Problemas num PC "pastelão"!

Voystice

Power Member
Pois é malta, o PC que tenho no meu local de trabalho está a dar chatices a torto e a direito!

Trata-se de um Pentium IV a 3,0Ghz (não sei qual o socket, mas creio ser um Prescott), com 256Mb de Ram, gráfica on-board,..etc, o típico de um PC adquirido por uma empresa para trabalhos de facturação, etc...

Primeiro começou a bloquear, (a seta do rato ficava parada, e já não se mexia mais, somos obrigados a desligar o PC pelo botão porque nessa situação já nem o ctrl-alt-del resulta) até que se recusou a entrar no windows mesmo!

Pensávamos que era o win que tivesse marado, ou que o PC estivesse bem sujo por dentro e estivesse a fazer aquecer os componentes; então pedimos à assistência que o levasse para "limpeza"!

...

Passados 1 semana e meia, entregaram-nos o PC, com um disco novo porque parece que o disco antigo estava com sectores danificados e não estava em condições de uso! No entanto, o resultado é o mesmo: o PC liga-se (demora séculos mesmo!) e passado algum tempo a fazer actualizações ou outra tarefa qualquer, bloqueia persistentemente e lá temos que tornar a desligá-lo!

Não se pode trabalhar, não se pode fazer actualizações, não se pode fazer nada!

Estamos à espera que venham buscar o PC de novo, a ver se é desta que dão com o problema!

No entanto aproveito para referir uma coisa muito importante: este PC desde o dia em que lhe peguei nunca esteve "bom"! Ou seja, acham normal que um PC demore entre 18 a 26 "voltas" lá no ecra de entrada do XP (aquele ecra preto que só diz "windows xp professional" com aquela barrazinha por baixo a correr várias vezes...) quando aqui em casa tenho pelo menos 4 ou 5 PC's que não demoram mais do que umas 4 a 8 voltas, conforme os casos, para fazer o mesmo?
E olhem que um deles é um Athlon XP 2000+ bem velhinho a correr a 1,7Ghz, bem pouco comparado com este Pentium IV 3,0Ghz...

Enfim, o técnico disse-me que era "normal" que isso acontecesse, porque era da quantidade de drivers e actualizações que leva instalado; mas agora pergunto-vos eu: que "quantidade de drivers e aplicações", quando aquele disco tem um sistema operativo instalado de fresco?
Uma das aplicações que ele me referiu ser responsável por isso é a do "raid tool", mas isso não funciona só com dois discos Sata? É que mesmo que o novo disco seja Sata ao invés de IDE como o antigo, será isso motivo para um PC demorar "28 voltas" no ecra de entrada para iniciar um win xp? Já usei "n" discos Sata nos meus PC's e nenhum deles me deu essa quebra de "performance"...

Não sei a marca da board, mas sei que está equipada com chipset Via; ora, eu já sei que os chipsets da Via não são conhecidos própriamente pela sua rapidez e eficiência, mas tenho aqui em casa pelo menos umas 4 ou 5 boards com esse chipset e nenhuma me faz um "serviço "destes...

Enfim, estamos não tarda muito sem PC há duas semanas, e parece que ninguem quer admitir aquilo que parece óbvio; que o PC está bom para a "sucata", seja por causa do Processador, da Board, ou até das memórias, que além de serem "poucas" (256Mb) ainda por cima são partilhadas com a gráfica on-board! Mas como não sou técnico de informática credenciado as minhas opiniões são descartadas como "bitaites"; acham normal o comportamento deste PC, ou mesmo acham que as declarações do técnico estão correctas?

Agradeço desde já toda e qualquer dissertação acerca deste bizarro caso!

Cumps!

\w/
 
faz um memtest á memoria

e não, não é normal, a não ser que tenhas mesmo muita coisa a carregar de inicio

faz executar, escreve msconfig e ve os programas de arranque, se quiseres testar retira todas as marcas (no tab arranque, ok) e reinicia, ve o tempo que leva, depois podes voltar a por as marcas
 
faz um memtest á memoria

e não, não é normal, a não ser que tenhas mesmo muita coisa a carregar de inicio

faz executar, escreve msconfig e ve os programas de arranque, se quiseres testar retira todas as marcas (no tab arranque, ok) e reinicia, ve o tempo que leva, depois podes voltar a por as marcas

É capaz de ser boa ideia, nem que seja só para ver se há diferenças; mas não deixa de ser uma situação "grotesca", uma vez que o PC está "em branco", ou seja, só tem SO, drivers do sistema e mais nada...

A ver se tenho oportunidade para fazer isso, porque parece que já chamaram o técnico para o vir buscar de novo... and the tale goes on!

\w/
 
Ou instala outro SO. depois ves se o problema é software ou hardware :)

Hehe, isso está fora de questão, ali só se trabalha com word, excell e o nosso programa de facturação, já para não falar nos settings do nosso network, etc!

Não se esqueçam que é um PC de trabalho, não é um PC de lazer!

O que me intriga é o motivo porque o PC "bloqueia" sem reiniciar; fica só ali "parado" sem se mexer; será que o processador ficou de algum modo "tocado" pelas temperaturas a que funciona?
Uma vez captei a respeitável temperatura de 70º nele; por isso é que não fiquei admirado quando o técnico me disse que o cooler que está naquele PC é o de origem...

\w/
 
Esses cpus se for o prescott aquece, quando bloquear entras na bios e verificas a temp, o arranque lento poderia ser também da cache desligada na bios que deve ser pouco provável. Por acaso um dos pcs mais "estranhos" com que trabalhei era um desktop compaq p4 também com a mesma mem, de inicio era impecável, mas depois mesmo formatado de raiz era lento, como era do emprego nunca me dei muito ao trabalho para perceber o porquê.
 
Esses cpus se for o prescott aquece, quando bloquear entras na bios e verificas a temp, o arranque lento poderia ser também da cache desligada na bios que deve ser pouco provável. Por acaso um dos pcs mais "estranhos" com que trabalhei era um desktop compaq p4 também com a mesma mem, de inicio era impecável, mas depois mesmo formatado de raiz era lento, como era do emprego nunca me dei muito ao trabalho para perceber o porquê.

Parece ser tambem o caso deste; será da motherboard? Não tive oportunidade de executar o msconfig, mas descobri que a motherboard é uma Albatron p800-323x ***** coisa... será das boards que começam a "entrar em decadência"?

\w/

Boas, tenho algumas novidades! Parece que vão trocar a motherboard ao PC! Só me pergunto se será essa a (única) opção correcta uma vez que durante um dos seus "crashes" habituais apanhei o processador a exibir a bonita marca de 97º no ecra da bios! (depois passou a marcar 0º,... sim, isso mesmo Zero graus)

No Sandra Lite XII apanhei a board a 26º e o processador a 70º!

Parece-me que isto não vai lá só com a troca da board, mas vamos esperar para ver no que dá!

\w/

P.S: hoje aquele PC conseguia a bonita proeza de "crashar" no próprio ecra de entrada no windows; aquele onde se escolhem os utilizadores...
 
Última edição pelo moderador:
Hmmm isso de certeza é problema de hardware e não de software.
Mais estranho foi isso de passar dos 97ºC para os 0ºC. Significa que a Motherboard está marada, penso eu. O facto de o sistema atingir temperaturas tão altas provoca automaticamente crashes a torto e a direito no Sitema Operativo.
Já tive dezenas de bloqueios no meu Athlon XP 3000+ (a maioria no arranque do Windows) devido às altas temperaturas (122ºC foi o recorde, e não, não me enganei a escrever!:004:)
Solução Temporária: Baixava a velocidade do core para não aquecer tanto, e até resultava: mais estabilidade.
Solução Definitiva: Comprei um dissipador melhor, mas como o CPU já estava tão "queimado" já não funcionava mais nos seus 2.15GHz a direito.
 
Hmmm isso de certeza é problema de hardware e não de software.
Mais estranho foi isso de passar dos 97ºC para os 0ºC. Significa que a Motherboard está marada, penso eu. O facto de o sistema atingir temperaturas tão altas provoca automaticamente crashes a torto e a direito no Sitema Operativo.
Já tive dezenas de bloqueios no meu Athlon XP 3000+ (a maioria no arranque do Windows) devido às altas temperaturas (122ºC foi o recorde, e não, não me enganei a escrever!:004:)
Solução Temporária: Baixava a velocidade do core para não aquecer tanto, e até resultava: mais estabilidade.
Solução Definitiva: Comprei um dissipador melhor, mas como o CPU já estava tão "queimado" já não funcionava mais nos seus 2.15GHz a direito.

Pois, deve ser o que está a acontecer a este desgraçado deste Pentium IV 3.0!
Tanto aqueceu e re-aqueceu que algumas partes dele já devem ter derretido!

Tambem tenho aqui em casa um Athlon XP, um 2000+, mas este corre a cerca de 1,66Ghz e sempre tive a noção de que era um processador quentinho do alto dos seus cerca de 40º; mas quando vi as temps do Prescott até me passei! (ainda por cima é um de socket 478, nem sequer é 775; vai ser bonito para arranjarem boards - e já agora processadores - compatíveis com este socket!)

\w/

P.S: Não consta que os processadores começam a "derreter" aos 90º? Como é que o teu aguentou 120º e ainda "vive"?
 
Última edição:
P.S: Não consta que os processadores começam a "derreter" aos 90º? Como é que o teu aguentou 120º e ainda "vive"?

Quando vi aquilo na BIOS até me assutei... Até estava escrito a vermelho e tudo:003:, mas penso que aquilo era erro de leitura, até porque supostamente o pc devia-se desligar automaticamente aos 95ºC. Entretanto troquei a board, que na altura ainda estava na garantia, e as temperaturas lidas eram 80ºC +/-.
 
Boas pessoal! Tenho novidades! O PC veio hoje do "arranjo"!

E foi-se embora passados 10 minutos!

Parece que lá os entendidos na matéria para onde o PC esteve estes últimos 4 ou 5 dias diagnosticaram memórias avariadas/queimadas!...

Pelos vistos ainda não acertaram, porque o PC bloqueou no ecrã de entrada do Windows. (aquele que diz "bem-vindo")

E só tinha feito actualizações ao sistema, ainda nem sequer tínhamos começado a trabalhar!

E lá vamos esperar mais uns 4 ou 5 dias que ele volte de novo; e a facturação acumula-se não tarda faz quase 3 semanas...

\w/

P.S: Parece que "evoluiu" em qualquer coisinha, o XP já não demora 26 "voltas" a entrar, agora "só" demora 18... (hey, um ganho de 8 voltinhas é melhor que nada!)
 
Cheira-me a problemas de cooling... mas como o pc não é teu... não se podes mudar o cooler da CPU, tiravas a ranhosice do stock e punhas uma coisa decente, com uma pasta à maneira...


Cumprimentos
 
Cheira-me a problemas de cooling... mas como o pc não é teu... não se podes mudar o cooler da CPU, tiravas a ranhosice do stock e punhas uma coisa decente, com uma pasta à maneira...


Cumprimentos

Pois, nem sequer acredito que aquela bodega tenha sido montada com pasta térmica!

Tanta coisa com os pc's comprados feitos porcausa das assistências, e eu se tivesse aquilo em mãos nem 2 dias tínhamos ficado sem PC!

\w/
 
Fonte...

Esses bloqueios constantes são o disco a "ir abaixo" por falta de alimentação. Aposto que antes de bloquear vais ouvir um 'clac' do disco.

Essas pseudo-reparações são típicas de uma empresa que pretende ganhar dinheiro à custa de clientes que não podem perder tempo a reparar PCs/diagnosticar avarias.

Hoje trocam disco, amanhã memórias, depois é a drive, até que mudam o PC todo, fazem o cliente pagar por isso, e no fim deixam lá o problema de propósito.

O meu 1º PC teve DUAS fontes queimadas, um disco foi ao ar (ou não...) por culpa da fonte, à terceira fonte e segundo disco com os mesmos problemas, lá fui eu buscar uma LC Power 550W GP... Nunca mais vi uma fonte a avariar nem problemas semelhantes aos descritos :rolleyes:

Eu abandonava essa empresa de reparações, porque dois diagnósticos e problema por resolver, provocando atraso de 3 semanas na facturação, ...
 
Problemas :
Crashes:Cpu em Sobreaquecimento,falta de energia,ou RAMS.
Solução:Fazer UnderClock ás Rams,verificar as temperaturas e renovar a pasta térmica,verificar o cabo de alimentação da Board ._.
Bloqueios:Os mesmos de cima,a mim so me aconteceu o rato bloquear quando fiz OC a 3.60Ghz =/
Pode vir de uma certa instabilidade .
Se nada funcionar:
Entrar em modo de Segurança,Backup e ir testando o PC sem um DIMM,sem outro,por aqui ,por ali...
Cumps
 
Problemas :
Crashes:Cpu em Sobreaquecimento,falta de energia,ou RAMS.
Solução:Fazer UnderClock ás Rams,verificar as temperaturas e renovar a pasta térmica,verificar o cabo de alimentação da Board ._.
Bloqueios:Os mesmos de cima,a mim so me aconteceu o rato bloquear quando fiz OC a 3.60Ghz =/
Pode vir de uma certa instabilidade .
Se nada funcionar:
Entrar em modo de Segurança,Backup e ir testando o PC sem um DIMM,sem outro,por aqui ,por ali...
Cumps

Este PC quando "bloqueia" não vai abaixo! Simplesmente ele "para" e o ponteiro do rato deixa de se poder mexer!

"WindWalker Fonte...

Esses bloqueios constantes são o disco a "ir abaixo" por falta de alimentação. Aposto que antes de bloquear vais ouvir um 'clac' do disco."

Por acaso nunca ouvi nada no disco, até mesmo porque o PC está num nível inferior ao tampo da minha secretária; mas olha que isso da fonte de alimentação foi uma coisa de que me lembrei subitamente hoje; quando uma fonte não consegue enviar carga "estável" para um PC, costumam acontecer este tipo de "crashes", certo?

\w/
 
Crashes, bloqueios, black-outs do monitor, etc.

Pois, este não faz blackout ao monitor; será por estar a usar um tft?

Eu até já ponho as mãos em tudo, falta de memória, CPU queimado, board com condensadores inchados, fonte na sucata, etc!

Cá para mim isto ainda se vai arrastar durante bastante tempo! Até trocarem as peças todas e ficarmos com um PC novo! Ou seja, nós estamos a "testar" as mudanças por eles; e enquanto testamos, vamos perdendo tempo!

\w/
 
Novidades again!

Hoje o PC regressou; e desta vez parece que veio para ficar! (figas, figas!)

Esteve hoje a funcar de manhã a fazer actualizações ao windows, etc, e até agora parece estar a trabalhar muitíssimo bem!

Uma coisa curiosa; o técnico disse que levou o PC para casa dele, que o deixou a trabalhar a noite toda e que o PC nunca "crashou"! Por isso trouxe-o de novo "tal e qual", sem modificações!

Se só isto já é esquisito, o que dizer do facto de o PC agora quando vai a entrar no Windows, demorar só as 8 voltitas "normais" no ecra de entrada do XP, típicas de um PC saudável?

O técnico tornou a referir que a história das voltas no ecrã de entrada não eram sinónimo que nada estivesse errado com o PC, e no entanto ele agora funciona bem, e demora (muito) menos tempo a entrar!

Eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem!

Terá sido algum processo normal de "optimização" do win a adaptar-se ás novas memórias que tinha recebido enquanto esteve no "arranjo"; e que só agora tenham "surtido efeito"?

\w/

P.S: Quando lhe perguntei se era normal um processador funcionar a uma temperatura de 70º ele perguntou-me: "Onde é que viste isso?" e eu respondi: "Na bios e no SANDRA!"; ao que ele perguntou se podía desinstalar o SANDRA,... agora pergunto-me; para quê é que ele foi desinstalar o SANDRA? Terá ele medo que o programa tenha vírus? É que nada mudou desde a instalação/desinstalação do dito cujo, está tudo bem! por agora,...
 
:wow:

Primeiro os problemas em informática - de hardware, pelo menos - não se resolvem sozinhos. O facto de um problema não se manifestar durante X dias não significa que nunca mais se manifeste. Parece eu quando me 'iniciei' a mexer no PC, com essa 'lógica' (vamos esperar que passe e pronto, não apareceu mais é porque se auto-resolveu).

Mesmo que seja problema de 'adaptação às memórias', só se verificaria em 1 ou 2 arranques do Windows, não mais.

Depois, não se deixa simplesmente um PC 'a trabalhar a noite toda' (LOL). Deixa-se um PC a trabalhar a noite toda em esforço (software de stress). Deve ter tirado o 'curso' em casa :rolleyes:

Depois, 70ºC num Prescott é a temperatura de Throttling, o que mostra mais uma vez o profissionalismo desse 'suporte técnico'. Mudança de pasta térmica, ver se o cooler está bem montado, limpar o pó, não? É que pode ser muito quente, mas podia bem estar abaixo dos 60ºC :rolleyes:

Pronto, lá os 70ºC vão contribuir para uma degradação acelerada da fonte e daqui a uns meses têm o PC novamente no arranjo. Não há crise, eles querem é clientes 8)

Ou é preguiça, ou é grande desconhecimento da matéria, ou é a 'técnica' de ganhar dinheiro que já referi lá para cima.
 
Última edição:
Back
Topo