirmar que os chips não saíram da AMD a 100%. Olha eu que trabalho nos moldes, posso dar um ponto de comparação: Vamos supor que eu (AMD) faço um molde de um tablier para a Volkswagen (Clevo). O molde sai mal feito, e o carro sai para o público com o tablier mal. A VW diz que eu fiz mal o molde e tenho de corrigir, mas eu digo que a VW é que tem de resolver isso, porque deixou o carro sair assim.
________________

Voltando às gráficas, temos um problema do caraças com a hierarquia. Basicamente porque a Clevo diz que a AMD é que tem de resolver os problemas das gráficas, e por outro lado a AMD responde que a Clevo é que tem de tratar disso.
 
Acho que o problema é mais da AMD do que da Clevo.
Mas a Clevo também podia ter colocado um sistema para desligar o Enduro/Optimus, visto que isto são portáteis virados para jogos e tanto a tecnologia Enduro como o Optimus da Nvidia dão problemas (apesar de o Optimus estar bastante mais refinado e com muito menos problemas).

É engraçada a resposta da AMD a dizer que a Clevo é que tem de tratar disto. Se eu mandasse na Clevo fazia um recall dos portateis, trocava as graficas para nvidia e mandava a factura para a AMD.
 
A lógica acaba por ser um pouco confusa. Para todos os efeitos, todas as placas não funcionam bem com o Enduro, portanto será lógico afirmar que os chips não saíram da AMD a 100%. Olha eu que trabalho nos moldes, posso dar um ponto de comparação: Vamos supor que eu (AMD) faço um molde de um tablier para a Volkswagen (Clevo). O molde sai mal feito, e o carro sai para o público com o tablier mal. A VW diz que eu fiz mal o molde e tenho de corrigir, mas eu digo que a VW é que tem de resolver isso, porque deixou o carro sair assim.
________________

Voltando às gráficas, temos um problema do caraças com a hierarquia. Basicamente porque a Clevo diz que a AMD é que tem de resolver os problemas das gráficas, e por outro lado a AMD responde que a Clevo é que tem de tratar disso.

Podes crer que sim agora pego noutro exemplo para veres o quanto é complicado este assunto, vais a uma loja por exemplo ****** e compras uma máquina digital que vem num pacote feito pela ****** onde tens maquina digital(sony) + cartão de memória(Kingston), passado uns dias notas que o cartão de memória tem defeitos... a quem recorres a ****** certo ? Porque foi ela mesma que te vendeu esse pacote e é isso que eu acho da clevo, a AMD é simplesmente forneceu um produto que foi pedido por eles e a meu ver a Clevo devia ter feito todos os testes necessários antes de lançar esta máquina e preocupar se com o pormenor do Enduro etc... é como te digo é muito complicado este assunto e quem vai sofrer no meio disto tudo ainda vamos ser nós com as AMD's porque andam ambas as empresas a empurrar as "culpas" para cima uma da outra.

É complicado eu só quero ver a minha AMD a correr os meus jogos e a dar o seu máximo sem chegar a 96 graus c.
 
Última edição:
Mas o que se calhar pouca gente se lembra, é que isto já aconteceu antes, neste caso com a Nvidia. Alguém se lembra das 7000, 8000 e 9000 a fritar? A Nvidia alegou que o problema era o mau design térmico dos portáteis. O que é certo é que isto chegou ao extremo de ir a tribunal, e a Nvidia perdeu o caso.

Yoshigure acredita que neste momento o meu palpite é que nada se vai resolver disto, e vamos ficar a arder com os drivers actuais duvidosos.

Se calhar outra coisa que devias saber para o teu caso, os próprios drivers também estão a causar temperaturas elevadas. Já não é o primeiro que se queixa que tinha a 7970 com temperaturas perfeitamente normais, na casa dos 80 e tal, e dispararam para os 100 apenas com drivers diferentes.
 
Última edição:
Acho que o problema é mais da AMD do que da Clevo.
Mas a Clevo também podia ter colocado um sistema para desligar o Enduro/Optimus, visto que isto são portáteis virados para jogos e tanto a tecnologia Enduro como o Optimus da Nvidia dão problemas (apesar de o Optimus estar bastante mais refinado e com muito menos problemas).

É engraçada a resposta da AMD a dizer que a Clevo é que tem de tratar disto. Se eu mandasse na Clevo fazia um recall dos portateis, trocava as graficas para nvidia e mandava a factura para a AMD.

Eu culpo as duas uma por lançar um produto que parece quase beta e outra por não se ter preocupado com isso e não ter adaptado o seu produto para tal, bom exemplo os alienwares que desligam e ligam o Enduro, a Alienware pensou nesse problema e resolveu uma parte já a Clevo...
 
Mas o que se calhar pouca gente se lembra, é que isto já aconteceu antes, neste caso com a Nvidia. Alguém se lembra das 7000, 8000 e 9000 a fritar? A Nvidia alegou que o problema era o mau design térmico dos portáteis. O que é certo é que isto chegou ao extremo de ir a tribunal, e a Nvidia perdeu o caso.

Yoshigure acredita que neste momento o meu palpite é que nada se vai resolver disto, e vamos ficar a arder com drivers duvidosos.

Como te digo Jonny__27 é mesmo um assunto complicado e ainda vai dar muito que falar até lá espero que a minha placa por um lado continue como está mas com temperaturas mais controladas. (Espero que as novas drivers tragam a luz deste túnel).
 
Pois também sei que são das drivers uma boa parte dos problemas por isso faço figas para que algo se resolva... senão só vejo uma solução alteração de hardware... ainda por cima estava a ficar contente com o trabalho da AMD e já sonhava em comprar quando saísse a AMD HD7990m :P enfim talvez a AMD HD 7990m saia melhor que esta em termos de drivers e temperaturas.... x)
 
É engraçada a resposta da AMD a dizer que a Clevo é que tem de tratar disto. Se eu mandasse na Clevo fazia um recall dos portateis, trocava as graficas para nvidia e mandava a factura para a AMD.

Está a partir dos clientes, mas é o que está a acontecer. Se fores agora ao Notebookreview, esboças um sorriso com o número de tópicos com o tema "troquei a 7970m pela 680m".
 
Mais achas para a fogueira. E desta eu não sabia. O problema do Enduro não está limitado às 7970m.

As 7750/7850M dos HP Envy, e a 7730M dos Dell XPS têem exactamente o mesmo problema de fraca utilização da gráfica.
 
No futuro os drivers irão resolver em parte o problema que existe mas não na sua totalidade porque a mim parece não ser só drivers mas tambem hardware e da maneira como o Enduro funciona, eu como tinha dito na outra thread ate ver não tenho problemas nos jogos mas embora tambem nunca tenho uma utilizaçao de 100% na gráfica. Eu cá continuo satisfeito com a performance do meu clevo.
Se nao haver suporte da clevo para o Windows 8 irão ter na mesma suporte por parte da AMD se não é motivo de graves problemas.
 
Mais achas para a fogueira. E desta eu não sabia. O problema do Enduro não está limitado às 7970m.

As 7750/7850M dos HP Envy, e a 7730M dos Dell XPS têem exactamente o mesmo problema de fraca utilização da gráfica.
Sendo um problema de drivers já era de prever que o mesmo poderia acontecer em todas as gráficas que utilizem Enduro.
Espero que a AMD consiga dar a volta à situação nos drivers senão isto ainda vai dar muito que falar e os consumidores é que sairam lesionados desta situação...

Epá erros acontecem, mas ao menos que a AMD tenha tomates para lidar com a situação e aceitar a culpa tal como a Intel teve com a barraca dos chipsets B2 para o SandyBridge.
 
No futuro os drivers irão resolver em parte o problema que existe mas não na sua totalidade porque a mim parece não ser só drivers mas tambem hardware e da maneira como o Enduro funciona, eu como tinha dito na outra thread ate ver não tenho problemas nos jogos mas embora tambem nunca tenho uma utilizaçao de 100% na gráfica. Eu cá continuo satisfeito com a performance do meu clevo.
Se nao haver suporte da clevo para o Windows 8 irão ter na mesma suporte por parte da AMD se não é motivo de graves problemas.

Como eu não tenho problemas, mas ao contrário de ti consigo ter entre de 70 a 98% de utilização da minha gráfica nos jogos mais pesados como bf3, MW3 não tanto mas também julgo que o jogo não precisa dos 2GB nem do máximo da gráfica já que anda nos 90 fps uma boa parte do tempo.
 
Sendo um problema de drivers já era de prever que o mesmo poderia acontecer em todas as gráficas que utilizem Enduro.
Espero que a AMD consiga dar a volta à situação nos drivers senão isto ainda vai dar muito que falar e os consumidores é que sairam lesionados desta situação...

Epá erros acontecem, mas ao menos que a AMD tenha tomates para lidar com a situação e aceitar a culpa tal como a Intel teve com a barraca dos chipsets B2 para o SandyBridge.

O problema é esse eles não querem aceitar por questões de marketing etc... vamos lá ver se mexem alguma coisa nestas gráficas eu acredito que por um lado mexam já que a AMD HD 7970 DESKTOP está á porta é bom que lancem uma driver a altura certo ? Senão adeus AMD olá Nvidia... este ano também é só aquisições um engenheiro que trabalhava na AMD foi para a Nvidia e um da Intel na parte dos processadores veio para a AMD enfim x) quero ver as inovações.
 
O problema é esse eles não querem aceitar por questões de marketing etc... vamos lá ver se mexem alguma coisa nestas gráficas eu acredito que por um lado mexam já que a AMD HD 7970 DESKTOP está á porta é bom que lancem uma driver a altura certo ? Senão adeus AMD olá Nvidia... este ano também é só aquisições um engenheiro que trabalhava na AMD foi para a Nvidia e um da Intel na parte dos processadores veio para a AMD enfim x) quero ver as inovações.
Pois mas se calhar perde tanto ou mais em não assumir porque os fabricantes poderão evitar usar AMD nos futuros produtos, porque se a AMD não assumir quem está à pega com os clientes são os fabricantes...
Penso que isso aconteceu quando a nvidia andou a arrastar o problema da geração 8000 (e seus rebrands 9000)...de repente começaram-se a ver imensos portáteis com gráficas AMD/ATI ;)
 
Como eu não tenho problemas, mas ao contrário de ti consigo ter entre de 70 a 98% de utilização da minha gráfica nos jogos mais pesados como bf3, MW3 não tanto mas também julgo que o jogo não precisa dos 2GB nem do máximo da gráfica já que anda nos 90 fps uma boa parte do tempo.

Estou igual a ti tenho por exemplo no D3, SC2 e WoW tenho uma utilização bem acima dos 90% :)
 
Back
Topo