1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problemas na reprodução de áudio e vídeo

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por joaolpinho, 31 de Agosto de 2012. (Respostas: 7; Visualizações: 678)

1. Não tenho a certeza se é problema do software ou hardware, mas aqui vai...

Há cerca de um ano, comprei um Yamaha Audiogram 3, audio interface por USB. Sempre funcionou bem, sem problemas. Recentemente, ocorreu-me visitar o site da Yamaha para saber se teriam drivers para melhorar o desempenho do aparelho e, sem surpresa, tinham..."Yamaha USB Audio Driver V1.1.2 for Windows 7 / Vista (SP1 or later) 64bit". Depois de instalar, experimentei no Cubase, melhorou a latência de resposta, o que foi excelente. No entanto, o som começou a apresentar umas interrupções estranhas, quase como se a ligação USB se perdesse durante alguns décimos de segundo, "aqui e ali", de forma completamente aleatória. Vim a verificar que isto acontecia tanto no Cubase, como a reproduzir música ou vídeos no Windows Media Player ou YouTube, basicamente sempre que o som estiver envolvido... costumam chamar audio stuttering a este problema.

Há alguma solução para este problema? Poderá ser algo da minha motherboard? Algum problema nas portas USB? Algum conflito com os restantes aparelhos ou componentes? Talvez convenha dizer que tenho um rato wireless Logitech RX720 também ligado a uma das portas USB traseiras, tal como o Audiogram. Mas é estranho o problema apenas surgir com o driver da Yamaha; com o driver genérico do Windows, o problema não existia...

2. Andre14w

Andre14w Power Member

quanto tens de buffer? é que quanto menos latencia. mais puxas pela placa

3. André, obrigado pela resposta! Usando este driver, a latência torna-se realmente muito reduzida (até algo como 10ms). Pode ser regulada no Cubase, entre low e high (aumenta para 23ms) latency, mas isso parece não surtir o menor efeito no problema. Já instalei todos os drivers da motherboard, placa gráfica, BIOS mais recente, desliguei programas de arranque desnecessários, experimentei com o anti-vírus e firewall desligados... até agora, nada feito...

4. Além disso, custa-me a acreditar que o problema seja dificuldade para processar, o processador é um i5 750 de 2,67GHz e tenho 6GB de RAM 1333 HyperX... o problema não pode ser do Audiogram, pois experimentei no portátil do meu pai (um Toshiba muito modesto, só para ir à internet e trabalho de escritório mesmo) e funciona tudo na perfeição... é um mistério...

5. Andre14w

Andre14w Power Member

tas a usar ASIO certo?
    uma forma prática de veres, é abrires o mixer de som do pc, no tray, e veres se a cena verde aumenta com o som, ou se apenas nao acontece nada.
    ou entao desactivas todas as placas de som que tenhas e vês se consegues ter com à mesma. porque a usar ASIO devias. eu com a minha placa nao posso tar a usa-la por ex. no media player, e a usar um VST ou o cubase ao mesmo tempo. um dos dois nao vai funcionar

Última edição: 8 de Setembro de 2012
  6. Quanto à tua primeira pergunta, não tenho grandes conhecimentos nesta área de gravação e produção áudio no PC, ainda estou a aprender... mas, pelo que vejo no Cubase, sim, o sistema Áudio VST é o Yamaha USB ASIO. Não percebi muito bem o teste de que falaste,no meu misturador aparece o Line In - o slider verde corresponde à reprodução de som, assim como ao gaguejo do som - e os sons do sistema.

Experimentei desactivar os outros dispositivos áudio que tenho mas o problema persiste sempre. Apenas deixo ligado o dispositivo "Yamaha USB Audio Driver" (o nome pelo qual o Windows parece reconhecer o Audiogram, depois de instalar o driver da Yamaha - antes, era USB Audio Codec).

Há aqui duas coisas estranhas; é este problema não existir quando uso o Audiogram no portátil do meu pai e só surgir no meu PC depois de instalar o driver da Yamaha (que faz com que o Audiogram passe a ser reconhecido como Line In pelo sistema).

7. Andre14w

Andre14w Power Member

da me a sensação que os dados estao a passar primeiro pelas camadas todas so sistema operativo. para teres esses "breaks". tenda desinstalar tudo. e voltar a instalar tal e qual como fizeste no portatil

8. Mas no portátil não fiz assim... simplesmente liguei o Audiogram, instalei o driver e deu na perfeição... no meu PC é que, depois dos problemas, formatei o disco e o driver da Yamaha foi das primeiras coisas que instalei no PC e o problema apareceu logo... deve ter algo a ver com hardware, algum tipo de conflito, não sei...

Partilhar esta Página