Problemas disco SSD PCIE 3.0

Confirma que o cooler não está demasiado apertado nem solto. Podes também tentar recolocar o processador. Depois, liga tudo à nova fonte e faz um Clear CMOS com o método do jumper. Liga primeiro o PC com a motherboard fora da caixa (de preferência desligada da mesma, fazendo contacto entre os pinos "Power Switch").
Podes também tentar fazer um update da BIOS.
Tirar a motherboard da caixa? E arriscar ter ainda mais problemas do que aquilo que tenho? Tou a ver é que tenho que comprar um disco baratinho para o office PC da minha mãe de 2010, e começar a mexer nele, assim quando quiser aprender sobre hardware mexo naquele PC no qual não tenho nada a perder. O meu PC sendo low-end ainda custou dinheiro, estar a arriscar partir alguma coisa sendo eu o novato que sou...não vale a pena.
amd ou intel o cpu?
isto porque se for intel podes ter pin torto no socket que influencie o nvme.
se assim for, independentemente do nvme que tens, vais ter o mesmo problema.
É AMD, mas espero bem que nenhum pino esteja torto lol.

Para fazer as coisas bem feitas, por vezes é preciso ter mais trabalho (e paciência). Percebo que haja algum receio, mas pode haver acidentes por mais prática que se tenha. Se já «arriscaste» montar um cooler, retirar a motherboard não será uma tarefa muito mais complicada. Já viste uns vídeos no YouTube para perceber o que, e como, encaixar/desencaixar?

Em qualquer caso, podes tentar primeiro as sugestões anteriores de recolocar o CPU (vê se a zona dos contactos está bem limpa) e fazer um Clear CMOS.
Em relação ao diagnóstico do SSD, se não tens quem possa testá-lo, podes comprar uma caixa externa M.2 NVMe para USB (~15€) e ver se o sistema o deteta.

Ora bom dia pessoal

Fui hoje a uma loja de informática aqui na Maia, pedir orçamento para troca de fonte de alimentação e diagnóstico geral do PC.

Falei do problema que tenho em que a MB não deteta o disco, o funcionário da loja deu-me um exemplo duma motherboard ASUS Z690 (ou algo assim), em que um cliente tinha deixado cair uma pinga de pasta térmica no motherboard. A motherboard pelos vistos funciona perfeitamente, só que... deixou de ler discos PCIE. Que treta, espero mesmo que não me tenha acontecido isto. É que realmente foi ao trocar a pasta térmica que isto aconteceu, e o processo foi um pouco desastroso (foi a minha primeira vez a trocar pasta térmica), e eu realmente lembro-me que caiu uma pinga ou duas de pasta térmica na MOBO.

Ora, a pasta que eu meti é Arctic MX-4 e é não-condutiva de eletricidade. Presumindo que foi isto que aconteceu, acham que o problema poderá ser resolvido apenas com a limpeza da pasta térmica, ou que poderá realmente ter danificado a motherboard permanentemente?

Pela tua descrição, parece-me pouco provável o problema advir daí, mas como deves esperar, vai ser difícil alguém aqui dar-te garantias.
Depois, até a loja se pode enganar, portanto corre-se sempre esse «risco». Em alternativa, podes fazer tu o diagnóstico...

Ao tirar ou colocar o cooler podes ter danificado alguma das pistas da board que afeta o slot do disco.
Nunca mais tento fazer as coisas sozinho então lol. Não é tão fácil como parece.

Pela tua descrição, parece-me pouco provável o problema advir daí, mas como deves esperar, vai ser difícil alguém aqui dar-te garantias.
Depois, até a loja se pode enganar, portanto corre-se sempre esse «risco». Em alternativa, podes fazer tu o diagnóstico...
Entendo que seja difícil. Só que nem esperava que pudesse danificar a motherboard ao usar pasta não-condutora de eletricidade. Daí estar a perguntar. Aliás, nem sei se a motherboard que o funcionário tinha mostrado tinha pasta que era condutora de eletricidade ou não, nem me lembrei de lhe perguntar. Mas vou presumir que sim, porque não tem grande sentido.

Última edição:
Entendo que seja difícil. Só que nem esperava que pudesse danificar a motherboard ao usar pasta não-condutora de eletricidade.
Onde é que derramaste a pasta?
Já tentaste recolocar o CPU? Liga o PC para ele aquecer primeiro e ser mais fácil descolar o cooler (depois de desligares o PC da corrente e carregares no botão de ligar por alguns segundos).
Já agora, qual é a fonte?

Onde é que derramaste a pasta?
Já tentaste recolocar o CPU? Liga o PC para ele aquecer primeiro e ser mais fácil descolar o cooler (depois de desligares o PC da corrente e carregares no botão de ligar por alguns segundos).
Já agora, qual é a fonte?
Tendo em conta que nem retirei a board do PC só consegui voltar a colocar o cooler no CPU por sorte, e com muito esforço. Não volto a fazê-lo. A pasta térmica que eu consigo ver é um bocadinho de nada diretamente abaixo do cooler do CPU, é quase impossível de ver. A fonte tal como já disse é uma Nox Hummer X de 500W comprada em 2020, o mais certo é estar avariada, mas não é por aí que não deteta o disco, porque isto aconteceu diretamente depois de eu ter trocado a pasta térmica. A fonte estar avariada deve ser é o motivo pelo qual o PC me dá black-screens e as ventoinhas disparam sempre que tento jogar seja o que for. Mas já tenho uma Thermaltake Toughpower GF1 pronta a meter. Não vou arriscar metê-la eu e deixar o PC ainda pior do que já está.

Estou é numa situação económica complicada neste momento, estou á espera a ver se me chamam para trabalhar para uma fábrica aqui perto, vou ter que fazer horas-extra todos os dias lol, estou a ver que entre mandar para a loja e colocar nova fonte, trocar a motherboard, depois ainda quero meter uma gráfica nova (RX 6700 XT ou 7800 XT dependendo das possibilidades) e comprar nova TV 4K que esta é bastante antiga (fica para a minha mãe). Depois queria fazer upgrade em 2024 quando sair a série 8000 de processadores (presumo que isso vá baixar o preço de tudo) para algo como um Ryzen 7700 com 32GB de RAM DDR5 6000mhz (ou talvez melhor) e uma mobo AM5 mais XPTO, uma vez que o meu processador é um Ryzen 3100 quad-core, relativamente fraco principalmente em termos de multi-core, os 16GB DDR4 não sei até que ponto serão suficientes no futuro também, portanto estar a gastar dinheiro numa mobo AM4 agora seria deitar dinheiro fora. Mas se tiver que ser olha, é mais um gasto.

Última edição:
Ao tirar ou colocar o cooler podes ter danificado alguma das pistas da board que afeta o slot do disco.

Tendo em conta que nem retirei a board do PC só consegui voltar a colocar o cooler no CPU por sorte, e com muito esforço. Não volto a fazê-lo. A pasta térmica que eu consigo ver é um bocadinho de nada diretamente abaixo do cooler do CPU, é quase impossível de ver.

Mas esforço em termos de jeito ou força? Se aplicaste muita força ao apertar os parafusos do cooler podes ter danificado algo na MB.

(...)não reconhece no Speccy, nada. (...)

O Speccy é conhecido por causar crashes no Windows. Já deixei de o usar há vários anos. Alguns PCs que tive acesso(e no meu quando utilizava o Win7) pararam de crashar depois de desinstalar esse programa.

Última edição:
Mas esforço em termos de jeito ou força? Se aplicaste muita força ao apertar os parafusos do cooler podes ter danificado algo na MB.

O Speccy é conhecido por causar crashes no Windows. Já deixei de o usar há vários anos. Alguns PCs que tive acesso(e no meu quando utilizava o Win7) pararam de crashar depois de desinstalar esse programa.
Em termos de jeito mesmo 😁 tive que colocar o PC de lado e fazer força na backplate em que são apertados os parafusos. Idealmente devia era de ter tirado a motherboard fora, ainda bem que não o fiz. Aí é que teria feito asneira de certeza. Força não fiz muita, apertei os parafusos normalmente. Não apliquei nenhum esforço nem apertei até moer ou nada que se pareça. Mas sim pode realmente ser algum dano permanente...espero é que com a limpeza da pasta que ficou na mobo se resolva. Apesar desta mobo ser barata não estava com vontade nenhuma de comprar uma nova.

Não sabia essa do Speccy lol, posso experimentar desinstalar. Há algum programa que seja uma boa alternativa?

Última edição:
Back