1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problemas na compilação de programas

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por pedro_soprano, 28 de Outubro de 2007. (Respostas: 6; Visualizações: 1709)

1. Boas,

Instalei o Ubunto no meu computador para poder programar em C, com o programa cygwin.
    Quando faço o programa e o vou a compilar, não consigo pois aparece uma mensagem na consola a dizer que não consegue encontar o ficheiro stdio.h

ola.c:1:19: error: stdio.h: Ficheiro ou directoria inexistente

Ja tentei - sudo apt-get install buid-essential
    mas diz que - E: Impossível encontrar o pacote buid-essential

Queria que me ajudassem dizendo como posso obter o stdio.h

Queria também perguntar como posso diminuir a partição do linux aumentando a do windows, é que na divisão de partições enganei-me e em vez de deixar muito espaço na do windows e pouco na do linux fiz o contrário.

Desde já obrigado pela cooperação

PS: A questão das partições é secundária à so stdio.h

2. xtr3me

xtr3me Power Member

O pacote é build-essentials e não buid-essential. ;)

3. Muito obrigado, um erro tão simples que me fez perder tanto tempo.

Agradecia agora ideias em relação às partições.

Mais uma vez obrigado.

4. xtr3me

xtr3me Power Member

No problem ;)

Em relação às partições, com o partition magic (windows) consegues redimensionar as partições.

Já com o GParted (linux) que é aquele software que aparece quando estás a instalar uma distro e vais fazer as partições, não sei se só dá para criar, remover, etc ou se também dá para redimensionar.

De qualquer maneira, tem em mente que deves sempre fazer backups, porque a coisa pode correr mal.

5. Pois isso já eu tentei, o partition magic é aquele da symantec, o qual eu já tentei instalar mas apenas dá para windows xp.

O outro do linux já fiz o download, ficheiro iso, gravei para um cd, fiz o boot e o cd deu problemas, provavelmente por ter ao mesmo tempo o linux e windows.

Se retirar o linux e ficar só com o windows, este fica automaticamente com a partição do linux?

6. xtr3me

xtr3me Power Member

Não, as partições estão feitas.

Se apagares a partição de linux ficas com espaço inutilizado.

O erro não foi por teres windows e linux. Isso não faz sentido.

Já vi que o GParted dá para redimensionar. Porque é que não fazes apt-get do pacote e depois no linux redimensionas? Ele deve-te pedir para reiniciar e depois aplica as transformações (digo eu, mas não sei porque nunca experimentei).

7. rikhard.fsoss

rikhard.fsoss Banido

para esses casos tens duas hipóteses:

1ª $sudo aptitude search buid -> por exemplo e ele havia de encontrar qq coisa

2ª $sudo aptitude install buil+tab e ele tenta encontrar

cumps,

Partilhar esta Página