1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problemas de hardware - Fonte de alimentação?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por kitalamano, 12 de Setembro de 2012. (Respostas: 22; Visualizações: 1400)

1. Olá a todos.

tenho uma máquina relativamente recente que estava a tentar melhorar para desempenho em jogos (principalmente World of Warcraft).

A máquina tem as seguintes caracteristicas:

CPU: Intel i5 760
    RAM: 8 GB
    Fonte: NOX Urano II
    Grafica: Sapphire AMD Radeon 7850 2G
    SO: Windows 7 Ultimate x64

Anteriormente tinha uma grafica Asus EAH4350 Silent 1GD2, que foi substituida por esta Sapphire.

Os problemas vieram com essa alteração.

Comecei a ter freezes na maquina aleatorios, que normalmente aconteciam quando estava a jogar WoW.

Só quando a maquina freezou durante a noite (em standby), é que reparei que levava a um BSOD.

Depois de muitos testes, achei que poderia ser algum stress com o Windows e reinstalei.

Para meu espanto os problemas continuam, não na forma de freeze, mas com falhas na instalação de Updates do Windows.

Em suma, estou inclinado para grafica com problemas, mas poderá ser a fonte que não tem potencia suficiente para alimentar o sistema agora que tem a nova grafica com mais requisitos de potencia?

Há alguma forma de poder testar se será sobrecarga na fonte, ou se os canais +12V1 e +12V2 estão correctamente aproveitados?

Agradeço qualquer ajuda que me possam dar, porque senao vou reclamar a grafica só por via das duvidas.

Obrigado.

PS: desculpem o wall of text :)

2. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Como é quase evidente, o problema será da fonte.
    Não consegues arranjar uma melhorzita para testar 10min ?
    É que as Nox Urano sempre foram e sempre vão ser equiparadas a (quase) lixo. E não só por falta de potencia.

3. TypeGWeedLand

TypeGWeedLand Power Member

Fonte de alimentação com toda a certeza. Já agora diz ai a potência dela sff

Se fores para uma fonte como deve ser vai para a XFX 550W ou para a 650W

Cumps

4. Stormgiant

Staff Member

Que exagero. Uma fonte de marca com 450/500W chega e sobra. 650W era para passar de FIAT UNO para BMW M3.

5. Obrigado pelas respostas.

Efectivamente não pensei que a NOX fosse assim tão má.

No entanto a fonte em questão tem 630W de potencia (+12V1: 21A e +12V2: 22A)

Já estive a ver as XFX e julgo que a 550W Core Edition será interessante.

O que acham?

6. Stormgiant

Staff Member

Isso entre dizer que tem, e ter mesmo :) Vai uma diferença enorme. Além de que a fontes não de medem apenas pela potencia ( dai a referencia negativa ao UNO ).
    Uma XFX 550W chega e sobra.

7. Enjoy_&_Relax

Enjoy_&_Relax Power Member

Mas há alguma forma/software de confirmar se é da fonte?

Isto porquê, o meu amigo comprou na ***** a gráfica dele, AMD HD7850 2GB (stock cooler).

Para nosso espanto, chegou uma Saphire HD7850 2GB Dual-X.
    E chegou numa caixa de cartão normalíssima, não trazia a caixa da saphire. Mas trazia os plásticos à volta do cooler, se era usada ou com defeito foi bem selada a seguir.

Duvidoso.. não é?

De qualquer forma, eu tive a ajuda-lo a tentar descobrir o que se passava antes da formatação, corremos o heaven benchmark, furmark e msi kombustor algumas vezes e o pc não freezava.

É estranho freezar a jogar wow e em standby e não freezar em nenhum desses programas.

8. Stormgiant

Staff Member

Por estranho que pareça, não é estranho.
    Começa pela fonte.

9. Comprei ontem a fonte XFX Pro550W Core Edition.

Montei tudo ao sitio e reinstalei o Win7 x64.

Ate agora sem problemas a registar (nem freezes, nem crashes).

Obrigado a todos pelas dicas

10. Stormgiant

Staff Member

Boas noticias.
    A fonte que tinhas podia estar já com algum problema de estabilidade de tensão no fornecimento de energia na motherboard.

11. Legacyprew

Legacyprew Power Member

a minha tambem veio so no cartao e com peças em falta que por acaso nao me fazem falta, confere se a tua veio com todas as peças, caso falte alguma que te faça falta reclama.

12. A grafica ja esta em funcionamento e não me apercebi de nenhuma falta de acessorios.

Espero que se mantenha assim estavel.

ja estava a desesperar. :)

13. Legacyprew

Legacyprew Power Member

a minha por exemplo nao trazia bridge para cross fire, por acaso nao me faz falta, mas acredito que a venderem essas pelas a parte ainda possam fazer bom dinheiro.

Última edição pelo moderador: 16 de Setembro de 2012
  14. Enjoy_&_Relax

Enjoy_&_Relax Power Member

Boas,

O OP não vai estar disponível para passar aqui no forum, daí ser eu a adiantar o estado da situação.

Voltou a acontecer, passado 1 dia de fonte nova voltou a ter freezes enquanto joga.
    2 freezes a jogar wow, num espaço de 10mins.

A placa nem OC tem.

PS: também reparamos que a correr stress tests (MSI Kombustor e OCCT) o processador manda-se para os 90ºC. No OCCT nem conseguimos
    Mas a jogar não passa dos 75ºC.

Alguma sugestão?
    Alguma ideia como proceder para descobrirmos de vez onde está o problema?

15. Stormgiant

Staff Member

Experimentem a gráfica noutro PC.
    Vejam se as memorias estão boas, limpem o cooler do cpu e mudem a pasta térmica.

16. Amanhã vou tratar de encomendar um cooler novo, porque este é o de fabrica (muito fraco)

depois logo vejo como se comporta.

17. AGA

AGA I fold therefore I AM

Só para se ter uma noção...

P=UxI => P=12x21= 252W (é a potência dela na linha 1 dos 12 V)
    P=UxI => P=12x22= 264W (é a potência dela na linha 2 dos 12 V)

Cumps

18. Raspa

Raspa Power Member

E claro que o problema mantem-se, aqui no forúm quando há problemas com um pc com uma fonte Nox, automaticamente é da fonte.

O nivel de conhecimento aqui do forúm tem descido nos últimos tempos.

Não estou a defender que as NOX, especialmente que a gama Urano sejam grandes fontes ( OEM Super Flower ), mas uma 7850 mesmo em load tem um consumo muito baixo e estava na cara que não era da fonte.

O problema dos forúns de modo geral ( de todos os assuntos ) é quando surge um problema ou um componente ganha má fama o problema é sempre o mesmo, so porque sim.

Verifica se existe update para a bios da board, testa so com um stick de memória de cada vez e depois testa a gráfica noutro pc se o problema se mantiver manda para rma.

Cumps

Última edição: 18 de Setembro de 2012
  19. Kenshi

Kenshi Colaborador
    Staff Member

Neste caso tenho que concordar com o Raspa.
    Eventualmente as fontes nox são mázinhas, mas penso que estaria mais chapado caso o OP tivesse uma gráfica "gulosa". Assim torna-se mais dificil a resolução e saber a anomalia. Também aconselho testar a gráfica noutro PC.

20. Stormgiant

Staff Member

A minha primeira resposta foi dizer que era da fonte pelos sintomas que ele descreve, não porque sim.

E é muito diferente falar de potencia ou de qualidade de uma fonte. Uma Nox tem potencia quando nova para as 78xx mas nunca vai ter qualidade para esse segmento.
    Continuem a comprar BMW M3 com pneus do Continente baratos e depois queixem-se que tem acidentes inexplicáveis.
    Mas isto é tema para outro topico que temos no HW duvidas.

Partilhar esta Página