1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problemas no macbook

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por Gurzi, 3 de Junho de 2007. (Respostas: 28; Visualizações: 1515)

1. Gurzi

Gurzi Power Member

Boas malta, tenho duas dúvidas para vos colocar.

Comprei um macBook à cerca de 1 ano mais coisa menos coisa o 1.83 branco 512(2 x 256) ram com gráfica partilhada ( com recurso de 80 megas de ram à memória ram total).

Acontece que comprei porque tinha necessidade de trabalhar (programação e um pouco de nada de design)

Agora a minha primeira questão é , é normal um MacBook com as seguintes aplicações a correr :
    - Firefox
    - Mercury Messenger
    - Colloquy ( IRC)
    -SubThaEdit ( Um estilo de notepad)

Ao tentar abrir o Adobe Photoshop demorar 4 minutos(+-) só para entrar no programa ?

Acham que se comprar uma placa de 1 giga e ficar com 1 giga + 256 pode melhorar ou vai ser igual ?

Outra coisa, quando por vezes faço maçã Q para encerrar um programa todos fecham bem menos o firefox que por vezes fica em ( Not Responding) e lá tenho eu que ir fazer um Force Quit.

Espero ajuda .

Um abraço, Gurzi

2. Mitch

Mitch Banido

demorar 4 minutos não é normal seja em que computador for. por muito pouca ram que tivesse, nunca demoraria tanto tempo...

3. Gurzi

Gurzi Power Member

já o formatei e fica na mesma.

Já pensei seriamente em por Ubuntu aqui xD

Gosto muito disto, mas ou é do meu computador ou começa a tornar-se um sistema pesado.

Inclusive já tirei as widgets para não fazer load à memória.

4. aclaud

aclaud Power Member

Não sei se o iStat é intel ou ppc, mas exprimenta um aplicativo do género para monitorizar a quantidade de ram em uso, e logo vês se necessitas de mais ou não.

5. Sox

Sox Power Member

Não é necessário aplicações extras para ver esse tipo de dados, o OS X trás todas as ferramentas necessárias, é só procurar.

Finder > Applications > Utilities > Activity Monitor

6. Catacang

Catacang Power Member

É obvio que é falta de RAM, mete mais um GB que isso voa!
    Um Macbook tem gráfica integrada, segundo o site da Apple pode consumir até 80MB da RAM principal, logo o sistema só conta com 400 e tal MB de RAM.
    É fácil essas quatro aplicações consumirem mais de 100MB de RAM, basta ver que o Mercury Messenger, salvo erro, é feito em Java, logo é tudo menos leve e ainda deve consumir qualquer coisa de RAM significativo. O próprio Firefox para Mac não está optimizado com as APIs de Cocoa como o Camino, logo é significativemente mais lento e pesado que o Safari ou o Camino.
    Por fim dizes que o Photoshop é lento a abrir, assumindo que não compraste o Photoshop muito recentemente e como não referes a versão, se calhar estás a correr o Photoshop CS2 que não é Universal Binary, ou seja, é para PowerPC, logo tens o Rosetta a emular isso, logo o pouco que já não restava de RAM é manifestamente insuficiente!
    Soluções:
    O Mercury Messenger é pesado, usa outro que seja mais leve
    O Firefox está longe de ser o browser mais leve para Mac
    O Photoshop não é um programa propriamente leve, pior ainda se não for a versão CS3 Intel mas sim a CS2 PowerPC emulada pelo Rosetta.
    A gráfica integrada está a roubar os já curtos 512MB de RAM
    O disco rígido de portátil é de 5400rpm e não de 7200rpm como os desktop, logo o swap para o disco é altamente penalizante na performance.

Um amigo meu comprou no ano passado esse Macbook 1.8 com 512MB de RAM e ficou muitíssimo desiludido com a performance, a primeira vez que o experimentei disse-lhe logo que era mais lento que o meu Mac Mini G4!!!
    Arranjou duas placas de 512MB e andou uns tempos com 1GB e sentiu uma diferença gigantesca na performance!
    Mas como trabalha com o Parallels e Photoshops e outras coisas pesadas, acabou por juntar e meter definitivamente 2GB de RAM: o computador voa!!!

Cumps.

7. Gurzi

Gurzi Power Member

Obrigado,

Vou deixar 2 screenshots para veres se se passa algo fora do normal..

Primeiro nem sei o que são algumas coisas que lá andam tipo aquela que está seleccionada.

Última edição: 3 de Junho de 2007
  8. Catacang

Catacang Power Member

A regra para veres se te falta mais RAM é veres a diferença entre os Page Ins e os Page Outs.
    Se a quantidade de page outs for mais de 20% que a dos page ins precisas de mais RAM.
    No teu caso tens 197 mil para 117 mil, pelo que não tem nada que enganar, precisas urgentemente de mais RAM!

Cumps.

9. Gurzi

Gurzi Power Member

O que não é muito normal, dá para ver as apps que tenho abertas e são as básicas..

Estranho como é que com tanta pouca coisa a ram se vai assim..

Ok, quanto custa uma plaquinha de 1 giga ?

Agora a dúvida, 1 giga chega?
    LOL

10. Fork

Fork What is folding?

2 gigas 80 euros.

www.crucial.com

E o o firefox sozinho esta a comer 100 megas. Com o photoshop que ia comer mais uns 200-300. o computador fica lento pois claro que fica

11. Catacang

Catacang Power Member

Se olhares com atenção vês logo o que tenho dito em cima:
    O Mercury está a consumir 64 MB de RAM
    O Firefox está a gastar 113MB de RAM
    Só estes dois sozinhos gastam 180MB de RAM!
    Mais os 80MB da gráfica, mais o que o próprio sistema operativo tem sempre de gastar.
    Basta meteres aí o Photoshop a correr, ainda para mais se for o CS2 que o sistema vai arrastar-se...
    Uma placa de 1GB está a menos de 50 euros.
    Duas placas de 1GB a cerca de 80 euros em lojas online como o da crucial (que aqui no forum falam bem dela)...
    Se meteres 1GB e deixares a outra de 256MB já vais ter 1,25GB que já é muito bom, aqui em casa tenho 1GB certos num iMac e num Mac Mini e ambos portam-se muito bem!

Cumps.

12. Mitch

Mitch Banido

acho que voces estão a olhar para o problema de forma errada.

tive, até há bem pouco tempo, 512mb de ram no meu portatil... e uso o photoshop cs2. e nunca, mas nunca, demorou tanto tempo a ligar o photoshop, por muito ocupada que estivesse a ram. 4 minutos? isso não é (só) problema de falta de ram...

13. Catacang

Catacang Power Member

E tinhas o Photoshop CS2 para Mac?
    É que o problema do CS2 é a tal questão de ser PowerPC e ao correr num MacIntel tem de estar o Rosetta a emular por detrás... e pela minha experiência o Rosetta para além de não ser propriamente rápido, consome bastante RAM...
    Se até no XP tive de meter 1GB no portátil que com 512MB o caso já ficava feio às vezes, quanto mais num Mac que como se sabe é fortemente dependente da RAM por causa das políticas de cache bastante agressivas.

Cumps.

14. Gurzi

Gurzi Power Member

Ok obrigado , vou apostar então e 2 x 1 giga :)

Agora uma pergunta parva, eu vou a Londres trabalhar dentro de 5 dias, acham que lá na loja da apple fica mais barato ?

15. Sox

Sox Power Member

O teu portátil é um Mac? O teu Photoshop é a versão para PPC e está a ser emulado? O teu sistema operativo é o OS X?

Não me parece...

Estamos a falar de alhos e tu vens com bugalhos.

16. Mitch

Mitch Banido

não me lembrei da emulação - escusam de atirar a pedra do "o teu portátil é um mac? não? então és um inútil".

mas muito sinceramente se o problema de demorar muito é da emulação, então onde é que fica a ram? o photoshop ao abrir nem pede muita ram.
    seja em pc ou mac :P

17. Gurzi

Gurzi Power Member

Alguem me explica o conceito de

Page ins / out ??

Usei agora o Applejack para o disco e estupidamente o out na screenshot qque deixei em cima estava em 111 mil e agora anda de 0 a 9

Fiquei à toa agora, alguem tem uma explicação ??

Catang li agora o teu edit ao post, percebi tudo, obrigadao :)

Outra coisa, tenho um processo chamaod ItunesHelper que está sempre aberto, não à maneira de o fechar para sempre ? :s

18. Mitch

Mitch Banido

o photoshop só é nativo intel a partir da versão CS3 (mas espera aí que venha alguém que tenha mesmo um mac para te confirmar, porque só esses é que falam a "verdade") :P

19. Gurzi

Gurzi Power Member

Obrigado, vocês tem sido incriveis :)

Bem , vou mesmo comprar duas plaquinhas de 1 giga de RAM.

Estou a pensar verificar que se na apple de Londres for 2 gigas( 2 x 1 ) a menos de 100€ peço logo aos gajos para aqui porem isso que eu nao sei como se abre o mac( embora tenha que aprender para limpar o teclado).

Bem eu ja li as threads todas aqui do fórum à procura de apps mas já testei o adium e existem contactos com quem não consigo falar, já tentei o amsn e aquilo às vezes passa-se e nao consigo escrever ou com as abas nao consigo mudar de utilizar para ver o que outro escreveu.

Em relação ao browser, só uso o firefox por duas razões , acesso directo ao ftp com o ftp( FireFtp) integrado e a cena para adicionar links ao del.icio.us que me dá imenso jeito e uma coisa que nunca percebi, não tenho google chat o gtalk no safari quando acedo ao meu gmail ao contrário do firefox.

Se tiverem alternativas porreiras digam,

e peço ainda como já referi uma breve explicação do pages ins/out que mudou brutalmente depois de fazer um repair ao disco.

20. Sox

Sox Power Member

Só deixei aquele post porque acho incrível certas comparações descabidas onde nenhuma das variáveis é igual às da pergunta do problema. (ex: o OS, o hardware, a versão do programa, a emulação, etc...).

Apple de Londres?!

Aconselho-te a tentares novamente o adium, é o que uso por aqui e corre tudo às mil maravilhas (principalmente agora com o ultimo update!).

Tens de definir as tuas prioridades. Se a prioridade é usares o firefox tudo bem, mas se realmente pretenderes melhorar a performance do Macbook então a opção correcta seria mudares para o Camino (pelo menos enquanto não chegam as memórias).

Partilhar esta Página