Problemas da AMD HD 7970m nos Portáteis da Clevo

Boas,
Mal tive o portatil pensei logo em maneiras de optimizar as temperaturas e esse "fix" da fita de aluminio, pasta térmica Arctic Silver 5, apertar melhor os parafusos, meter "RAM coolers" e perfurar a tampa de forma a melhorar a entrada de ar do meu Notepal U2 c/ 5 fans, permitiu-me o seguinte:
...

Isto até me parece muito boa ideia...

7970M_1.jpg


Que "RAM coolers" são esses?
Quanto deste por isso?
 
Estive à procura e encontrei numa loja de informatica aqui perto da minha casa. Tem à venda um pack de 8 por 7,95€. Vou ver se passo lá amanhã depois do trabalho.
Eles cabem à certa? Ou ainda fica com alguma folga relativamente à tampa? Na foto não consigo perceber...

EDIT

Estive a correr o Kombuster durante 10minutos em modo GPU burn-in modo DX11.

O resultado foi este:



No final dos 10 minutos estava a 78º. Já estava assim mais ou menos desde o minutos 6/7.
Amanhã vou tentar colocar os coolers e fazer o mod da "fita cola" e coloco novo teste.
 
Última edição:
Estive à procura e encontrei numa loja de informatica aqui perto da minha casa. Tem à venda um pack de 8 por 7,95€. Vou ver se passo lá amanhã depois do trabalho.
Eles cabem à certa? Ou ainda fica com alguma folga relativamente à tampa? Na foto não consigo perceber...

Fica com bastante folga, não te preocupes que não tocam em nada, somente no dissipador que é o que verdadeiramente interessa :P


Cumps.
 
Fica com bastante folga, não te preocupes que não tocam em nada, somente no dissipador que é o que verdadeiramente interessa :P


Cumps.

Okiz porreiro! :p
Como não vi os parafusos colocados, na foto onde tem a tampa posta, ainda pensei que ficassem a tocar e a "forçar" a tampa. Sendo assim vou "copiar" os teus mods... :P
Depois posto resultados.
 
Estive à procura e encontrei numa loja de informatica aqui perto da minha casa. Tem à venda um pack de 8 por 7,95€. Vou ver se passo lá amanhã depois do trabalho.
Eles cabem à certa? Ou ainda fica com alguma folga relativamente à tampa? Na foto não consigo perceber...

EDIT

Estive a correr o Kombuster durante 10minutos em modo GPU burn-in modo DX11.

O resultado foi este:



No final dos 10 minutos estava a 78º. Já estava assim mais ou menos desde o minutos 6/7.
Amanhã vou tentar colocar os coolers e fazer o mod da "fita cola" e coloco novo teste.


Boas,
Aproveitando a tua dica, fiz exactamente o mesmo teste com as mesmas settings:

Temperatura Ambiente: 29,8ºC



Nota: Chegou aos 70ºC no minuto 9...

Portanto tendo em conta a minha temperatura ambiente, acho que valeu a pena as minhas tweaks :)

Cumps
 
patCruz o que fizeste para obteres temperaturas assim "tao baixas"?

Tão baixas? Pensei que isso fosse alto...
Nada de mais apenas solução à chico esperto loool



Tenho duas daquelas cenas de cozinha de fechar os sacos de batatas fritas e cenas assim... xD
Mas com duas tampas de garrafa d'água/iogurte/etc... também deve "ajudar". Agora se as temperaturas que dizes "tão baixas" são derivadas a isso não sei. Amanhã faço mais um teste com ele completamente pousado.
 
a minha chega aos 95 graus logo no inicio do teste quanto mais 8 minutos lol e tambem tenho essa soluçao do chico esperto lol

95º realmente já me parece muito! :confused:
A unica coisa que me ocorre será problemas na massa térmica, ou de fraca qualidade ou mal colocada. E estar mal colocada talvez seja a hipótese mais correcta.
 
a minha chega aos 95 graus logo no inicio do teste quanto mais 8 minutos lol e tambem tenho essa soluçao do chico esperto lol

95º realmente já me parece muito! :confused:
A unica coisa que me ocorre será problemas na massa térmica, ou de fraca qualidade ou mal colocada. E estar mal colocada talvez seja a hipótese mais correcta.

95ºc?! A minha nunca chegou a isso nem com OC :S Meteste as mesmas settings que o patCRUZ meteu no teste que (tem 1600x900 e MSAA x8)? Caso não testa novamente, de qualquer maneira com o teste default nunca deverias chegar a essa temperatura, antes de eu fazer as minhas tweaks cheguei aos 91ºC durante mais de 15mins, depois das tweaks nao passo dos 85ºC... Pode ser realmente necessário um repaste ou apertar melhor o disspador.

Cumps.
 
Óptimas noticias pessoal para quem tem problema de aquecimento aquele fix de apertar melhor os parafusos que ficam no gpu e a aplicação de uma anilha num deles melhora bastante o arrefecimento, diferença + - entre 95ºc a 97ºc antes a 85ºc - 86ºc depois (conseguem fixar nesse valor). Fiquei contente por ver o teste resultar =) agora só falta mais dois testes e aplicações, o problema da fan que está a disparar uma % do ar para fora do cooler (para dentro da board do portátil) do qual vou aplicar a tal fita para o fluxo do ar ir para o sitio correto e um dos mais importantes passos o repaste da pasta térmica =) .

Já estou mais contente em relação ao meu problema já começo a ficar mais descansado 96ºc é imenso, agora só falta a nova driver resolver o problema do Enduro e fica tudo ok =)
 
Cool :D

Eu com temp ambiente de 29C chego ao maximo de 85C mas ele depois estabiliza nos 82/83.

Depois da feedback do repaste e do foil :)

Interessante saber que mesmo estando com temps de 90+ a grafica nao faz downclock..
 
Última edição:
95ºc?! A minha nunca chegou a isso nem com OC :S Meteste as mesmas settings que o patCRUZ meteu no teste que (tem 1600x900 e MSAA x8)? Caso não testa novamente, de qualquer maneira com o teste default nunca deverias chegar a essa temperatura, antes de eu fazer as minhas tweaks cheguei aos 91ºC durante mais de 15mins, depois das tweaks nao passo dos 85ºC... Pode ser realmente necessário um repaste ou apertar melhor o disspador.

Cumps.

agpra é que eu reparei, estas a usar esses dissipadores na parte do cpu, na grafica nao puseste nada de dissispadores porque?
 
agpra é que eu reparei, estas a usar esses dissipadores na parte do cpu, na grafica nao puseste nada de dissispadores porque?

Eu só meti na gráfica (GPU).

So uma questao. Tiveram que retirar o selo da garantia para fazer estes tweaks?

O meu não tinha selo, mas se o teu tem selo acho isso estupido pois é necessário regularmente abrir para limpar as ventoinhas, com ar comprimido.

Cumps.
 
Eu só meti na gráfica (GPU).



O meu não tinha selo, mas se o teu tem selo acho isso estupido pois é necessário regularmente abrir para limpar as ventoinhas, com ar comprimido.

Cumps.

entao a grafica nao é a do lado direito? onde tem uma especie autocolante branco? tu tens os dissipadores azuis do lado esquerdo segundo as imagens

EDIT: esquece eu estava a fazer confusao, a especie de autocolante que la estava tiraste? isso nao pode causar problemas com garantia ou assim?
 
Última edição:
O meu não tinha selo, mas se o teu tem selo acho isso estupido pois é necessário regularmente abrir para limpar as ventoinhas, com ar comprimido.

Pois, mas o meu tem um selo em cima do parafuso da tampa que me viola a garantia. Se eu quiser aventurar-me fico sem garantia.

Ja agora, ha uma coisa que nao estou a entender. Falam ai de apertar os parafusos e meter uma anilha num deles. Para que e que e a anilha?
 
Back
Topo