Problemas em instalar o Windows 10 sem a conversão do disco.

SuperLuis

Power Member
Boas, é o seguinte:
Tentei por diversas vezes a instalação do Windows 10 para um segundo SSD, desliguei da board o primeiro que tinha outra instalação que correu bem, o que acontecia era que nem apagando a partição ou criar outra ou mesmo formatado dava para instalar.

Tive que usar o comando diskpart no ms-dos e converter a partição do disco em questão para GPT, no windows nem dava para fazer isto o disco nem sequer tinha qualquer tipo de dados lá dentro.

Só depois disto é que deu para o instalar mas infelizmente a pen foi mal criada no rufus com uma opção errada e após o reboot não dava para fazer boot pelo disco em si e nem pela pen, só seleccionado a pen na bios que foi o que eu tinha feito antes na primeira vez.

A minha dúvida é se estou a fazer as coisas de forma certa ao converter o disco para GPT? porque com ele em NTTF nem se instala para o disco.....
iria jurar que da primeira instalação para o outro SSD com todas as partições apagadas a instalação fez-se!!!!

Agora só quer ser instalado em GPT! E isto com uma pen criada de forma correcta que foi aquela que usei para instalar o Windows 10....

Com o windows 7 nunca tive tais problemas porque ele instalava-se para NTTF mesmo que lá dentro do disco houve-se mais partições criadas.
 
Para tirares partido de UEFI, ter mais de 4 partições primárias e trabalhar com discos com mais de 2.2TB, por outros motivos que não vou enumerar, é conveniente usar GPT.

A opção errada era qual, a pen em NTFS?

comandos diskpart

>diskpart
>list disk
>select disk nº_desejado
>clean
>convert gpt
 
Última edição:
Enganei-me numa opção do Rufus e escolhi a segunda opção para a pen e depois no boot do pc não achava nada. Seleccionei a pen via bios e já fez o boot por ela e o Windows começou a instalar em partição GPT só que no final no reboot a pen voltou a não ser detectada e lá tive que escolher pela bios só que em vez de seguir em frente para aquilo que o Windows já tinha instalado foi avançar novamente para o setup de escolhas das opções para instalar!

O SSD é de 500 GB, tenho 2 de 500 GB, mas com ele em NTTF o Windows 10 recusa-se a avabçar, só funciona se o converter para GPT pelo diskpart.
Tinha outra Pen com o Enterpise N e outra com o windows 10 Pro+Home 64 Bits e ambas estavam como deve ser.

Ontem fiquei sem paciência para instalar novamente...... Acho que vou por no disco externo de 1 TB o Windows 10 mas o problema é que o disco está com a tabela em NTTF e não em GPT por isto não sei se o windows 10 aceita e converter o externo para GPT com o diskpart é um risco tendo lá ficheiros porque pode ir tudo á vida.
 
o disco pode estar em GPT e o sistema de ficheiros em NTFS, acho que o problema está na confusão que estás a fazer.. consegues criar a pen a partir da tool do w10
 
Obrigado pela correcção.
Fiz confusão entra a partição e MBR/GPT.
Com o disco em MBR o Windows 10 recusa-se a instalar, só deu depois de converter para GPT com o diskpart.

Um amigo meu que anda no primeiro ano do curso de informática nem sequer foi capaz de instalar o Windows 10 nem depois de apagar partições usando as tool do setup da instalação que está em instalação avançada.

Só queria ser instalado na própria pen lol.
 
Back
Topo