Mac Problemas de Bluetooth com dispositivos M1

migueltomas

Power Member
Boa Noite,

Desde que o novo processador M1 da Apple saiu, tem se verificado algumas queixas em ligações Bluetooth e não só com o mesmo.

A minha principal queixa, tem se verificado com um lag na utilização do rato. Ou seja, o cursor não acompanha naturalmente o movimento que faço com o rato, ficando por breves momentos parado.

Contextualizando o ambiente onde trabalho:
- MacBook Pro 13' M1
- WIFI ligado a uma rede 5GHz
- HUB USC-C com as seguintes portas ocupadas:
- HDMI para o HUB HDMI onde depois sai para o LG25UM65-P (Ultrawide)
- Logitech BRIO 4K (USB-A 3.0)
- Rode NT-USB Mini (USB-A 3.0)
- Logitech Unifying Receiver (USB-A 2.0)
- Carregador MacBook (USB-C)
- Disco Rigido HDD (USB-A 3.0, tenho de desligar algumas das acima para o conectar)
- Logitech Mx Master 3 (conectado via Unifying Receiver)
- iPhone 11 Pro Max com Bluetooth e WIFI (5.0GHz) ligados e ao pé do MacBook

Testes efetuados:
- Já testei 3 Logitech Unifying Receiver diferentes
- Rato da Microsoft Wireless Mobile 1850 com pen USB

UPDATE:
- Utilizar o Mx Master 3 por Bluetooth (melhorou imenso mas continuo a ter lag #3)
- AirPods via Bluetooth com um falha de áudio (#3)

Todos os testes apresentam o mesmo resultado: utilização do rato com lag após alguns minutos.

Vou efetuar mais alguns testes, dando feedback na thread e colocando os resultados neste post inicial.
 
Última edição:
@rjSampaio tenho estado a testar desde manhã. Até agora, continua a ter lag mas nada como se estivesse a usar o dongle. Diria que em 1h tive 1 ou 2 vezes, se fosse com o dongle tinha tido mais de 10 vezes.

Ontem testei os AirPods e em um vídeo de 30 minutos, a meio, tive 2 segundos sem áudio. A conexão tinha caído e voltou automaticamente.
 
Para manter-mos tudo no mesmo tópico.
Report com um Mac mini com M1.
Tm com o Logitech MX Master 3.
No primeiro dia desemparelhou do nada e não consegui voltar a que funciona-se. Voltou a funcionar depois de reiniciar o Mac mini. Parece que é a melhor solução para problemas com o M1 por estes dias.

Mas estranhamente também já tive dois problemas com o scroll resolvidos de maneira diferente. Uma das vezes o scroll deixou de funcionar de todo apesar deu o click esquerdo e direito continuar a funcionar. Resolvi desligando e voltando a ligar o rato.
Noutro momento depois de alterar para funcionar com outro dispositivo, quando voltei para o Mac mini o scroll ficou demasiado brusco. No dia seguinte estava normal.

Não tenho mais dispositivos BT a funcionar.
 
Voltei a tentar utilizar o Receiver que veio com o rato mas o resultado é ainda pior. Aliás, fica impossível de utilizar e deve-se provavelmente por causa de algumas interferências. A pen USB está atrás do monitor da LG. Ou seja, se o rato estiver perto do monitor como podem ver na direita, a conexão é efetuada. Se estiver mais longe do monitor, perto do MacBook, a conexão é perdida. Inclusive, se estiver a utilizar o rato perto do monitor (imagem da direita) e me afastar muito do mesmo, a conexão começa com imenso lag, tornando-se assim impossível de utilizar.
Logitech-Mx-Master-3.png


Entretanto, actualizei o firmware do Mx Master e também o Logitech Options. O problema usando o receiver mantém-se.
A única maneira de contornar é colocar o receiver perto do local onde utilizamos o Mx Master 3.
 
Sempre tive problemas quando tentei ligar o dongle a um monitor. Diria que a única forma de testares se funciona bem com o dongle é ligando diretamente ao Mac. Eu tenho um destes https://tropicalprice.com/product/B01COOQIKU para não interferir com a porta ao lado.

Eu por BT no Mac mini tenho apenas tido pontualmente algumas paragens de um segundo. Mas tem sempre funcionado.
 
Sempre tive problemas quando tentei ligar o dongle a um monitor. Diria que a única forma de testares se funciona bem com o dongle é ligando diretamente ao Mac. Eu tenho um destes https://tropicalprice.com/product/B01COOQIKU para não interferir com a porta ao lado.

Eu por BT no Mac mini tenho apenas tido pontualmente algumas paragens de um segundo. Mas tem sempre funcionado.
Por acaso tinha pensado nessa solução. Próxima compra que fizer pela Amazon, vou ter isto em conta.

Até lá, vou utilizando via BT como tu e tendo essas paragens.
 
+1 com problemas de lag no meu MacBook Pro M1. Acontece com o MX Master 2s e também com o Magic Keyboard da Apple. Tenho estado com versões beta do Big Sur na esperança que resolvam o problema, mas nem com o update de ontem ficou resolvido - versão 11.1 (20C69)
 
Hoje voltei a ter problemas com o MX Master 3 desemparelhar com o Mac mini. A única ideia que me ocorre é, apesar de o sistema não estar lento estar sem RAM. Está a usar mais de 10GB de swap (tenho 16GB). No MacBook Pro por esta altura o sistema estava lento mas o BT funcionava normalmente. Não tendo o trackpad do portátil este problema é muito chato.
Pode não ser esta a causa de todo mas é o meu palpite.
 
Eu ontem tive alguma inconsistência na utilização dos Sony WH1000XM3 com o MacBook, estiveram sempre conectados mas às vezes tinha um cut de 1/2 segundos na musica. Poderá ser também do bluetooth.
 
Não sei responder. São problemas que sinto que se resolviam com um reiniciar de 3 em 3 dias mas não me dá muito jeito estar a reiniciar o Mac.
 
Back
Topo