Problemas em aceder disco rígido externo

Shark00n

Power Member
Viva!
Estou com uns problemas com o meu disco rígido externo. Trata-se de um Westen Digital Caviar 500GB 7200RPM SATAII, montado numa caixa externa Thermaltake Max4 e ligada ao PC através de um cabo USB.

De um dia para o outro começaram a surgir alguns problemas:
-Clickando duas vezes no ícone do disco não é possível abri-lo e aparece a seguinte mensagem:
F:\ disse:
O Windows não consegue aceder ao dispositivo, caminho ou ficheiro especificado. Poderá não ter as permissões adequadas para aceder ao item.
Portanto, só o consigo aceder clickando com o botão direito e seleccionando "Explorar".

-Não consigo apagar ou gravar dados no disco, aparece a seguinte mensagem:
O disco está protegido contra escrita

Estou farto de procurar e não consigo encontrar maneira de retirar esta protecção de escrita. Já corri Anti-Spywares no OS e HD sem detecções quaisquer, assim como AVs.

De que se trata? Alguém me pode dar uma ajudinha?

Obrigado!
 
.
.
Acho que sei qual é o problema. Tens que apagar um ficheiro que se encontra na raiz do disco que se chama autorun.inf

Para o conseguires ver, terás de desactivar no MENU da janela "Opções de Pastas", a interdição de visualização de ficheiros ocultos.
.
.
 
.
.
Acho que sei qual é o problema. Tens que apagar um ficheiro que se encontra na raiz do disco que se chama autorun.inf

Para o conseguires ver, terás de desactivar no MENU da janela "Opções de Pastas", a interdição de visualização de ficheiros ocultos.
.
.

Já encontrei o ficheiro pelo Winrar, mas não o consigo apagar uma vez que está protegido contra escrita...
 
Já encontrei o ficheiro pelo Winrar, mas não o consigo apagar uma vez que está protegido contra escrita...

Não vás pelo Winrar. Vai pelo Explorar do Windows. É que senão não conseguirás fazer aquilo que descrevo de seguida:

Clica com o botão direito do rato sobre o ficheiro autorun, e vai às suas propriedades. Procura aonde diz "Atributos" e retira o VISTO sobre "Só de Leitura" e já agora, "Oculto".
 
Não vás pelo Winrar. Vai pelo Explorar do Windows. É que senão não conseguirás fazer aquilo que descrevo de seguida:

Clica com o botão direito do rato sobre o ficheiro autorun, e vai às suas propriedades. Procura aonde diz "Atributos" e retira o VISTO sobre "Só de Leitura" e já agora, "Oculto".

Obrigado pela ajuda. Já consegui ir pelo Windows, o visto de oculto está sombreado não é possível alterá-lo (e está seleccionado), o visto de "só de leitura" quanto tento removê-lo dá-me um erro, novamente por estar protegido contra escrita...

Raisparta...
 
O problema foi resolvido! Reiniciei o computador e desta vez o disco não estava protegido contra escrita (Acontecia 1 em 5 vezes aproximadamente), consegui apagar o ficheiro autorun.inf, reiniciei o disco e já está a funcionar a 100% como antes.

Obrigado pela ajuda filipe3x!
 
Back
Topo