Problemas no macbook

Um page in é a passagem de dados do disco rigido para a memória RAM.
Ocorre quando arrancas o sistema operativo e ele carrega-o para a memória, ocorre enquanto usas o computador e abres um programa (e ele carrega-o para a memória), quando abres um ficheiro, etc. etc.
Quando a memória RAM encher, e quiseres abrir mais um programa, ele vai ter de passar alguns dados das aplicações que já estão abertas para o disco rigido de forma a libertar espaço na RAM para caber lá o novo programa.
Esta passagem de dados da memória para o disco é um page out.
Se tiveres muitos programas aberto que gastem mais do que a memória real que tens no computador, ele vai estar constantemente a passar dados que estavam na memória para o disco, só que os discos são lentos quando comparados com a memória, logo o sistema está sempre a "parar" para enviar dados de e especialmente para o disco (notas logo pelo excesso de vezes que vês a bola de praia colorida a rodopiar em vez do ponteiro normal do rato).
É normal um número elevado de page ins, quando há falta de RAM o número de page outs aumenta exponencialmente e isso é mau.
O meu Mac Mini está ligado há 4 dias, tem perto de 500 mil page ins e apenas 15 mil page outs.

Cumps.
 
Camino instalado e testado - Load de 87 mbs
Safari testado - Load de 40mbs


Ok, então à bocado estava a passar MESMO muita coisa para o disco lol!

Em relação às memórias, não gosto muito de mandar vir coisas por correio, prefiro na mão, por isso falei na loja da Apple mas se os preços divergirem muito nem penso duas vezes, crucial.com xD
 
Última edição:
Ah, o contador de page ins/outs é incremental, e só volta a começar do zero sempre que reinicias o computador. De resto vai sempre aumentando.
Daí que mal acabes de ligar o Mac tens 0 page outs, e só ao fim de algum tempo de uso eles vão aumentando.

Cumps.
 
Ah, o contador de page ins/outs é incremental, e só volta a começar do zero sempre que reinicias o computador. De resto vai sempre aumentando.
Daí que mal acabes de ligar o Mac tens 0 page outs, e só ao fim de algum tempo de uso eles vão aumentando.

Cumps.


lol, tudo explicado xD!!

Estava a achar realmente estranho :P

Bem para finalizar este tópico, algum cliente de ftp que aconselhem ???

Que não pese muito , que ram á pouca :P
 
LOL, não tinha pensado nisso, oh yeah isso é a pro..

vou por-me a pesquisar algo que me ensine a mexer pelo terminal :P
 
não me lembrei da emulação - escusam de atirar a pedra do "o teu portátil é um mac? não? então és um inútil".

mas muito sinceramente se o problema de demorar muito é da emulação, então onde é que fica a ram? o photoshop ao abrir nem pede muita ram.
seja em pc ou mac :P

Nas circunstâncias descritas, o Photoshop vai pedir muita ram para abrir, porque antes de ele abrir tem que ser aberto o emulador Rosetta que sozinho come uns 200 e tal mega de ram, pelo que ouvi dizer.
 
Nas circunstâncias descritas, o Photoshop vai pedir muita ram para abrir, porque antes de ele abrir tem que ser aberto o emulador Rosetta que sozinho come uns 200 e tal mega de ram, pelo que ouvi dizer.

Parece que todos vocês se esquecem que o principal problema do Rosetta é a performance. Tendo muita ou pouca memória, aquilo é basicamente uma lesma, porque tem de fazer a conversão das instruções ***** em instruções x86.

O Gurzi que experimente o CS3. A diferença é descomunal (e sim, eu tenho o CS3 para OS X).
 
Back
Topo