Problemas de filtragens em placas baseadas no NV40

Crusher

Power Member
"Para breve irá sair uma review de uma GeForce 6800 Ultra aqui na OC-Zone. No entanto acerca desta review, quis adiantar algo de muito estranho relacionado com os filtros da 6800Ultra que notei durante a realização da review. Notêm que eu notei também este problema numa GeForce 6800GT.

Eu pessoalmente navego muito o forum do Beyond3D, e recentemente notei alguém a chamar a atenção para o mesmo problema daí a razão de já disponibilizar este vídeo. Se notarem existe um comportamento estranho nas texturas na 6800Ultra, algo que eu não noto numa Radeon 9700Pro ou numa FX5700. Para alem do Painkiller, o UT2003 é outro jogo que apresenta este problema.

Tenham em conta que mesmo com as optimizações desactivadas, obtenho o mesmo problema. E como se pergunta algures naquele tópico do Beyond3D, porque razão e com tantos sites por aí, ninguém dá atenção a estes problemas?"

O tópico em questão é este:

http://www.beyond3d.com/forum/viewtopic.php?t=16196

O vídeo é este:

http://www.oc-zone.com/files/pain.avi

Nem sei se posso postar isto, mas achei que por uma questão de informar decidi colocar isto aqui.
 
Isto só acontece com o AF ligado, ou sempre? Falha na nova implementação do AF nas 6XXX?

Sinceramente tanto pelo video do PainKiller como do UT é um bocado dificil de perceber o que está a acontecer, sem ter o mesmo video com outra placa.
Especialmente o do PK, o que é que está errado? as linhas no chão?
Agora algo de errado se passa nestas duas pics que estão naquela thread:

http://img21.exs.cx/img21/790/6800.png
http://img21.exs.cx/img21/7308/9800.png

LOD? Bug no AA ou no AF? Alguem já sabe o que se passa?

Quanto à pergunta pq é que as reviews não viram isso......estas pics são da review da FS e eles não deram por nada. Estranho......

EDIT: Lembrei-me de um artigo +/- antigo com um problema da X800 no Doom3.

http://techreport.com/etc/2004q3/ati-doom3/index.x?pg=1

Acontecia isto:
http://techreport.com/etc/2004q3/ati-doom3/x800-cat49-default.jpg

The problem with image quality, they said, is due to a known bug in the Catalyst 4.8 and early 4.9 beta drivers. Unlike most games, they claimed, DOOM 3 doesn't turn on anisotropic texture filtering globally. Instead, it sets filtering on a per-texture basis, requesting filtering only on those textures that require it. Other textures in the game store important data that the game uses to render scenes, but don't show up on screen.

Será um bug do mesmo genero?
 
Última edição:
Nemesis11 disse:
Isto só acontece com o AF ligado, ou sempre? Falha na nova implementação do AF nas 6XXX?

Sinceramente tanto pelo video do PainKiller como do UT é um bocado dificil de perceber o que está a acontecer, sem ter o mesmo video com outra placa.
Especialmente o do PK, o que é que está errado? as linhas no chão?
Agora algo de errado se passa nestas duas pics que estão naquela thread:

http://img21.exs.cx/img21/790/6800.png
http://img21.exs.cx/img21/7308/9800.png

LOD? Bug no AA ou no AF? Alguem já sabe o que se passa?

Quanto à pergunta pq é que as reviews não viram isso......estas pics são da review da FS e eles não deram por nada. Estranho......

EDIT: Lembrei-me de um artigo +/- antigo com um problema da X800 no Doom3.

http://techreport.com/etc/2004q3/ati-doom3/index.x?pg=1

Acontecia isto:
http://techreport.com/etc/2004q3/ati-doom3/x800-cat49-default.jpg



Será um bug do mesmo genero?

Isso da ATI e do Doom3 nada têm a ver.

Eu notei isso com o AF ligado... especialmente no PK quado tu te moves nota-se um estranho comportamento nas texturas... se tu olhares perto da mira da arma. Eu posso fazer um vídeo com a minha 9700Pro para comparar melhor, mas isso só logo.

O UT2003, o NV40 mostra o mesmo comportamento que notei no Painkiller que as outras placas não mostraram. Mais uma vez posso fazer um vídeo na minha placa.

Cheira-me a drivers novos daqui a pouco tempo.

Mesmo com 66.31 beta notei o mesmo problema, mas eu acho que é algo se pode resolver por drivers.

O que acho estranho é ninguém dar atenção a isto, principalmente naqueles jogos que referi porque aqueles artefactos distraem imenso.
 
Eu tenho lido alguns tópicos no NVnews,Rage3D, etc... e apanhei estas frases...

think the only game I've noticed this with is Quake 2. My 9500 Pro was flawless running it with 4xAA and 8xAF. My 6800GT with 4xAA and 16xAF shimmers a bit in the distance occasionally (AF issue) and sometimes it looks like the AA is hardly working at all (depends on the angle of the edge).

no problems with battlefied 1942? i find it shimmers like crazy in ther berlin map.

1280x1024 4xaa, 16xaf, high quality, optimizations off. ground shimmers.

Just to add a little fuel to the fire, I'm reviewing a Gainward vanilla 6800 right now and I'm getting way too much texture aliasing in Painkiller with 8x AF and all optimizations disabled. It's really noticeable enough to detract from enjoying the game.

...

Agora nem tenho tempo, mas ontem a noite li alguns tópicos e li mais coisas parecidas com isto que notei quando fazia os benchs na 6800 Ultra.

Eu já perdi muito tempo com isto, mas sinceramente espero que este problema seja resolvido porque isto é inaceitável.

Há quem fale de algum problema também com o AA, mas para ser sincero não notei nada... pelo que notei, a qualidade do AA no NV40 é de longe bem melhor do que no NV3x.
 
No video do pk noto que existe algo de errado , no chao pela zona da mira , nao sei qual a causa AA ou AF , mas levo mais para o AF e problemas com os mipmaps, aquela zona da mira talvez seja o limite entre 2 mipmaps , que o AF da 6800 nao processa correctamente !

Pelo esforço que a Nvidia tem feito em melhorar a IQ , penso e' uma questao de tempo ate o problema ser resolvido!
 
yah isto ate pode parecer algo de estupido mas n terá algo a haver com o SLI??? ... ppl façam as contas ... estas meninas estão preparadas para trabalhar com SLI, yah mas aki vcs respondem "bah isso é so no pci-e"... pois mas fazendo bem as contas n existe um gpu para pci-e e outro para agp são os 2 os mesmo, apenas com ligações diferentes ... "e aonde é k keres chegar com essa basófia toda..." pois bem o SLI processa metade da imagem a parte de cima para um e a parte de baixo para outra... se existir algum bug a nivel do SLI o que é que iria ocorrer ... este tipo de bugs! ... em vez de procurarem bugs no AA e no AF se calhar esse bug existe por causa do SLI ... o que acham?
 
Do SLI????
OS Gpu da nVidia têm o SLI desde a geforce3 (ou mesmo geforce 2)....

. What many don't realize is that the technology for this has actually been in NVIDIA GPUs for quite some time. It was in NV30, NV35, NV38 and obviously in the NV4x line of GPUs as well. I can't remember if it was in the NV2x line as well though; there's not much required on the silicon level. The idea of prolonging the life of your graphics setup is quite attractive to me, but it'll be quite a feat to pull it off as it requires much more than just the interface itself.

June 29, 2004
http://www.anandtech.com/weblog/default.aspx

@Crusher
Eu notei isso com o AF ligado... especialmente no PK quado tu te moves nota-se um estranho comportamento nas texturas...

Não será bug da nova implementação do AF nas 6XXX?
Estranho ninguem ter notado, especialmente se acontece em varios jogos (todos?).
 
Raptor disse:
Pelo video que disponibilizaste, não vejo nada de errado! :confused:


n vês nada?? akela textura do chao ta a piscar mais do ke uma strobe na disco....nota-se perfeitamente a partir de ond começa o filtering da textura do chao..
 
Punkas disse:
n vês nada?? akela textura do chao ta a piscar mais do ke uma strobe na disco....nota-se perfeitamente a partir de ond começa o filtering da textura do chao..

Chão a piscar???

Aonde é que voçês vêem isso???
 
realmente, as pics que vi... não achei nada de especial. Alias, a do avião parece ter o msm prob que a x800 no doom3, a partir de certa profundidade nota-se a escadinha, mas isso não é normal? pelo menos na minha 9800pro tb vejo isso em certas situações, claro que com o AA e 1280x1024 ja na se nota mas aí arrasta-se :P
 
NAs imagens como naquela do avião nota-se bem, agora no video do painkiller que o crusher disponibilizou, já vi o video frame a frame, acelerei e desacelerei o video, e não noto nada de anormal.
 
Estão a querer dizer o quê, que com a distância, mais ou menos na zona aonde está o centro do alvo, as texturas do chão começam a ficar com menor detalhe, é isso?

Agora dizerem que pisca...


Voçês andam é com pirilampos nos olhos!!!
 
"Não será bug da nova implementação do AF nas 6XXX?
Estranho ninguem ter notado, especialmente se acontece em varios jogos (todos?).
"

...

Eu só notei naqueles que disse... foi o que usei para benchmark. Já naqueles quotes que botei há quem diga que teve o mesmo problema no Battlefield 1942 e Quake2. Mas isso agora nem posso verificar já que não tenho nenhum NV40 por aqui. Esses problemas que notei foi unicamente no NV40, mesmo desactivando todas as optimizações, e mesmo com os últimos drivers continuo a notar o mesmo problema.

Nem sei se será bug ou não, mas foi algo que achei estranho mal comecei a benchar no Painkiller, já que uso o FRAPS jogando o jogo.

É engraçado que tenho lido mais alguns tópicos por aí sobre o mesmo assunto e algumas pessoas estão a queixar-se também do AA da 6800... mas não foi algo que me chamou muito a atenção pelo que não posso verificar isso agora. Para ser sincero apesar do NV40 ser melhor do que o NV3x neste aspecto, o AA da Radeon pareceu-me a continuar a ser o melhor, para alem de se poder usar o Temporal Anti-aliasing.

Quanto aos vídeos na 9700Pro era para ser hoje... mas fica para amanhã. Hoje ando cansado... work, work, work!
 
mto sinceramente tu e k deves de andar com pirilampos e a ver mta mal ... vê-se mto bem as linhas no chão a ficarem todas maradas ... tens de usar oculos de "quem quer ver"... n é oculos da marca Biased!... nem parece teu!

hum talvez isto seja uma reviravolta na guerra das placas ...
 
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