1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

problemas na mobo?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por gleal2000, 15 de Setembro de 2005. (Respostas: 4; Visualizações: 677)

1. gleal2000

gleal2000 Power Member

boas

ao fim de ter o pc algum tempo ligado comecei a ter artefactos e logo a seguir bloqueva. grafica lixada pensei eu. emprestei a grafica a um amigo e trabalhava perfeitamente. depois de alguns testes descobri que a fonte debitava voltagem insuficiente (2,6~)nos 3,3v (linha que alimenta a minha 9700 pro).

depois pedi uma fonte emprestada, o pc nem arrancava. mobo lixada pensei eu. em desespero de causa desliguei tudo e arranquei só com 1 dim e grafica. arrancou com as voltagens correctas. fui ligando o resto 1 a 1 e sempre a trabalhar bem até ter o pc outra vez normalíssimo.

depois de uns dias 24/7 voltou a bloquear, mesma causa, voltagens insuficientes nos 3,3v e tb no vcore (1,3).
    Desta vez experimentei tirar apenas um dimm e a voltagem voltou a ficar correcta nos 3,3v. voltei a por o dimm e continuou correcta.

hoje está a trabalhar bem, mas tenho que aumentar o vcore para 1,65 para ficar a 1,50 reais.

Que poderá ser isto ? :?
    sei que vou ter problemas futuramente pois esta instabilidade não acontece por obra e graça do espirito santo...

obrigado pela ajuda e pela paciência para ler isto tudo :P

p.s. tenho esta configuração há um ano e nunca deu chatices, já pus última bios 2.0a e tá na mesma

2. gleal2000

gleal2000 Power Member

3. Swat

Swat I Folded Myself

Provavelmente esse é um daqueles problemas "bicudos" que só mesmo com a mão na massa é que se pode resolver :x
    eu não sei mesmo o que te dizer, troca o lugar das dimm, faz um reset a bios, formata o pc, não sei o que dizer mais :S
    Boa sorte ai com isso.

Cumps

4. caprr

caprr Power Member

qdo detectares tensao insuficiente, liga a fonte sem nenhum compenente ( mesmo sem board ) e ve qual a tensao...
    se nessa altura a tensao estiver abaixo do que é suposto estar, começa a pensar em trocar de fonte.

5. gleal2000

gleal2000 Power Member

como é que eu meço as voltagens da fonte sem tar ligada à board? com um multimetro?
    não sei trabalhar com isso, nem sei a que fios ligar...

o esquisito é que com uma fonte melhor e quase nova de um amigo que tem as voltagens correctas no pc dele, no meu nem arrancava :eek:

estava com esperanças que aparecesse alguém que já tivesse tido este problema para conseguir isolar o componente que tá a falhar, provavelmente deve ser a mobo marada.

thanks anyway :)

p.s. já esta há 3 dias a bulir perfeitamente, até tenho medo de o desligar :p

Partilhar esta Página