1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problemas em rede wireless caseira!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por magnastik, 13 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 4; Visualizações: 2364)

1. magnastik

magnastik Power Member

Boas!
    Tenho a seguinte rede instalada em casa, como na figura:

Tenho várias questões que gostava de resolver:

1. Os pcs com placa wireless usb ao fim de X tempo perdem sinal e depois por vezes é necessario retirar e voltar a colocar a placa na porta USB, como contornar esse problema? No router ja tenho configurado de forma a que mantenha a ligacao "alive" com periodos de redial de 30 segundos.

2. Um pc tem problemas em ligação no messenger, e fazendo a resolucao de problemas da um erro nas portas principais e nao consegue estabelecer ligacao, no entanto se efectuar uma ligacao atraves de outro cliente, como por exemplo, o AMSN, ja consigo ligar. Este PC ja teve um modem ADSL instalado e na System Tray mantem o seu icone apesar de nao estar em funcionamento. Talvez tenha alguma interferencia no Msn Messenger, será?

3. Nao consigo estabelecer ligacoes audio/video entre computadores na rede wireless local. Sera que tenho que configurar alguma coisa no router para que seja possivel faze-lo? O router é um Linksys WAG54GS, se for necessário posso colocar screenshots das diferentes seccoes do setup.

4. O portatil ibook macintosh esta ligado por ethernet em cabo cruzado com um PC. O PC liga a net atraves de wireless... É possível ligar o ibook a net atraves da rede por cabo ethernet que liga no PC que por sua vez acede à net por wireless?

Nota: Talvez seja importante informar que o router esta com o DHCP ligado e os PC/Portateis tem as configuracoes para obterem os IPS automaticamente. Mas em relacao ao ibook nao se passa o mesmo, pois eu configurei para usar um IP da mesma gama que o router esta a atribuir e o IP da placa wireless do PC como gateway, mas assim nao estaa funcionar. Ja nao sei nada! A gama de IPs a serem atribuidos pelo router e: 192.168.1.100-140. Sera melhor configurar IPs manualmente em todas as maquinas e desactivar no router o dhcp?

Bem... por agora é apenas isto! Se alguem me puder ajudar fico desde já agradecido!

Abraços,
    MagNastiK

2. spastikman

spastikman Banido

pelo que sei ... livra-te do linksys ;)

3. magnastik

magnastik Power Member

E pelo pouco que sei a linksys faz parte da cisco systems e pelo que sei não deve ser assim tão mau.

Comentários como os teus são daqueles que só servem para aumentar o número de posts, mais nada...

Abraços (e fico à espera por alguém que ache que não preciso livrar-me do linksys),
    MagNastiK

4. De facto, aí tens uma rede um pouco confusa e problemática. Antes de mais nada, se estive no teu lugar, verificaria o número de redes wireless perto do teu router, de forma a analisar ao canais usados pelos teus vizinhos. Sendo frequências, os canais dos teus vizinhos e o teu (1 a 13 na Europa) não podem misturarem-se. E pior ainda, apesar de ter um grande leque de escolha, na prática so podes usar 3: 1, 6 e 13. Senão acontece o que se chama Overlapping. Por isso, verifica que ninguém anda nos mesmo canal do que o teu. Só isso, pode resolver alguns problemas sérios (principalmente problemas relacionados com as placas USB).

Em relaçao ao MSN, ainda bem que estás a indicar que já tiveste uma ligação ADSL a correr. Eu tb já tive problemas com o sapo ADSL (não sei se é do sapo que estás a falar), que alterou algumas definições do windows. E deixei de ter internet via cabo ethernet (redes locais). Tive que desinstalar TUDO o que dizia respeito ao sapinho, e a partir daí tudo passou a dar normalmente.
    Tenta, também não tens nada a perder. :P

Não consegues estabelecer ligações audio/video ? Que tipo de ligações. Talvez não seja um problema de redes, mas sim de compatibilidades....

A partida, é possível teres o teu ibook ligado a net a partir do pc ligado via Rj45 cruzado, podes inclusive deixar tudo em DHCP, menos o iBook, que vai mm que passar a ter um Ip fixo (visto o windows não fazer DHCP RELAY). Aconselho-te em por um fora do máximo que atribuiste por DHCP ,192.168.1.141 por exemplo. E põe como gateway o teu ROUTER!
    Já que todos os pc da tua rede vão estão a "nadar" na mm range de Ip's, todos devem estar pingaveis entre si. Logo o Mac, tem de comunicar com o teu router. Se conseguires por o teu Mac a pingar o router (definindo-o como gateway claro!), basta depois adicionar os DNS do teu ISP a mão para teres o teu Mac a navegar.

Sei que não te resolvi o problema, mas espero que este post já te poderá ajudar. Pelo menos, tenta, e depois vai colocando alguns feedbacks.

Boa sorte

Última edição: 13 de Fevereiro de 2007
  5. magnastik

magnastik Power Member

Viva!
    Só vou testar no final do dia, mas o teu comentário já da algumas ideias e vai ajudar de certeza.

Em relação as redes wireless esta na frequência 6 e não há mais nenhum vizinho com ligações wireless.

Vou fazer uns testes e ver a que conclusões chego.

Ate breve,
    MagNastiK

Partilhar esta Página