Mega Drive Problemas Sega Megadrive

solhd

Membro
Viva

Venho por este meio expor um problema que tenho com a minha Megadrive Modelo 1.

Deve ter passado uns 10 anos desde que utilizei a minha Megadrive. Agora recentemente tentei usá-la e quando a ligo aparece um ecrã branco sem som. Por vezes aparece, raramente, cor-de-rosa.

Alguém alguma vez teve este problema?

Desde já obrigado,
Sol
 
limpa a entrada dos cartuchos na consola. Pode ser má ligação.
Verifica também se os cabos de ligação à TV podem estar a interferir, ou desgastados.
Experimenta noutra TV.
 
Já limpei a entrada dos cartuchos e já a deixei ligada por algum tempo e nada feito.
Também experimentei diversas TV's (todas CRT) e outro adaptador de corrente. Penso que
não é do cabo de ligação à TV porque experimentei com os meus auriculares a entrada de
som e não obtive som... logo penso que... talvez... nem imagem está a ser criada para mostrar
na TV.
 
Descobri uma coisa curiosa. Quando ligo a megadrive o ecrã está branco. Passado um bom bocado(com ela ligada) desligo-a e volto a ligar e o ecrã fica cor-de-rosa. Situação bastante estranha.
 
Abri a Megadrive e parece estar tudo em ordem excepto o PCB na parte onde metem a data de fabrico. Parece que o PCB
está danificado. Não parece que tenha arranjo.
 
Soldar fios fazendo "bypass" dos traces? O problema é que é possível que nas "pontas" desses traces se encontrem resistências que se encontram no outro lado do PCB. Quando eu colocar solda nesse ponto... é possível que faça "bypass" dessas resistências e que "queime" algum componente. Bom... estou a falar isto mas não sou perito nestas coisas e só explorei a "board" só recentemente.
 
Soldar fios fazendo "bypass" dos traces? O problema é que é possível que nas "pontas" desses traces se encontrem resistências que se encontram no outro lado do PCB. Quando eu colocar solda nesse ponto... é possível que faça "bypass" dessas resistências e que "queime" algum componente. Bom... estou a falar isto mas não sou perito nestas coisas e só explorei a "board" só recentemente.
Não percebes-te o que o Vaako disse, ele não disse para substituíres as "linhas" do PCB por fio, mas sim no local onde elas estão partidas, colocar um fio de maneira a que elas voltem a estar ligadas, se tiver espaço entre as várias linhas partidas, podes até só colocar solda no local onde as linhas estão partidas (raspando o verniz para o cobre ficar destapado).

Mas se não estás á vontade com este procedimentos mais vale pedires a alguém que o faça, pois apesar de ser fácil ainda requer alguma perícia a soldar.
 
Não percebes-te o que o Vaako disse, ele não disse para substituíres as "linhas" do PCB por fio, mas sim no local onde elas estão partidas, colocar um fio de maneira a que elas voltem a estar ligadas, se tiver espaço entre as várias linhas partidas, podes até só colocar solda no local onde as linhas estão partidas (raspando o verniz para o cobre ficar destapado).

Mas se não estás á vontade com este procedimentos mais vale pedires a alguém que o faça, pois apesar de ser fácil ainda requer alguma perícia a soldar.

É verdade... percebi mal. Eu pensava que era soldar os fios nos pontos opostos de cada linha.
Posso tentar fazer isso mas vai ser um pouco dificil. As quebras estão localizadas onde a Sega mete a data da montagem do PCB ou da consola. As linhas estão a menos de um milimetro entre elas. Vou ver o que posso fazer.

Obrigado por todas as informações que me deram. Eu depois digo alguma coisa se eu conseguir reparar a consola.
 
Back
Topo