1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problemas de Rato com varias Distro's

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por nimgelm, 13 de Maio de 2012. (Respostas: 13; Visualizações: 565)

1. nimgelm

nimgelm Power Member

Boas..
    Já há algum tempo que tenho só usado o Ubuntu 8.04 porque sempre que experimento versões superiores tenho problemas com o rato.
    No windows 7 e no Ubuntu 8.04 o rato funciona perfeitamente bem, mas nas outras 4 versões, todas mais recentes, que experimentei o problema foi sempre o mesmo.
    Ja testei em Ubuntu 9.10, Ubuntu 10.04, Ubuntu 11.04, Ubuntu 12.04 e Mint 12 e foi sempre o mesmo, que passo a explicar:

Quando o SO arranca, até chamar alguma aplicação, funciona tudo bem, a partir do momento que abro alguma aplicação (por acaso foi quase sempre o browser), o rato passa a operar de um dos seguintes modos:
    - deixa de reagir por completo a clicks;
    - passa a reagir aos clicks apenas OU na aplicação aberta OU no desktop e Unity.

Isto acontece tanto com o meu rato, RAT5, como com o touchpad.
    Estou certo que o problema não é de nenhum deles, mas sim de incompatibilidades do kernel com o hardware do meu portátil, ou algo semelhante, que é um Qosmio F50 (dual core 2.6GHz, 4gb RAM, gráfica Nvidia 9600MT).

Sei que há mais gente com o mesmo problema. Já tentei googlar por ele, mas como não sei definir lá muito bem a procura, ainda não fui capaz de encontrar solução.
    Epah, não quero acreditar que com a quantidade de gente com este problema ainda nao se tenha arranjado um fix qualquer.

Se algum de vocês souber de alguma coisa, agradecia imenso :)

Nota: ao fim de algum tempo, tipo 1 ou 2 minutos, e clicando com o rato aleatoriamente pelo ecrã, acaba por desbloquear, mas só por apenas 1 ou 2 minutos :(

2. s0ldier

s0ldier Power Member

Eu tinha um problema parecido no Ubuntu 11.10 no meu netbook e com os updates aquilo passava-lhe. Tens os updates em dia? Pode não ser disso mas como me resolveu a mim anteriormente pode ser que aconteça o mesmo contigo.

Cumps

3. opah experimenta Chakra linux de certeza que na vais ter problemas com o rato. ah e uma distro de KDE na sei se curtes utilizar.. mas digote teu pc voa com esta distro

4. Aparicio

Aparicio /dev/mod
    Staff Member

Têm lá calma contigo. É completamente escusado andares a recomender uma certa distro em vários tópicos quando a questão nem sequer é escolher uma distro...

5. pois um forum fantastico como este da nisto mas ok. peço desculpa

6. Aparicio

Aparicio /dev/mod
    Staff Member

Não é por mal, mas já viste o que era se toda a gente fosse recomendar a sua distro favorita em todos os tópicos que apareciam? Era insustentável.

7. yeh e verdade. mas opah na e a questão de ser favorita por acaso é. mas e uma distro funcional que acho que o pessoal portugues devia experimentar. Foi uma questão de entusiasmo. mas obrigado pela simpatia :)

8. nimgelm

nimgelm Power Member

De facto, dessas 4 distros que experimentei, so uma delas é que instalei mesmo, e nao me lembro se fiz os updates. As restantes experimentei so pelo cd..
    A questao é que nao queria tar a mandar o Hardy "a baixo" para testar isso, e depois nao funcar :X
    Mas secalhar vai ser mesmo necessário testar essa opção..

Edit:
    Já experimentei fazer instalação e fazer os updates, mas de nada serviu..
    Epah, isto é bastante irritante, eu até queria usar um SO diferente, mas nao consigo, que só tenho problemas -.-'

Última edição: 13 de Maio de 2012
  9. Dat55

Dat55 Power Member

esse problema do rato acontece-me muitas vezes com gnome. experimenta outra DE

10. Ketheriel

Ketheriel Power Member

Desliga o 'hardware cursor' ;)

11. nimgelm

nimgelm Power Member

Eu experimentei tambem o Linux Mint 12, que plo que percebi não é gnome :x

Como é que se faz isso? Soz, mas ainda sou um bocado "verde" neste mundo Unix.. Tenho umas pequenas bases devido a ter de usar ubuntu para algumas cadeiras na universidade, mas de resto...

12. Dat55

Dat55 Power Member

o linux mint 12 é gnome. sempre podes tentar o mint 12 lxde

13. nimgelm

nimgelm Power Member

Eu preferia usar gnome, mas se a cena de desligar o hardware cursor, nao resultar, entao experimentarei outra DE

14. Ketheriel

Ketheriel Power Member

Partilhar esta Página