1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

Problemas no meu volante MOMO. :(

Discussão em 'PC Gaming' iniciada por osorio86, 24 de Novembro de 2008. (Respostas: 13; Visualizações: 2814)

1. O meu volante é um Logitech Momo Racing Force Feedback Wheel, e tem um problema que consiste na perda do centro, Isto só acontece quando faço movimentos rápidos!
    Será que alguém já teve esse problema e conseguio resolver?

2. Resev

Resev Power Member

Pois...
    O MOMO é muito bonito e não sei quê, mas os potenciómetros neste modelo não valem um caracol.
    É só uma questão de tempo até começarem a dar problemas, habitualmente o primeiro sintoma é mesmo esse, perda de ponto zero (centro).

Podes fazer algumas coisas, mas nenhuma delas é garantia permanente de bom funcionamento.

1 - Vê se no jogo que queres jogar existem opções de calibração avançadas.
    Em caso positivo procura uma opção de zona morta (Dead Zone), e define esta opção para ser tão grande quanto o necessário até desaparecer o problema.
    Poderás perder alguma sensibilidade no centro, mas é preferível a não ter sensibilidade nenhuma.

2 - Desliga o cabo USB do volante e volta a ligar pouco depois.
    Isto vai forçar uma recalibração, mas como provavelmente o problema é mesmo físico, isto não irá adiantar de muito.

3 - Em conjunto com o ponto anterior, podes usar a Clear Calibration Tool da Logitech para apagares completamente os ficheiros de calibração no PC para substitui-los por novos.
    Novamente como o mais provável é o problema ser físico, isto não deverá ajudar muito.

4 - Abres o volante e aplicas WD-40 nos potenciómetros (os eixos físicos de ligação).
    A lubrificação até pode ajudar, mas não resolve permanentemente, e eventualmente deixará de fazer efeito, se o fizer de todo.

5 - A solução final, compras um volante novo que dê menos problemas.
    O Driving Force Pro não padece desses problemas ao ter pots de melhor qualidade, o G-25 está na mesma onda mas é bem mais caro.

Cheers.

3. Cage57

Cage57 Power Member

Eu também tenho um Momo e também tem esse problema e que foi parcialmente resolvido com um programa da Wingman Team, tens aqui o site http://www.wingmanteam.com/
    E a partir de agora tem cuidado com os pedais, principalmente o acelerador que com o passar do tempo acaba por perder sincronização e dá valores errados, nesta caso basta abrir os pedais e prender o potenciómetro com um papel ou até cola(mas cuidado com este método).
    Prontos fica aqui isto para teres uma ideia do que esperar.
    Eu adoro o Momo o único problema dele é mesmo os potenciómetros.

4. Ok vou experimentar a instalar alguns desses softwares para ver se resolve o problema ou pelo menos minimizar... e já agora o potenciómetro está a venda e dá para substituir por um melhor?
    Já o tenho desde de 2005, a coisa de um ano para cá ele perdia o centro, mas era uma vez por outra até que ficou assim, o que é pena, o volante é muito fixe e resistente, se tiver que comprar por outro é o G-25 sem dúvida, mas não queria estar a gastar euros. :(
    Obrigadão pela ajuda. ;)

5. lkezen

lkezen Power Member

Tambem tenho um MOMO, o problea dos potenciometros tambem me calhou a mim, arranjei uma maneira simples e rapida de solucionar o problema, e' virar o volante todo para a esquerda e todo para a direita e la' fica equilibrado (ou inverso).
    A ultima x que joguei foi o Dirt e acho que foi a ultima, de tanto virar de um lado para o outro o volante ficou sem forca e cheirouu um cadito a queimado, persumo que a forca foi-se, ainda tenho de o experimentar a ver se ja' esta' bom! :D

6. Se eu virar o volante todo para a direita e para a esquerda ele fica centrado, mas o problema é ao fazer um movimento mais rápido lá se foi o centramento para as couves lol... jogar assim, prefiro nem jogar... mas logo quando estiver em casa vou abrir e fazer uma pequena manutenção para ver se anda mais uns tempos.

Última edição: 25 de Novembro de 2008
  7. piberman

piberman Power Member

Também tenho um Momo e estou satisfeito.

Vê se este site te ajuda

8. Ontem testei bues de softwares e nenhum me conseguio resolver o problema, depois comecei por abri o volante onde finalmente cheguei a uma conclusão, o problema só pode ser de uns sensores... não tenho a certeza mas desconfio. Falei de seguida com o meu irmão que percebe de electrónica para me dar o parecer dele e deu-me 99% de razão. Agora só me resta substituir os sensores velhos por uns novos e espero que fique a bombar, pelo menos estou com muitas esperanças!
    Assim que substituir os componentes, direi se realmente ficou a funcionar melhor ou não. ;)

Última edição: 26 de Novembro de 2008
  9. Sim vi... uma grande referencia!
    Para quem tiver algum problema no volante a nível de hardware, aconselho este site que o Piberman indicou, tem muitas soluções de grande utilidade.
    Piberman obrigadão pela dica! ;)

10. chain

chain Power Member

ora bolas!
    eu que ia pedir ao pai natal um momo! :eek:
    acham que a compra n vale apena? o g25 esta fora de questao, é mto caro para mim, pelo preço do momo compro algum equivalente e que n tenha estes problemas?

cumps

11. danielG

danielG Power Member

Compra o Driving Force Pro. Encontra-lo na secção de Playstation 3, mas também funciona no PC. Custa 130 euros.

12. ELgatu

ELgatu Power Member

tive o momo durante 2 anos e meio, e numca tive problemas.
    por isso recomendo o volante, para min, alem de ser o mais bonito, tem um preço justo...comprei o meu la fora(espanha) por 89€. ca pedem 150€ por ele nao sei porque!?

13. nepice

nepice Suspenso

qd comprei o meu, tive indeciso entre o momo e o dfp, para mim o momo é apenas o mais bonito, mas o dfp sempre tem os 900º e dá para ligar ao pc/ps2/ps3....

mas o momo sem duvida é o mais bonito...e desde a uns tempos para ca, que os momo´s ja nao trazem esse defeito....penso eu de que...tinha ideia que esse problema ja tinha sido resolvido por parte da logitech, sem ser preciso recorrer a esse tipo de artimanhas para dar a volta a situacao.

cumps

Partilhar esta Página