Problemas de Performance Drives IDE

WhiteTiger

1st Folding then Sex
Depois de receber o RMA do meu plextor e de o instalar como master no segundo canal IDE onde co-habita com um DVD 5x/32x da Creative ( eu sei...desgraça mas como é multiregião não me apetece desfazer dela tão depressa ) .
Notei que o pc ficava muito lento quando gravava cd's e fui logo verificar em que modo estava o canal IDE do Plextor ..e claro estava em Pio.
Depois de tentar tudo e mais alguma coisa la consegui por o Plextor em DMA e o DVD como sempre em Multi-Word DMA Mode 2.
Agora apesar de estar em DMA as taxas de transferencia são muito lentas quando copio por exemplo um ficheiro de 650Mb o Windows começa por assinalar que faltam 27 minutos para concluir a tarefa...demorando depois mais ou menos 15 minutos, isto com o DVD, com o Plextor é um pouco menos.
Fiz também testes a ambas as Drives com o Nero CD Speed no caso do DVD a velocidade máxima que ele atinge é ridicula ( 10x ) o cdrw atinge a velocidade normal ( 40x ) mas tem quedas abruptas de vez em quando durante o teste e o burst speed no caso do DVD tb é ridiculo...não me lembro dos valores e é muito moroso repeti-los.

O mais estranho é que ao usar o Nero as taxas de transferencia parecem ser as normais pois criar uma imagem a partir do DVD ou do CDRW demora o mesmo que antes de eu ter este problema. 8o 8o

Já experimentei os últimos VIA 4-1 ( os VIAHyperion4in1445v ) e os Via 4-1 4.43 ) não consegui melhorias.

Agora pergunto será que o gravador apesar de estar assinalado como estando em modo DMA continua em Pio ??
Como li algures acerca de um problema semelhante...já não me lembro aonde :'(

AMD XP 2000@2100
MSI KT3 Ultra Aru
512MB DDR 333Mhz
PC-DVD Creative 5x/32x
CDRW Plextor 40/12/40
Windows XP Pro SP1

Esta é a configuração do PC se acharem que necessitam de mais pormenores digam ;)
Desde já obrigado pelas ajudas ;)
 
Última edição:
um DVD 5x/32x da Creative ( eu sei...desgraça mas como é multiregião não me apetece desfazer dela tão depressa ) .

Eu também não. É uma boa drive não é?
Foi a primeira drive DVD que comprei, e ainda hoje trabalha como se estivesse nova.
 
Originally posted by blashyrkh
Eu também não. É uma boa drive não é?
Foi a primeira drive DVD que comprei, e ainda hoje trabalha como se estivesse nova.

Pelo menos ainda funciona ;)

A gravar e a criar a imagem com o Plextro usa 100% dos recursos do CPU :(
 
Algo se passa na tua máquina, WhiteTiger...

Um PIII a 1G a gravar a 8x (DigitCards não dão mais :D )gasta-me 3% do CPU...
 

Anexos

  • burn.gif
    burn.gif
    90,1 KB · Visualizações: 128
Ois
Uma dica:
Desinstala as via 4-1 a partir do device manager. isto é onde ta o nome do controlador ide/atapi, desinstala o primary e secondary channel. O windows XP vai pedir restart e qdo ele reiniciar vai reinstalar automaticamente as drivers mais recentes q instalaste(e pedira um novo restart>( >( ). depois voltas ao local novamente e metes em UDMA os cdroms e o HDD (que ja deverá estar).

Esta é a solucao ke worka comigo, qdo por motivo desconhecido os cdroms passam pra PIO e nao dá pra passar pra UDMA.

Espero ter ajudado.

Hastas
 
Claro que se passa algo kazuza senão não pedia ajuda ;)

Excelente dica Pretender eu já tinha desinstalado o VIA Bus Master IDE Controller e não resolveu mas da maneira que me indicaste os niveis de utilização do CPU baixaram para o normal.
Só a velocidade de transferencia de dados não melhorou :( porque será ??
 
Será que a drive da Creative está a pôr um travão nisso?
Se gravar cd´s tendo como fonte um CD posto na drive da Creative, a velocidade da gravação fica limitada também.
Pode ser isto...
Experimente sem a Creative ligada, e passe para o CDR um ficheiro de 400MB do disco rígido.
Talvez possa descobrir alguma coisa.
 
Originally posted by blashyrkh
Será que a drive da Creative está a pôr um travão nisso?
Se gravar cd´s tendo como fonte um CD posto na drive da Creative, a velocidade da gravação fica limitada também.
Pode ser isto...
Experimente sem a Creative ligada, e passe para o CDR um ficheiro de 400MB do disco rígido.
Talvez possa descobrir alguma coisa.

Também me está a aprecer que é a drive Creative que está a atrasar isto :(
Vou ter que comprar uma drive nova para pc e como já estou escaldado com mudanças de firmware em drives vou comprar um leitor de sala para ver os meus DVD's de região 1 :005: em vez de tentar mudar o firmware da drive :( :o
 
Problema resolvido.
Fica o Alerta e já agora partilhem também a vossa experiencia se utilizam ou já utilizaram o Divx Total Pack 1.2 >(

Pois é apareceu-me um ficheiro divx que não consegui ler e instalei este pack que me aconselharam e que a primeira vista não está a causar nenhum problema no pc de uma amigo meu.
E era este programa que fazia com que os meus leitores tivessem dificuldade na leitura e reconhecimento de cd's com ficheiros divx. Em consequência disso o Windows XP passava as Drives para o modo Pio >( >(
Depois de desinstalar esse Pack e voltar a instalar o Secondary IDE channel os meus problemas deixaram de existir uff :rolleyes: Que codec aconselha ..de preferência pack que de para ver tudo eu agora estou a usar o Ultimate XP DivX Codec - Nimo433.exe pelo menos funciona :rolleyes:
 
Depois das voltas todas que dei consegui ficar com ambas as drives dvd e cdrw impossibilitadas de correr divx, ou seja consigo ver filmes que tenho armazenados nos discos rígidos mas não consigo correr qualquer filme que esteja em cd.
Acabei por instalar o Media Player 9 e funcionou mas depois de reiniciar ficou tudo na mesma alguém sabe uma solução ?
 
Última edição:
Último desenvolvimento neste meu mónologo ...para que fique o resgisto se alguém tiver o mesmo problema.
Pois é já consegui resolver o meu problema bastou instalar outra vez o codec divx 3.11 alpha que eu entretanto tinha removido antes de instalar os outros codecs. Parece que uma vez instalado não convém desinstalar este codec. Pois desinstalei e reinstalei todos os codecs excepto este sem obter qualquer resultado só quando voltei a instalar este codec é que consegui voltar ao normal. ufff que estafa :P :-D
 
Back
Topo