Problemas em instalar linux em portatil

h2o

Power Member
Como faço para instalar Linux num portatil compal IF90?
Tentei algumas distros e não consigo nada, encravam sempre nalgum ponto ainda antes de arrancarem como live cds/dvds ou antes de instalarem.Suponho que seja por falta de drivers para sata?
 
Como faço para instalar Linux num portatil compal IF90?
Tentei algumas distros e não consigo nada, encravam sempre nalgum ponto ainda antes de arrancarem como live cds/dvds ou antes de instalarem.Suponho que seja por falta de drivers para sata?

Dificilmente será por isso, talvez com acpi=off ao arrancar dê qualquer coisa.

Já agora se colocasses os erros, as distros que usaste, e especificasses mais o teu problema terias mais ajuda
 
Dificilmente será por isso, talvez com acpi=off ao arrancar dê qualquer coisa.

Já agora se colocasses os erros, as distros que usaste, e especificasses mais o teu problema terias mais ajuda

AHCI=OFF:
Nao é o acpi mas ahci, ja consegui arrancar algumas distro com ahci=off:knoppix e gentoo(este dá problemas do interface grafico e fica em modo texto...outra historia)

O ubuntu 64bits chapeu...o ubunto 7.04 idem aspas...o 1º fica com o ecram negro e nao sai daí, depois de pedir para instalar apos o menu inicial. o ubunto "normal" 32bits diz:
Busybox v1.1.3 (debian 1:1.1.3-3ubuntu3) Built-in shell (ash)
enter help for a list of bult in commands.

/bin/sh: can't access tty; job control turned off
(initramf s)"
arrancam as distros(em off so experimentei 2) por isso suspeito que seja de drivers sata embora o bluewithe64(distro baseada em slakware) devia funcar...

Distros que tentei com ahci on: ubuntu(64 e 32bits 6 e 7.04), bluewhite64, knoppix, dsl e gentoo.


Questões:
Como faço pra instalar os drivers ahci no arranque de qualquer distro?Supondo que seja esse o problema principal...
Posso carregar os drivers ahci de uma unidade usb? tive algum trabalho para implementar as mesmas no windows com nlite e tive de gastar mais um cd se pudesse evitar isso...



Qual a distro mais propriada para o meu portatil?
Para aprender linux.
Maquina: compal IF90 T7500 2giga ram(que ja parecem pouco no CS3 :( ) disco 160Giga (devia ter ido para 250 tb..) e grafica 8600M GT
 
Última edição:
Se instalar uma distro de linux posso mais tarde instalar drivers para ahci?
e Porque raio nao consigo usar o cfdisk ou outro porque tenho a mensagem de que o disco estra protegido contra escrita?
tenho partiçoes em ntfs e espaço nao particionado!
 
Busybox v1.1.3 (debian 1:1.1.3-3ubuntu3) Built-in shell (ash)
enter help for a list of bult in commands.

/bin/sh: can't access tty; job control turned off
(initramf s)"

Já experimentaste, neste ponto, correr:

modprobe piix (ou ata_piix)
exit

e ver se ele continua com o arranque?

Se continuar, instalas o sistema se quiseres, fazes chroot e editas

/etc/initramfs-tools/modules (ou o equivalente da distro que usares, neste caso é Ubuntu)

adicionas piix ou ata_piix, salvas e executas update-initramfs -u,
sais de chroot, rebootas e confirmas se já arranca bem.

(pormenor elementar mas de qq forma... se tiveres /boot numa partição à parte, confirma que está mounted antes do chroot para alterar o initramfs)
 
Avança com o modprobe mas depois desaparece o ecran e nem mensagens de erro nem nada...

Há fortes probabilidades de esse ser um problema adicional, não relacionado com a questão do driver piix.

De qq forma para confirmar, quando o ecrã desaparecer no fim do suposto arranque, carregas em ctrl+alt+F1 e vê se ele salta para interface de linha de comandos.

Se tiveres interface de linha de comandos, confirma-se que o sistema arrancou de facto e que agora a questão é com o servidor gráfico:

Como root editas o ficheiro /etc/X11/xorg.conf e tens duas hipóteses:

Alternativa 1

Procuras a secção da placa gráfica, algo deste género:

Section "Device"
Identifier "NVIDIA Corporation NV18 [GeForce4 MX 440 AGP 8x]"
Driver "nvidia"
BusID "PCI:1:0:0"
EndSection

Na linha do Driver substituis o que estiver por vesa, salvas e reinicias a parte gráfica do sistema:

/etc/init.d/gdm restart (Ubuntu)
ou
/etc/init.d/kdm restart (Kubuntu)
ou
/etc/init.d/xdm restart

ou da maneira que for na distro que usares e vês se já tens login para entrar no ambiente gráfico.

Alternativa 2:

Se na linha do Driver estiver via (se o portátil tiver uma placa Via) então manténs o driver via na configuração e por baixo dessa linha colocas:

Option "VBEModes" "True"

Salvas e reinicias a parte gráfica do sistema como descrito em cima.
 
Eu tambem tive problemas no meu portatil, tinha precisamente o mesmo problema que tu.
A melhor solução que arranjei foi instalar o ubuntu 7.10, ficou a funcionar relativamente bem, só ti que fazer o dkpg-reconfigure para a parte gráfica ficar a bombar :)
 
eu tb estou com um stress ,1º porque a drive de Cd nao esta no melhor estado ,2º porque se trata de um p3 a 800 mhz ,ele arranca e perto do fim ,ja passado uma hora quase fica no preto.
se pudesse correr por usb..
Agora o pclinux q nao conhecia ,parece ser engraçado
 
eu tb estou com um stress ,1º porque a drive de Cd nao esta no melhor estado ,2º porque se trata de um p3 a 800 mhz ,ele arranca e perto do fim ,ja passado uma hora quase fica no preto.
se pudesse correr por usb..
Agora o pclinux q nao conhecia ,parece ser engraçado

O arranque por USB tem piada sei que se corre, mas nao vi ainda nada a correr dessa maneira...
Tens pelo menos 256mb de RAM?

Quanto as outras questoes... o meu Ubuntu no meu Toshiba arrancou bem, mas nao tinha o driver grafico completo... para o ter foi um pesadelo, e mesmo assim teve de ser a ferros...
So la fui com o Envy...

Depois o som, nao dava mas tava registado... foi Alsa novo e alteraçao no Modprob.conf ... agora a Webcam e que ta esquesito... mas de resto esta tudo bem

De resto ja viste se o teu PC ta no Linux Laptops?

Cumps
 
O arranque por USB tem piada sei que se corre, mas nao vi ainda nada a correr dessa maneira...
Tens pelo menos 256mb de RAM?

Cumps
o pc coitado mal se mexia quanto mais arrancar um sistema operativo pelo CD,talvez agora limpinho ele va la
tenho sim , exactamente 256 de ram o pc nao é meu estava atulhado quase nao se mexia ,e esse amigo meu disse para eu experimentar o ubuntu q eu ja lhe tinha falado ele sabe trabalhar com linux ,mas acho q o ubuntu é mais recente e pelos vistos desconhecia
meti o pclinuxSO e estou a gostar ate agora ,mas é uma questao de experimentar outros sistemas
 
Podes também arrancar por rede ou por USB se o leitor de cds não está no melhor estado. Debian permite-te fazer isso (arrancar por rede).
 
Back
Topo