problemas para partilhar a net

serraman

Membro
Viva, montei uma rede com 8 pcs utilizando um switch de 16 portas. A rede funciona mas não consigo partilhar a internet (sapo adsl). Tenho o modem ligado a um pc com o windows 2000 e os clientes usam o mesmo sistema operativo. Segui as instruções do site anoyances.com e activei a partilha da internet na ligação de rede que recebe a internet. Verifiquei igualmente os clients e certifiquei-me que tinham o "Cliente para redes microsoft" e o "Partilha de ficheiros e impressoras" instalado. confirmei também que todos tinham a função "obter automaticamente um endereco IP" e "obter o DNS automaticamente e...nada.
Alguém me pode dar uma ajuda?
Obrigado.
 
Infelizmente estou a fazer trabalho voluntário para uma associação sem fins lucrativos e tenho de aproveitar o material doado que existe - neste caso um switch de 16 portas. Já agora, o que é o NAT? ;)
 
poe os IPs á lá pate.
Eu tenho asism no meu router.
pessoalmente acho k eé melhor pk o endereço dos pcs vai ser sempr eo mesmo ou seja o 10.0.0.21 hoje é o 10.0.0.21 amanha, isto só para dar o exemplo
 
serraman:

Alem de os ips TEREM de ser estáticos, pq, pelo menos pelo que me dá a entender o teu post, não teres um servidor DHCP, tbm TENS de meter os DNS's á patex em cada PC, pq aparentemente tbm não tens um DNS server...

Ah, e btw, não esquecer a firewall no pc que faz de gateway, ou tens uma rede que é tipo um sitting duck para worms. Kerio PFW 2.15 é a minha escolha pessoal (apesar de um exploit conhecido), pq era free, e podia correr em gateways. Senão, Sygate PFW.

Usando isto http://tftpd32.jounin.net/ no gateway podes ter DHCP e DNS server auto assign, mas muito sinceramente, com 8 PC's preferia ter tudo estático e mais controlado ,)
 
serraman.... a partir de 50€ já arranjas routers com NAT e firewall... acredita que ñ vale a pena estares a matar a cabeça por isso. É bom fazeres o teu própio gateway casos queiras aprender a fazer um, mas se objectivo for apenas por isso a funcionar mais vale apostar num pequeno router.
 
Pfffff.....

"Marta, tive um furo", "Não se preocupe", "Mas eu sou uma débil mental e não sei usar o macaco, desaparafusar umas porcas, trocar o pneu e seguir viagem"...

Não mata a cabeça agora (1 dia máximo, visto que aparenetemente já tem mais de 1/2 caminho andado) para aprender o que tem de saber, mata depois (muitos dias) quando as coisas começarem a tornar-se "exóticas" e ele não as souber resolver pq não matou a cabeça para aprender o básico...

Alem de que gostava de saber onde tens desses routers ADSL a €50 pq eu nem com preço de revenda os tenho tão baratos... Ou não reparaste na parte que dizia SAPO ADSL? Ou talvez não tenhas reparado que neste pais jeitoso os modems que os belos ISPs te dão têm uma ficha que cabe n1a tomada de RJ45 mas não é RJ45 e sim USB? Se fosse cabo ou ele tivesse um modem ADSL com ethernet ate um 486 (€1???) com coyote linux (grátis) fazia o serviço, qual router...
 
ShadeX...
1º Ele ñ referiu se tinha um modem adsl com ou sem router
2º Ele já têm um modem, se tem rj45 ou ñ ñ sei.
3º Se ele já tiver o modem e o modem tiver ligação rj45 com 50€ compra um router sem modem.
4º Entre estar a ter todo o trabalho de configurar os pcs todos á la pata e depois ainda configurar um gateway com lynux e entre pegar num router aceder á config e escolher enable NAT, enable Firewall, Ligar o dhcp server e mais uns ports fowardings e ficar tudo pronto e sem chatisses... sinceramente prefiro a ultima.
5º Se ele estiver numa de aprender... como eu disse, que opte por fazer o seu propio gateway, mas se a ele só lhe interessar que a rede fique a funcionar bem e rápido mais vale o router.
 
ICS para 8 PC's? :eek:

Mete Linux nesse PC. Já há distros com suporte nativo PPoE USB

Por ICS, os IPs dos clientes têm de ser dinâmicos , senão, queries DNS é pró tecto. Ainda por cima no 2k ...

Esta é a solução mais "económica" que tenho para te apresentar ...
 
Neo:

1,2,3: Assume USB. Excepto no kit playstation, mas isso são o q, 5% de probabilidades?

4: Ninguem falou em Linux. Tava a falar de W2K com tudo á patex. Ou com tftpd32 se ele não quiser 100% patex.

5: Neo, ele tem aqui uma seria de povo mais que disposto a ajudar em tudo o que puder. Quem me dera a mim ter tido sequer uma alminha pra me orientar quando tive de aprender sozinho. E nessaa altura (NT4 SP5/6) olha que o google não ajudava muito... Ou era o Altavista nessa epóca... Memory fades :P

6: Sempre acreditei em trabalhar pro futuro...

Kazuza:

True, dai eu dizer "E meter os DNS servers á patex" :) Mas com 16 PC's, static é mais manageable. E sempre se escapa a cenas mais exóticas para quando tiver/quiser restringir os acessos per box.

Btw, distros *nix com suporte pra modems USB? Thats nice... e o suporte é decente? Pq se for como o da minha r8169, mais vale fazer como diz o Neo e comprar um router ,)
 
Back
Topo