Problemas de 2.4GHz, compra de novo router

]cool[

Portugal@Home Member
Boas,

o título não diz muito sobre o problema que tenho tido, mas irei explicar o que tenho verificado.

Na sala tenho o meu router principal, um generoso TP-Link AC1200, daqui liga por cabo a um outro AC1200 no lado oposto da casa (irrelevante ao problema, apenas para informar).
O problema está no router da sala. Até há uns tempos, funcionava sem problema, entretanto comecei a colocar uns dispositivos de domótica em casa a ocupar a rede 2.4GHz, interruptores wi-fi, luz e persianas, câmaras, ainda tenho a PS4 (as primeiras versões apenas tinham 2.4), tinha o Nest Hub (que entretanto troquei para 5 GHz) e ainda os telemóveis quando se ligam. O que começou a acontecer, apesar dos dispositivos em si não precisarem de muita rede, a verdade é que o sinal 2.4 GHz começou a ficar todo atrofiado e praticamente deixar de dar.
Tive então a fazer umas leituras e aparentemente os routers mais antigos não tinham capacidade para lidar com vários dispositivos ao mesmo tempo, mesmo que não precisem de muita largura, e isso manda abaixo a rede a que estão ligados, o que vai de encontro ao que me está a acontecer.

A minha primeira questão é precisamente aqui, isto é mesmo uma situação real ou terei outro problema?

Apartir daqui comecei a ver routers que não tivessem este problema, e aparentemente a função OFDMA serve precisamente para evitar o que me está a acontecer (corrijam-se se estiver errado).
Neste sentido, vi dois routers que já me parece ser uma solução e ficar com router para o futuro, o TP-Link AX6000 e o Asus AX88U. Alguém têm experiência com qualquer um destes dois? Qual as vantagens e desvantagens entre um e outro? (e admito que tenho uma queda por TP-Link, tudo em minha casa, de redes, é TP-Link)

E já agora, aproveito para perguntar, no caso de troca de router, se der os mesmos nomes e passwords às redes wi-fi, os dispositivos irão ligar-se?

Obrigado.

Fikem bem!
 
eu tive um cliente com a casa cheia de equipamentos de domotica, a mulher dele ja estava a preparar para
retirar tudo pois nada funcionava pois a rede wifi nao aguentava e a solução foi a solução dos Decos da Tp-Link
( as 3 bolachas como eu lhes chamo ).

A casa dele era grande mesmo e acabou por levar 6 bolachas ( 2 kits ) e apesar de nunca ter dado feedback, nao
reclamou da solução ( portanto funciona )
 
Não sou grande expert, mas tendo ja tudo TP-Link em casa, mantinha-me com TP-Link.

O TP-Link está esgotado em todo o lado. Acabei por encomendar o Asus AX88U, entregam-me para a semana. A estimativa do TP-Link, no melhor dos casos, era para Julho (ou seja, lá para Agosto...) .

eu tive um cliente com a casa cheia de equipamentos de domotica, a mulher dele ja estava a preparar para
retirar tudo pois nada funcionava pois a rede wifi nao aguentava e a solução foi a solução dos Decos da Tp-Link
( as 3 bolachas como eu lhes chamo ).

A casa dele era grande mesmo e acabou por levar 6 bolachas ( 2 kits ) e apesar de nunca ter dado feedback, nao
reclamou da solução ( portanto funciona )

Não queria fazer mesh, pelo menos a nível de câmaras, prefiro ligar a uma rede certa.

Com alguns tweaks, consegui manter uma ligação mais certa, mesmo que o 2.4 GHz esteja mesmo no limite. Quando o Asus chegar, já irei passar grande parte dos dispositivos para lá.

Fikem bem!
 
Back
Topo