Problemas Internet Vodafone

xLucky

Membro
Há cerca de 1 mês comecei a ter quebras de 2-3 segundos na Internet (Vodafone) em casa, tanto no WiFi como na TV que é o único aparelho ligado diretamente ao router por cabo além de uma PlayStation ligada por Powerline no escritório. Acontecia várias vezes por hora.

Da primeira vez que tive uma solução, foi quando um "técnico do departamento de engenharia" da Vodafone dividiu as redes WiFi em 2.4 e 5 GHz, mas passado uma semana voltou o mesmo problema com as quebras constantes. Novamente em contacto com o departamento de engenharia, sugeriram retirar a minha Powerline (não é da Vodafone), enviaram-me um extensor de WiFi e enviaram um técnico no dia seguinte para fazer uns testes e que acabou por trocar o router numa tentativa de melhorar o sinal que chegava ao extensor de WiFi.

Efetivamente, não voltei a ter problemas sem a Powerline instalada e pensei que tivesse avariada, mas como ainda estava na garantia, troquei-a por uma nova. Hoje ao instalar a nova, fiquei novamente com o mesmo problema das quebras de internet, com novo problema na TV que não funcionava em nenhum canal.

O problema é que sem Powerline não tenho internet na PlayStation no escritório e o sinal do extensor continua a ser insuficiente para jogar por WiFi.

É possível a Vodafone ter definido algum bloqueio às Powerlines por algum motivo que me esteja a escapar? Tenho base para ameaçar cancelar o contrato? Nunca tive problemas em 7 anos, tenho Powerline há pelo menos 4.

TLDR: problemas com a Vodafone que me impossibilitam de ter WiFi sem quebras e Powerline instalada sem conflitos. Há alguma solução?

Obrigado.

consegues passar um cabo de rede para o escritorio, do ponto onde está o router??

Dica: como não deves ter tomadas de rede espalhadas pela casa, vê se tens alguma tomada de telefone lá, ou entao de TV.
Pode ser uma solução passares lá por dentro da parede um cabo de rede, em conjunto com o cabo do telefone / ou mesmo da TV.
Terás é que no local onde está o router, ter por perto uma tomada de TV ou Telefone.

consegues passar um cabo de rede para o escritorio, do ponto onde está o router??

Dica: como não deves ter tomadas de rede espalhadas pela casa, vê se tens alguma tomada de telefone lá, ou entao de TV.
Pode ser uma solução passares lá por dentro da parede um cabo de rede, em conjunto com o cabo do telefone / ou mesmo da TV.
Terás é que no local onde está o router, ter por perto uma tomada de TV ou Telefone.
Tenho uma tomada de TV com cabo coaxial ligado ao router e tomada de TV no escritório sem uso.
Cálculo que fosse a melhor solução para evitar mais stresses com Powerlines e Wifi, mas não tenho capacidade para fazer essa passagem do cabo. Há algumas paredes/cantos pelo meio.

Tenho uma tomada de TV com cabo coaxial ligado ao router e tomada de TV no escritório sem uso.
Cálculo que fosse a melhor solução para evitar mais stresses com Powerlines e Wifi, mas não tenho capacidade para fazer essa passagem do cabo. Há algumas paredes/cantos pelo meio.
ok, então vamos por partes.
Vives num apartamento ou vivenda?

Geralmente em apartamentos os cabos da antena, e dependendo da idade o predio, e se for muito antigo (20/30anos) podem vir desde a antena, ate ao vizinho do ultimo andar, e descer até a ultima fração de baixo, e fazem as puxadas de umas tomadas para outras. Tomadas essas sem aplificador (pois ao pe da antena estara o amplificador, que liga a tomada da energia, para amplificar o sinal.)
Noutros apartamentos não tão velhos, nem tão modernos, vem o cabo da antena até a cada andar, e dai segue para cada apartamento, mas quase sempre segue a trajectoria de tomada a tomada.... ou seja, não há uma caixa principal que liga caixa-tomada.
Nas tomadas de telefone sera a mesma coisa, sempre tudo em série a passar de umas tomadas para outras...

Portanto, é ver se nessa tomada que tens no escritorio, abres com cuidado, e ves quantos cabos lá tens.
Tens fibra mesmo? ou o sinal de fibra entra no router por um cabo coaxial?

em qualquer dos casos, e ver onde segue o fio da antena. ve se tens mais tomadas por casa, pode ser necessario abrires todas, para conseguires identificar o caminho que o cabo faz desde o escritorio até ao local onde tem o router.

Para as tomadas de telefone, que hoje em dia cairam em desuso, é o mesmo... identificar o trajecto do cabo.
Na sala, ou melhor no local onde está o router, existe uma tomada de telefone por perto?
Seria optimo passar por la os cabos, pois a existir os cabos de telefone (que se não estiverem a ser utilizados até se podem tirar- MAS NÃO OS TIRES JÁ, ok?)

EM QUALQUER DOS CASOS, tenta ver se será possivel "enfiar" lá mais um cabo (de rede), similar a esses "amarelos" que vem com as boxes.
Sugeria cabo de rede cat5, pois e mais fino que o 6 e superiores, e aguenta bem 1 GB de velocidades.

ATENÇÃO que com a internet, os cabos de rede não funcionam como o sinal dos telefones e da tv, que se faziam puxadas de umas tomadas para outras...

Com a internet, os cabos de dados tem que obedecer a uma regra diferente: a cada aparelho a ligar, liga-se a outra extremidade DIRECTAMENTE ao router ou a um switck.

qualquer coisa, apita

ok, então vamos por partes.
Vives num apartamento ou vivenda?

Geralmente em apartamentos os cabos da antena, e dependendo da idade o predio, e se for muito antigo (20/30anos) podem vir desde a antena, ate ao vizinho do ultimo andar, e descer até a ultima fração de baixo, e fazem as puxadas de umas tomadas para outras. Tomadas essas sem aplificador (pois ao pe da antena estara o amplificador, que liga a tomada da energia, para amplificar o sinal.)
Noutros apartamentos não tão velhos, nem tão modernos, vem o cabo da antena até a cada andar, e dai segue para cada apartamento, mas quase sempre segue a trajectoria de tomada a tomada.... ou seja, não há uma caixa principal que liga caixa-tomada.
Nas tomadas de telefone sera a mesma coisa, sempre tudo em série a passar de umas tomadas para outras...

Portanto, é ver se nessa tomada que tens no escritorio, abres com cuidado, e ves quantos cabos lá tens.
Tens fibra mesmo? ou o sinal de fibra entra no router por um cabo coaxial?

em qualquer dos casos, e ver onde segue o fio da antena. ve se tens mais tomadas por casa, pode ser necessario abrires todas, para conseguires identificar o caminho que o cabo faz desde o escritorio até ao local onde tem o router.

Para as tomadas de telefone, que hoje em dia cairam em desuso, é o mesmo... identificar o trajecto do cabo.
Na sala, ou melhor no local onde está o router, existe uma tomada de telefone por perto?
Seria optimo passar por la os cabos, pois a existir os cabos de telefone (que se não estiverem a ser utilizados até se podem tirar- MAS NÃO OS TIRES JÁ, ok?)

EM QUALQUER DOS CASOS, tenta ver se será possivel "enfiar" lá mais um cabo (de rede), similar a esses "amarelos" que vem com as boxes.
Sugeria cabo de rede cat5, pois e mais fino que o 6 e superiores, e aguenta bem 1 GB de velocidades.

ATENÇÃO que com a internet, os cabos de rede não funcionam como o sinal dos telefones e da tv, que se faziam puxadas de umas tomadas para outras...

Com a internet, os cabos de dados tem que obedecer a uma regra diferente: a cada aparelho a ligar, liga-se a outra extremidade DIRECTAMENTE ao router ou a um switck.

qualquer coisa, apita
O apartamento é de 2005, não sei como é feita a divisão do cabo de antena.

Tenho fibra mesmo, mas não tenho tomada de telefone na sala onde está o router. Tem apenas uma tomada de TV e uma caixinha com a tomada da fibra.

Ontem tive novamente em chamada com o departamento de engenharia da Vodafone quase 1h a fazerem novos despistes e estou, novamente a pedido deles, sem a Powerline instalada. Dividiram novamente o WiFi em duas redes (2.4 e 5G) e pediram-me para experimentar assim durante uma semana. Efetivamente, sem a Powerline, não tenho problemas de quebras de net, mas o outro problema mantém-se: o repetidor de sinal é insuficiente para transmitir sinal sem falhas para o escritório onde tenho a PlayStation e não consigo jogar por WiFi.

Tenho Vodafone há 10 anos com switch e powerline pelo meio e nunca tive problemas, pelo que a Vodafone por regra não condicionará o seu uso.
Também tinha Powerline há quase 4 anos e nunca tive problemas até há 1 mês atrás. Apesar de nunca ter transmitido mais de 150 gb de net, era mais que suficiente para as minhas necessidades (jogar sem lag spikes). Já não sei o que fazer.

Esquisito. A minha powerline tem exatamente a mesma utilização que queres dar. Tenho o "emissor" ligado ao router e o "recetor" ligado à PS5. Tudo porque não quer substituir o cabo coaxial por um de rede para não ficar refém de box naquela tv.

Back