Problemas disco SSD PCIE 3.0

hugo112

Power Member
Boa noite pessoal. Desculpem se estou a criar vários tópicos mas acreditem que para mim que tenho todas estas dores de cabeça com o PC está a ser bem pior.

O PC não reconhece o meu disco SSD PCIE 3.0 1TB CRUCIAL que era só aquilo que me faltava. Não reconhece na BIOS, não reconhece no Windows, não reconhece no Speccy, nada. Isto está assim desde que mudei a pasta térmica ao cooler, o que é incrível tendo em conta que nem no disco SSD toquei. Já retirei o disco 2 vezes, voltei a meter, nada.

Alguma ideia sobre aquilo que possa ser? Desde já agradecido. Vou ter uma despesa mais ao menos no fim disto tudo lol nunca mais volto a abrir um PC na vida.

Já fizeste um Clear CMOS? Tens o procedimento no manual da motherboard.
Diz que nunca mais abre um Pc na vida. Duvido que vá fazer um "Clear CMOS" :) :)

talvez..talvez. o disco tenha vinda morto.... já tentaste o simples, retirar e voltar a inserir? senão devolve e troca por outro mesma marca etc, igual e logo vés.
e tb outra hipotese. a placa suporta esse disco? ainda ontem instalei um no meu, mesma marca. sem problemas

talvez..talvez. o disco tenha vinda morto.... já tentaste o simples, retirar e voltar a inserir? senão devolve e troca por outro mesma marca etc, igual e logo vés.
e tb outra hipotese. a placa suporta esse disco? ainda ontem instalei um no meu, mesma marca. sem problemas
É ler o que diz o op: "Isto está assim desde que mudei a pasta térmica ao cooler, o que é incrível tendo em conta que nem no disco SSD toquei. Já retirei o disco 2 vezes, voltei a meter, nada."

@hugo112

não é um botão é jumper--> ver video, seja como for, cada vez mais penso que o problema está na Board dai esses problemas todos...

Lol engraçado porque realmente o "black screen no display" também o estou a ter neste momento. Fiz agora um stress test á GPU, passado um minuto black screen. Seria muito bom se todos esses problemas fossem resolvidos ao trocar uma pilha.

Lol engraçado porque realmente o "black screen no display" também o estou a ter neste momento. Fiz agora um stress test á GPU, passado um minuto black screen. Seria muito bom se todos esses problemas fossem resolvidos ao trocar uma pilha.

Não é trocar a pilha, o reset há bios que era o que te estava a ser sugerido pode ser pela remoção da pilha durante usn minutos e o jumper mudado só para esse fim, não quer dizer que resolva os problemas, podes ter mesmo a MB com outros problemas e só acabas com eles com a sua substituição por outra...

Não é trocar a pilha, o reset há bios que era o que te estava a ser sugerido pode ser pela remoção da pilha durante usn minutos e o jumper mudado só para esse fim, não quer dizer que resolva os problemas, podes ter mesmo a MB com outros problemas e só acabas com eles com a sua substituição por outra...
Vou tentar isso amanhã então, se não funcionar desisto e envio para a loja. Muito obrigado pelos conselhos.

Mexeste nalgum cabo sata?
Isto é, se o desligaste e ligaste de novo?
Há boards que quanto tem mais portas sata, a ultima é partilhada com o disco estilo nmve e similares.

Há hipote-se de ter trocado a ligação do cabo sata?

Mexeste nalgum cabo sata?
Isto é, se o desligaste e ligaste de novo?
Há boards que quanto tem mais portas sata, a ultima é partilhada com o disco estilo nmve e similares.

Há hipote-se de ter trocado a ligação do cabo sata?
Não, não mexi. A única coisa que desliguei foi mesmo o cabo do cooler AMD Wraith Stealth para aplicar a pasta térmica. E o disco principal é um SATA TeamGroup de 512GB que está a funcionar perfeitamente.

A motherboard já agora, é uma MSI B450M M2 PRO MAX.

pergunto se por algum motivo, o disco da CRUCIAL, não estará bem encaixado... ou será que morreu?

como a bord só tem um encaixa p esse tipo de disco, pergunto se tens forma de o testar noutro lado?
Não estar bem encaixado penso que não tenha sentido porque já o verifiquei duas vezes seguidas.

Acho muito pouco provável que tenha morrido assim de um momento para o outro a ponto de nem sequer ser reconhecido. O disco tinha 2 anos comprei o em Setembro de 2021, depois desde Janeiro de 2022 a Janeiro de 2023 não foi usado porque tive a viver no estrangeiro, deixei de o usar mais uma vez lá para o fim de Maio porque voltei a ir trabalhar para fora e só voltei á coisa de 2 semanas. Ou seja teve muito pouco uso.

Aquilo que teria sentido poderia ser a eletricidade estática ter rebentado com o disco. Mas eu sou super cuidadoso com isso e antes de mexer em qualquer componente toco 3 ou 4 vezes na caixa do PC para não haverem acidentes. E nem sequer tenho carpete no chão onde poderia acumular eletricidade no meu corpo.

E mais uma vez antes disto acontecer nem no disco toquei. Toquei sim na Motherboard para tirar o cooler e trocar a pasta térmica. Mas nada a ver com o disco PCIE.

E não, não tenho maneira de o testar...mais vale levar para a loja sinceramente antes que lixe mais alguma coisa no PC. Só espero é que não me aldrabem lol

Última edição:
amd ou intel o cpu?
isto porque se for intel podes ter pin torto no socket que influencie o nvme.
se assim for, independentemente do nvme que tens, vais ter o mesmo problema.

Back