Problemas da gráfica ou vírus?

Tonux

Power Member
Olá

Tenho um sistema já 'velhinho' com uma placa Nvidia Gforce4 MX 440. De há um tempo para cá, o ecrã põe-se preto frequentemente, sem explicação. Muitas vezes recupera, mas deixando vestígios, isto é, a imagem apresenta riscos e só reinicializando a aplicação é que eles desaparecem. Outras vezes não recupera, parecendo que o computador entra em hibernação, mas pior, pois nem rato nem teclado obedecem. Tenho que ir ao botão do reset :mad:. Isto está a tornar-se mais frequente. Tenho o XP e gostaria que me dessem ajuda.

Obrigado.

Edit: Já corri 2 antivírus e diz que não está infectado ( Norton e AVG8)
 
Última edição:
visto que ja fizeste 2 scans e um deles com um excelente antivirus e nao detectou nada entao deve ser problema da grafica.
Ou entao é conflito entre hardwares se realmente o teclado e rato ficam "marados" algum hardware ta mal...instalas-te algum hardware recentemente?
 
visto que ja fizeste 2 scans e um deles com um excelente antivirus e nao detectou nada entao deve ser problema da grafica.
Ou entao é conflito entre hardwares se realmente o teclado e rato ficam "marados" algum hardware ta mal...instalas-te algum hardware recentemente?

Não instalei nenhum hardware. Mas reparo que isto sucede mais quando mexo com o rato em menus persiana, etc. Algum conflito de software? A título de curiosidade, em linux isto não sucede:confused:
 
Já agora, li na Exame Informática que uma parte dos problemas dos utilizadores com computadores relativamente antigos é o Pó e o cotão dentro da caixa do computador.
Se tivesses feito overclocking abusivo à gráfica, esse problema até seria provável, mas visto que não fizeste e visto que o problema apareceu assim dum dia para o outro, verifica se não será acumulação de Pó dentro da caixa...
Mas em princípio será da Gráfica, talvez teja a dar o berro...

Cumps
 
Os drivers que tenho são os mais recentes. Agora, se for algum problema de hardware e no caso de ter que comprar uma nova placa gráfica AGP que tem que ser forçosamante 8X, posso instalá-la no slot que permite até 4X? Obrigado.
 
Não pode ser (totalmente) da gráfica, pois esta por muito que avarie não faz com que o rato e teclado deixem de responder. Se calhar com uma boa limpeza e formatação isso vai ao sitio, não?
 
Bem, parece que resolveu... Mudei a resolução de cor de 32 bit para 16 bit e, aparentemente, até agora, está tudo bem. Nada de faltas de sinal de vídeo extemporâneas e frequentes.
Vamos a ver se se mantém.

Edit: também lhe tirei a aceleração 3D. Vou experimentar repor a aceleração para ver o que sucede. Já digo... Bem, parece que o problema é mesmo a resolução de cor. Há cada uma!!
 
Última edição:
Olá

Obrigado pelas vossas dicas. Ainda antes de formatar e limpar, tenho usado o linux, mesmo com efeitos compiz 3D, e funciona às mil maravilhas. Não entendo porquê8|. Aliás, com o linux nunca me deu problemas e, por vezes, estou muitas horas em linux. Mistério...
 
Problema resolvido. Placa velha, fora! Como já escrevi noutro tópico, adquiri uma GeForce 7600 GS AGP e até agora tudo sem problemas (ou quase). O linux Mandriva reconheceu a placa automaticamente, aquando do arranque. Nos windows 2000 e XP tive que instalar os drivers que vinham no CD. Agora o problema é mesmo o Windows Me. Não há drivers para este SO. Quando tento arrancar no Me, o computador desliga-se. (mas para que diabo quero o Me?!)

Obrigado pela ajuda.
 
Back
Topo