1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Está disponível o Comparador ZWAME em versão beta.
    Mais informações.
    Remover anúncio

problemas no boot!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Mitch, 24 de Novembro de 2002. (Respostas: 11; Visualizações: 1125)

1. Mitch

Mitch Banido

Ois, estou com um problema bastante grave...

quando ligo o pc (depois de estar algum tempo desligado), ele faz um BEEP muito alto, e não arranca. verifiquei no site da American Megatrends (BIOS) que isso pode ser um erro no refresh da ram. não sei bem o que é isso, mas na minha BIOS as configurações estao todas adequadas, nem sequer estou a puxar por aquilo.

para eu conseguir que o computador arranque, tenho de carregar no botao até ele desligar. ao voltar a ligar, já nao se queixa, mas uma das vezes fui à bios e as indicações de voltagem estvam todas maradas (tudo zeros). no boot seguinte estava ok.

ok, agora já consegui que o PC arranque, e carrega o windows... entao experimentei desligar e voltar a ligar. nada. n acusa erro nenhum. mas se deixar algum tempo o pc desligado já aparece o problema do boot.

a situaçao que eu tive nos ultimos dias antes disto aparecer foi o windows crashar no boot e fazer o pc reiniciar.

o que estará mal? RAM? motherboard? espero que seja a ram, pois eu sou de braga e encomendei a MB aí na unreal e para enviar isto é uma chatice. acho que na segunda feira vou ver se troco a ram para tentar isolar o problema... Mas há um outro condicionante. eu comprei ontem uma gf4 ti4200 aqui a um membro do forum, e o problema só se agravou quando a instalei. será um problema da placa grafica????? parece-me improvavel.

amd athlon 2000+
    256mb DDR333
    mb: gigabyte ga-7vax

2. zer0

zer0 [email protected] Member

Faz um clear cmos a ver se isso passa, depois tenta isto, ver se os cabos/componentes estao todos bem ligados, usar outra memoria/placa grafica, fazer update a bios. Uma coisa de cada vez é claro.

3. Mitch

Mitch Banido

um clear cmos n sei como se faz pk a mb n tem jumpers pra isso!
    a bios foi actualizada há pouco tempo e ficou tudo cool. vou ver isto tudo agora de tarde :(

4. Lucky_JL

Lucky_JL Power Member

tive esse problema no p2 350 da minha irma ... quando estava com 64 PC100 arrancava normalmente , mas depois devido a umas reformulaçoes foram la para 128 PC133 e outras peças .. a partir desse momento fazia exactamente o mesmo k o teu .. ao ligar a 1vez era um barulho agudo a apitar ... se carrega-se reboot arrancava normalmente ... SO nao podia ser pk tinha acabado de ser instalado nakele momento .. enfim andei la as voltas na BIOS , configuracaoes etc .. até k desisti , akilo funcionava , o erro era so um promenor por isso ...

so na semana passada é k cheguei a conclusao que era da RAM , pk testei lá 128 PC100 e akilo deixou de apitar ..

ou seja no teu o problema sera quase de certeza da RAM .. podes testar com o memtest86 ( www.memtest86.com ) , para verificar se a RAM tem erros ... e se tiveres mais memorias por casa que trabalhem a mesma velocidade que essa tenta trocar ..

:)

5. Mitch

Mitch Banido

hoje no boot alem dos beeps (que se eu deixar correr o pc numca mais param, contei pelo menos 10 LONGOS) deu BIOS CHECKSUM ERROR. depois fez boot normalmente!

acho que o problema é mesmo a motherboard :mad: fds lá vou ter de mandar esta mrda pra lisboa e ficar sem computador sabe-se la qto tempo!

6. Raptor

Raptor OC Legend

tenta mesmo com o clear cmos ou então vai carregando no Insert quando ligas pela 1ª vez o computador a ver no que dá!

7. JCmendes

JCmendes Power Member

tir a pilha da board que te limpa a bios!

8. Mitch

Mitch Banido

já tentei o clear cmos mas sem efeito, nao aconteceu nada. acho que só mesmo tirando a bateria (mas isso eu não quero fazer).

é uma seca é que só dá o problema depois de estar X tempo desligado! eu posso desligar, voltar dali a 5 minutos e ainda dá bem. mas nao sei quanto tempo tenho de esperar para dar o problema! fds até tou a faltar às aulas só por causa desta cena!

novas fontes de problema?
    -instalei disco duro novo há uma semana
    -instalei placa grafica nova no sabado (de gf2mx pra ti4200)

neste momento tenho tudo o nao essencial desligado. só tenho a ram, grafica, disco duro e drive diskettes.

acho que vou pedir ao meu colega a quem dei a gf2mx para fazer uns testes... é que se isto n aguenta uma ti4200 ou ela está danificada ou entao a motherboard/fonte estão maradas.

até desliguei as ventoinhas extra da caixa... :(

9. Mitch

Mitch Banido

bom, agora tá a ficar pior, pois já tenho dificuldades em que arranque... :( o que raio se passará?

10. Mitch

Mitch Banido

ora bem, hoje experimentei a gf4 no meu antigo Pentium 2 400 e... funcionou tudo direitinho! portanto nao será um problema exclusivo do placa grafica.

o pentium 2 tem agp2x como maximo, e no manual da placa grafica referem-se a problemas com o agp4x sem uns drivers vxd turbo ou lá o que é. portanto agora vou experimentar o AGP 2x no meu pc a ver se isso resolve o problema...

11. Mitch

Mitch Banido

ora bolas. n resolveu. hoje experimentei tb a minha antiga gf2mx, e funcionou bem, mas com algum atraso no POST, comparando com o normal.

será que a PSU nao está a fornecer energia que chegue antes de "aquecer"? é que depois do pc funcionar um bocado, ele liga bem. n tem mais problemas. o mau é quando arrefece (tipo desligar 10 minutos). aí é que já nao funciona convenientemente.

vá lá ppl, ajudem-me porque estou a 400kms da loja :(

12. Mitch

Mitch Banido

ora bem, hoje recebi a minha nova msi kt4 ultra (que a unreal gentilmente trocou pela minha gigabyte ga-7vax depois de ler o meu relatorio), e montei o sistema de novo, VOILA!! fez boot à primeira!

mas ainda nao testei convenientemente, pois o primeiro boot foi feito com FSB 100mhz, e ainda nao fiz boot a 133 (reboots nao contam!)

Partilhar esta Página