Problemas de Temperaturas

Moriah

Power Member
Boas,
Eis o problema, tenho uma caixa Zalman Z11 Plus com as ventoinhas stock (2x 120mm, 1x 140mm, e 2x 90mm) e mais uma Scythe 900rpm 120mm no topo da caixa, tenho também uma EVGA GTX 560 ti FPB e um i7 930 @ 3.5 + Thermalright Macho.

Ora eu tenho tido a caixa aberta do lado esquerdo na última semana, e tenho visto boas temps, 32º CPU idle, 60º CPU load, 32º GPU idle e 65º GPU load. Ontem estive a fazer OC no meu i7 de 2.8 para 3.5, tudo estável, temperaturas em idle subiram para 38º, e 61º CPU load, as da gráfica mantiveram-se. Assim que vi que o sistema estava estável, fechei a caixa. Para surpresa minha, vejo as temps a subirem bastante, sendo estas: CPU 40º idle, 65º Load, GPU 45º idle, 85º Load.

Ora é um aumento de 20ºc só por ter a caixa fechada? Isto com as ventoinhas todas ligadas... Tudo bem que estes 2 dias tem feito 30ºc na rua, mas um aumento de 20º é muito estranho.
Não sei que hei-de fazer mais para baixar as temps, não gosto nada de ter o GPU a 85ºC em load (e não tem overclock).

Alguém sabe do que possa ser? Obrigado
 
Tens as ventoinhas colocadas como deve ser? lateral e frente a puxar o ar, trás e topo a tirá-lo? ou tens um emaranhado de cabos a estrangular o airflow.
 
quem me dera ter essas temps na minha grafica .... mesmo sem OC a minha 6950 está nos 44 45ºc mas também tenho a fan automatica
 
Tens as ventoinhas colocadas como deve ser? lateral e frente a puxar o ar, trás e topo a tirá-lo? ou tens um emaranhado de cabos a estrangular o airflow.

Sim, as ventoinhas estão bem colocadas. Tenho é alguns cabos (3-4) mesmo em frente à PSU que são os que não uso, estão quase por baixo da gráfica. Isso faz assim tanta diferença? Posso po-los todos na parte de tras com jeitinho...
 
Já arrumei os cabos e as temperaturas continuam iguais. Será que é por ter uma sound blaster logo abaixo da gráfica? Também a fan da frente da zalman z11 plus não manda assim grande ar lá para dentro, é bastante fraco para uma 140mm, digo eu. Será que vale a pena mudar?
 
Mal feito? Tenho 1x 140mm de frente a por ar la dentro, 1x 90 mm de cada lado a tirar, 1x 120mm de trás a tirar, 2x 120mm de cima a tirar...
 
As que estão a fazer intake pode ter muito pouco airflow, ou mesmo as que tão a fazer Exaust "não dar conta do recado"
 
se ao fechares a caixa as temps aumentam 20ºC isso é sinal de ma circulação de ar na caixa...
o cato de se ter alguma placa no slot logo a seguir a grafica em mt contribui para esse facto...dai os sistemas SLi e xfire gerarem sempre temperaturas masi elevadas na placa de cima, a qual fica com a circulação de ar tapada pela outra placa... n tens mais nenhum slot livre onde possas colocar a placa de som?
a placa de som é pci ou pcie?
tive a ver imagens da board k tens no teu perfil, e tens 2 slots pcie 1x acima da grafica...se for pcie 1x podes meter a placa de som num desses slots k ai n storvam a grafica...
 
No meu caso se abrir a caixa as temperaturas do CPU disparam logo...

Quando ao problema do user, parece me ser má airflow da caixa também...
 
Experimentei tirar a placa de som, e as temperaturas baixaram 15ºC no GPU... é que a placa estava a prai 2cm da gráfica, e o ar quente devia manter-se ali e bloqueava o airflow vindo de baixo e frente da caixa. A caixa em sim tem bom airflow, mas contudo devo substituir a fan de 140mm da frente, para uma 120mm. Que aconselham? Noctua é overpriced para mim, mas qualquer outra marca estou aberto a sugestões.
 
Eu comprei uma NoiseBlocker Blacksilent XL2 é 6€ ou lá o que é e até agora tem sido um mimo. Mas não vais ganhar grande coisa, a não ser que tenhas outro sitio para colocar a de 140.
 
Se fosse da Asus xonar D2X provavelmente fosse do calor da placa de som, porque ela é toda dissipada...

Neste caso não me parece que a placa de som emite calor como a Asus...

Mas pelo sim ou pelo não faz o teste sem a placa de som, se tens as mesmas temps...
 
Já tinha feito e desceu 15ºC +/-. Agora não posso é dispender a placa de som só por causa de temperaturas. Não há outra solução? Por uma 120mm em frente à psu a extrair ou por ar? Qual resulta melhor?
 
Back
Topo