Windows Vista Problemas no Windows Vista

Eu acho que há casos e casos, e há máquinas e máquinas.
Eu acredito piamente que o Vista se porte bem com alguns hardwares e mal com outros hardwares.
Eu usei o Vista RC1, mas tinha muitos bugs, logo voltei ao XP.
Depois testei o RC2, foi o Vista que menos tempo durou na minha máquina, funcionava pior que a RC1, voltei ao XP.
Finalmente saíu o Vista final, e como tenho licensa MSDNAA para o Business dei-lhe a última hipótese. Tive problemas com vários softwares mais antigos que preciso de usar para a Universidade (alguns do tempo do Win 3.11, ou Win 95), tive crashes com outros softwares mais recentes, alguma lentidão geral, mas fui tweakando, e corrigindo os problemas como podia...
Até que um dia ficou assim: http://pwp.netcabo.pt/jaquintas/vista.3gp
Percebi então que o Vista ou é incompatível com a minha máquina, ou incompatível comigo, ou se calhar com ambos!
Voltei ao XP definitivamente porque no meu caso concreto tive demasiado azar com o Vista, e o XP até que funciona muito bem...

Cumps.
 
Então pode ser que estas férias faça um guia para o XP.. Isto é o que se vai aprendendo no Microsoft Software Forum Network :P (não é da MS, mas discute-se lá tudo da MS)

Mas eu crio um guia, e talvez um script de nlite..

cumps
 
Bem, instalei o Vista no meu computador e só tenho a dizer bem dele.

Só houve um pequeno problema, acabou por não detectar o dispositivo de som, mas lá encontrei os drivers na net e com alguma pericia já está a funcionar.

Se também salientar o Vodafone Mobile Connect 9.1, instalou, detectou a placa a funciona muito bem.

O desempenho está satisfatório, não noto lentidão, a nível de jogos só experimentei o FM2006 e entrou muito bem, tal como se estivesse a correr em XP.

Codecs também já consigo correr todos os formatos de vídeo sem qualquer problema. Realmente, para o que ouço toda a gente a querer ficar no XP, só irei testar mais algumas coisas e tirarei definitivamente o XP do meu computador, fiquei bastante satisfeito com o Vista.

Também irei antentar ao manual do Romani48 para ver onde posso tirar mais algum desempenho.
 
Fartei-me de pesquisar e não encontrei , mas sei que nada por aqui.
Uma alteração ao registo do Vista ou parecido que faz com que ele "veja" completamente os 4GB de ram. Alguém pode ajudar?
 
Haver há, e aqui no forum... porem não faz mais nada a não ser "ver"... ou seja não os utiliza.. É UMA LIMITAÇÃO DOS 32BITS, do Linux ao MAC, Windows, tudo!!

Tal como com Fat16 só podes ter até 4Gb.. e com Fat32 não podes ter ficheiros maiores que 4Gb.. é assim.. não há registo nenhum que te altere isso..

apenas os 64bits deixam utilizar acima dos 3.5Gb..
 
Haver há, e aqui no forum... porem não faz mais nada a não ser "ver"... ou seja não os utiliza.. É UMA LIMITAÇÃO DOS 32BITS, do Linux ao MAC, Windows, tudo!!

Tal como com Fat16 só podes ter até 4Gb.. e com Fat32 não podes ter ficheiros maiores que 4Gb.. é assim.. não há registo nenhum que te altere isso..

apenas os 64bits deixam utilizar acima dos 3.5Gb..

Not exactly.
Existe um "hack" chamado PAE (Physical Address Extension) que permite suportar até 64GB de RAM em Windows 2000 Server e Windows Server 2003 de 32bit, mas a performance não é famosa.

Acima de 4GB eu já recomendo versões de 64bit do Vista, Server 2003 ou XP, dependendo da aplicação de software (os jogos que precisam de mais de 2GB aínda são raros, e as versões de 64bit aínda mais raras são).
 
Haver há, e aqui no forum... porem não faz mais nada a não ser "ver"... ou seja não os utiliza.. É UMA LIMITAÇÃO DOS 32BITS, do Linux ao MAC, Windows, tudo!!

Tal como com Fat16 só podes ter até 4Gb.. e com Fat32 não podes ter ficheiros maiores que 4Gb.. é assim.. não há registo nenhum que te altere isso..

apenas os 64bits deixam utilizar acima dos 3.5Gb..


Sim eu sei que é uma limitação dos 32Bits. Mas já vi aqui um tweak que ajuda o vista a usar com mais eficiência toda a memoria que lhe é possível, ou seja os 4GB.
 
Not exactly.
Existe um "hack" chamado PAE (Physical Address Extension) que permite suportar até 64GB de RAM em Windows 2000 Server e Windows Server 2003 de 32bit, mas a performance não é famosa.

Acima de 4GB eu já recomendo versões de 64bit do Vista, Server 2003 ou XP, dependendo da aplicação de software (os jogos que precisam de mais de 2GB aínda são raros, e as versões de 64bit aínda mais raras são).

sim, alias, acho que já foi postado aqui no forum.. mas apenas nesses SOs... porem eu também recomendo até 2/3Gb os 32bits e acima disso os 64bits..

cumps
 
malta, tou com o Xp e só digo:

QUE DIFERENÇA!

Tenho tudo ligado (ainda não optimizei isto) tenho o EyeCandy todo ligado, nenhum serviço parado, tenho o Antivirus a Correr, tenho as cenas da nvidia a correr, tenho o RevConnect a correr ligado a mtos hubs.
e está a ocupar-me 369MB de ram! sem o revconnect ocuparia-me cerca de 280 prai :p
Tenho todos os updates e SP2 tenho MP11.

Só n tenho 1 coisa k antes tinha
A partilha de ligação á net atravez de uma rede ADHOC!

-

A minha despedida com o Vista:

Instalei memoria comprada ao VascoRama (podem ver pelo meu feedback k essa parte é verdade) desligei os cabos usb todos etc...., meti a memoria dei 1 limpesa lá dentro e kd liguei. Supresa das supresas, fiquei mm supreendido (not) o windows crashou.
Será das memorias? será conflito? não é mesmo Vista...
2 reboots mais tarde e dps de ele reconhecer o hardware todo de novo (scanner, camera, rato, teclaro, impressora, xtpo) peguei na minha tralha e fui-me embora pro xp.
Ah, 1 erro novo k me apareceu, dps de ter desligado o comp e emter a memoria, foi a placa de som k deixou de funcionar, os drivers bloqueavam cada vez k o computador ligava, ou seja, ficava 10 minutos pendurado no arranque, e dps dizia k 1 driver falhou mas bla bla bla bla, ou seja tive 1 problema com os drivers e 1 problema grande com o vista.

Vista n é só os drivers k o fazem mau, é o proprio sistema operativo, é HORRIVEL e podem dizer o que voces quizerem, k eu n sei mexer nisto, k o vista é bom , k voces nunca tiveram problemas, eu bato-vos o vosso Vistazeco com o XP aos pontos ;)
 
malta, tou com o Xp e só digo:

QUE DIFERENÇA!

Tenho tudo ligado (ainda não optimizei isto) tenho o EyeCandy todo ligado, nenhum serviço parado, tenho o Antivirus a Correr, tenho as cenas da nvidia a correr, tenho o RevConnect a correr ligado a mtos hubs.
e está a ocupar-me 369MB de ram! sem o revconnect ocuparia-me cerca de 280 prai :p
Tenho todos os updates e SP2 tenho MP11.

Só n tenho 1 coisa k antes tinha
A partilha de ligação á net atravez de uma rede ADHOC!

-

A minha despedida com o Vista:

Instalei memoria comprada ao VascoRama (podem ver pelo meu feedback k essa parte é verdade) desligei os cabos usb todos etc...., meti a memoria dei 1 limpesa lá dentro e kd liguei. Supresa das supresas, fiquei mm supreendido (not) o windows crashou.
Será das memorias? será conflito? não é mesmo Vista...
2 reboots mais tarde e dps de ele reconhecer o hardware todo de novo (scanner, camera, rato, teclaro, impressora, xtpo) peguei na minha tralha e fui-me embora pro xp.
Ah, 1 erro novo k me apareceu, dps de ter desligado o comp e emter a memoria, foi a placa de som k deixou de funcionar, os drivers bloqueavam cada vez k o computador ligava, ou seja, ficava 10 minutos pendurado no arranque, e dps dizia k 1 driver falhou mas bla bla bla bla, ou seja tive 1 problema com os drivers e 1 problema grande com o vista.

Vista n é só os drivers k o fazem mau, é o proprio sistema operativo, é HORRIVEL e podem dizer o que voces quizerem, k eu n sei mexer nisto, k o vista é bom , k voces nunca tiveram problemas, eu bato-vos o vosso Vistazeco com o XP aos pontos ;)



LOL pa pronto então fica lá com o XP e consola-te :D. Eu uso o Vista já há algum tempo e tou super satisfeito... Ainda hoje fui instalá-lo a casa de um colega meu. Ficou impecável! O computador não é propriamente novo e detectou drivers para tudo...

Já instalei o vista nos seguintes PC's:

PC 1: O meu PC que podem ver se carregarem no "My System"
PC 2: No PC do meu irmao que é igual ao meu excepto a motherboard que é a A8N-E, o Processador que é um 3200+ e a gráfica que é a 6600 GT mas com 256 mb's e o disco que é de 160 GB's
PC 3: AMD 2800+ | 512 de RAM | GeForce 5200 128mb's | 120 GB's
PC 4: Portátil ASUS | AMD 64 X2 | 1 GB | GeForce 7300 | 120 GB's
PC 5: Pentium 4 3.0 Ghz | 512 de RAM | GeForce 5700 LE 256 mb's | 80 GB's
PC 6: Portátil ACER | Pentium M 1.5 | 512 de RAM | ATI 9700 64 mb's | 40 GB's


E posso dizer que em todos funcionou impecavelmente... Claro que tem os seus problemas mas qual é o SO que não dá um único problema? Há sempre qualquer coisa que não está perfeita! Lembro-me do inicio estar a ter alguns problemas a ligar o meu PC ao do meu irmão tendo eu o Vista e ele o XP mas depois de passar algum tempo a pesquisar no google lá descobri a solução e ficou o problema resolvido! Assim como a impressora por rede também não funcionava... Mas as coisas resolvem-se sempre! A não ser que o software não seja compativel ou não haja drivers para isto ou para aquilo. A nível de software sempre funcionou tudo às mil maravilhas... Enfim não sei qual é o problema do pessoal em relação ao Vista mas é escusado comentários como este: "eu bato-vos o vosso Vistazeco com o XP aos pontos". Cada utilizador usa o sistema operativo que mais lhe convém... Agora não venham para aqui queixar-se do uso de memória do Vista a dizer que usa muita memória e que o XP só usa 200 ou 300 Mb's como li no post acima. O Vista tem um sistema de gestão de memória diferente do XP e na minha opinião muito melhor! É normal que precise de usar memória mas isso não implica que o PC fique mais lento, antes pelo contrário é um pedaço mais rápido a abrir seja o que for. Portanto, antes de criticarem o elevado uso de memoria RAM do Vista informem-se acerca do funcionamento do sistema operativo!






cumps
 
Última edição:
..."eu bato-vos o vosso Vistazeco com o XP aos pontos"...

Não sei onde. Uma frase dessas só vem de um tipo de pessoas, as que nunca usaram o Vista.

Sion;1689912" disse:
Agora não venham para aqui queixar-se do uso de memória do Vista a dizer que usa muita memória e que o XP só usa 200 ou 300 Mb's como li no post acima. O Vista tem um sistema de gestão de memória diferente do XP e na minha opinião muito melhor!

Sem as mínimas das dúvidas.

Ainda não fiz qualquer mudança aos serviços correntes do Vista e o sistema é bem estável, mesmo depois de longas horas de funcionamento, no qual efectuei a execução/instalação/remoção de vários programas.

Consegui ter todo o hardware funcional: internet, som, gráfica, placa wireless...

Incompatibilidades/Problemas até agora vistos:

O Utorrent instalou normalmente, mas não conseguia efectuar qualquer download. Com o Azureus correu tudo bem.

O Nero 6 indicou imediatamente que não era compatível com o SO, mas segundo já vi a versão 7 já tem compatibilidade.

O Real Player instalou mas não arrancava para reprodução de ficheiros vídeo *.rmvb. O Real Alternative funciona bem.

Por uma vez o sistema bloqueou por completo, sendo a única solução o botão de energia.

De resto, não encontrei mais nenhum problema.
 
Ainda não percebi mesmo porque tiveste tantos problemas com o Vista. Se o teu computador fosse uma máquina com algum tempo, era uma coisa, mas é uma máquina com boas capacidades.

Porque não experimentas instalar com calma, procuras drivers correctos, qualquer problemas procuras a solução aqui na techzone ou mesmo outros locais na net, tem que haver maneira de isso funcionar correctamente.
 
Ainda não percebi mesmo porque tiveste tantos problemas com o Vista. Se o teu computador fosse uma máquina com algum tempo, era uma coisa, mas é uma máquina com boas capacidades.

Porque não experimentas instalar com calma, procuras drivers correctos, qualquer problemas procuras a solução aqui na techzone ou mesmo outros locais na net, tem que haver maneira de isso funcionar correctamente.

já exprimentei
cheguei á conclusão que o windows é o ME2 e ponto final, voces secalhar fecharam os olhos aos problemas e olham pra 1 sistema operativo k é para funcionar 2 ou 3 horas e fecham os olhos e dizem, bem, tirando todos os defeitos e problemas k ele tem, do facto de ser pesado e inutil, ADORO o Vista, é a unica exlpicação que posso encontrar
 
já exprimentei
cheguei á conclusão que o windows é o ME2 e ponto final, voces secalhar fecharam os olhos aos problemas e olham pra 1 sistema operativo k é para funcionar 2 ou 3 horas e fecham os olhos e dizem, bem, tirando todos os defeitos e problemas k ele tem, do facto de ser pesado e inutil, ADORO o Vista, é a unica exlpicação que posso encontrar

Tu só podes ter estado a fumar umas brutais...

O Vista é o melhor e o pior Sistema Operativo que a Microsoft lançou.
É o melhor em relação à estabilidade e performance, o XP, quando saiu, era extremamente vulnerável e instável, o suporte era mínimo, safou-o o pormenor de partilhar a mesma estrutura de drivers do Windows 2000, o Vista, para algo tão recente, conseguiu aguentar-se e o suporte para software pré-Win2000 é bastante melhor do que se esperava. Mas é o pior em termos comparativos, para a sua altura o Windows XP era o sistema operativo mais user-friendly que existia, agora o Vista tem que competir com o Ubuntu, um MacOSX tão ao mais avançado que o Vista e outros inúmeros sistemas operativos, estes, distribuições linux.

O Windows Vista tem uma gestão de recursos de sistemas que mete o Windows XP SP2 a um canto, não mete um Debian Sarge a um canto, mas não se pode pedir tudo, posso dizer que o tenho no portátil, num desktop com uma placa gráfica DX8 (tive uma 6800u que fritou e não estive para me preocupar mais com isso, foi a primeira de 20 euros que me apareceu à frente) e nunca tive um único problema em termos de estabilidade e performance, a minha única queixa foi até devido a uma falha de hardware (o router).

O Windows Vista não compensa, claro que não compensa, pelo que pedem por ele? Bem que podem beijar-me o traseiro, mas, ter sido estudante universitário e ter arranjado um portátil com uma versão OEM do Vista deu para equipar duas maquinas com o tal sem ter arrotado um tostão (ok, ok, eu sei que paguei pela versão OEM ao comprar o portátil).

Se vou a escolher do ponto de vista financeiro, 200 euros por um sistema operativo quando existem superiores no mercado por preços bastante mais reduzidos? Nem pensar, do ponto de vista tecnológico, Vista, sem duvida, isto se o sistema for minimamente recente, uma coisa é ter um bom sistema de gestão de recursos, outra coisa é usar poucos recursos. Não se pode ter um Ferrari a 320 à hora com gasóleo...

Mete isto na cabeça, o Vista não é pesado, e, sim, os programas correm mais depressa no Vista do que no Windows XP de um ponto de vista de acessos de memoria, para não falar que o Vista é, logicamente, mais seguro que o Windows XP, é muito mais avançado em termos de interfaces de gestão de redes, tem uma forma mais avançada de gerir a própria instalação de programas e afins.

Mas, enfim, fica lá com o teu Windows XP que só consome 100mb de memoria mas demora o dobro a arrancar os programas.
 
Back
Topo