Problems depois do overclock !! Pq ?

E_Z_KILL

Power Member
Boas a todos.
Já tinha postado o desenvolvimento do meu OC mas por obra de alguém acabou por desaparecer...:eek:

O problema surgiu qdo deparei que, desde o dia em que comecei a alterar configurações da Board (FSB/PCI) deixei que ter Internet por Cabo. O modem é Interno PCI (rocks on).

Depois de ter rogado pragas à Netcabo... lembrei-me que poderia ser da alteração do Bus PCI (tinha mudado para 154). Mudei para Default... et voilá... Internet a rular de novo!

O problema pôe-se da seguinte forma:

Como fazer um overclock sem alterar o Bus PCI ?
Pensei... pelo multiplicador da Board.
Mudei (Bus 133 x 6... Reboot... Nada (Board identifica o CPU como sendo Pentium3 a 733 com o Mult ainda a 5.5).

Conclusão: Não sei como fazer o Overclock apenas por Multiplicador na Board.
Se alguém "amigo" me quiserdar uma ajuda... mando um postalinho de Natal :-D

Config da Máquina:

Board DFI CA64-TC/TN (permite Mult até 12 x)
Pentium III 733 Mhz
512 MB SDRam 133 Mhz
Geforce3 TI500 Pure (260/550)
HDD 20 GB Segate 7200 rpm
Score 3DMarks : 5060 ( Mas sem Netcabo... :005: )
 
1º - Eh impossivel mudar o multiplicador a um P3
2º - Como n podes mudar o multiplicador a unica maneira de fazer overclock eh aumentar o fsb
3º - Se aumentares o fsb vais sempre aumentar o bus PCI !
4º - Tu disseste ter aumentado o bus ate 154mhz ,, n me parece ke com coolers rascos um P3 EB faça issu! O maximo talvez 150mhz...
5º - De certeza ke n tens memorias ke facam 154Mhz! Essas nem mesmo a CAS 3/3/3 devem dar 155mhz o ke o mais provavel eh elas tarem a 2/2/2 o ke n deves passar dos 145mhz!

Concluindo : O problema nem deve ser do modem :P
 
Senão me engano... esse cpu está bloqueado e não permite OC pelo multi, apenas pelo FSB.
 
errr. procura ai na bios uma opcao tipo PCI latency poe isso a 64 ou 128. depois tenta puxar por isso

PS: tens a certeza que isso da 154FSB????
 
Originally posted by RomKnight
procura ai na bios uma opcao tipo PCI latency poe isso a 64 ou 128.

N tem nada a ver com a latency! Qualquer cpu com aumentado o FSB amenta tb o BUS PCI !

BUS PCI diferente de PCI latency !

Quando o gajo puxa akilo aos 154mhz de ter um bus PCI de 40Mhz +/- enquanto ke no default 133Mhz ele tem um BUS PCI de 33mhz
 
Fui verificar os Settings que tinha posto na board e são :

FSB : 153 Mhz
PCI : 38 Mhz

Não disse que o Modem tinha algum problema, só que não funciona com esta frequência PCI.

Ok, o meu CPU não finciona com Multiplicador... azar !!
Lá vou ter de esperar até comprar um XP...
Ou isso ou vou tentando uns settings marados e talvez csg por isto a funkar !!

Em relação ao Cooler que tenho, estava a funcionar num AMD 800 (que aquecia enes... ). Aqui o meu CPU com o FSB a 153 fica a 31/32º. O que é bom considernado o que eu tinha antigamente dava 40 e picos Graus... :P

As memórias não sei a qtos MHZ estão mas deve ser à mesma frequencia do CPU... se dão ou não... já nao sei.
 
lozyinmust

eu sei que nao tem a ver e qd se aumenta o fsb la vai o resto atras a menos que a board "locke" o bus pci a 33

a questao e que aumentando o pci latency a coisa aguenta mais um cadito.

alias nao fosse essa opcao nao passava dos 135fsb. ja fiz a experiencia.
 
Última edição:
sim. se nao resultar tira tudo o que e' placa PCI e testa (reza para que o AGP se aguente).

se correr bem volta a instalar as plcas PCI uma a uma porque pode ser apenas uma delas que "é esquisita" quando a aumentod do FSB.
 
Originally posted by E_Z_KILL
Ok, o meu CPU não finciona com Multiplicador... azar !!
Lá vou ter de esperar até comprar um XP...

Repara que o XP também vem bloqueado. Só com algum jeito e precisão consegues ultrapassar esse obstáculo. :)
 
E ke tal mexer nos multiplicadores do bus pci e agp ? Bem na minha boarda da para fazer isso =P mas pronto eu tenho uma abit ... ( espero ke n esteja a dizer uma grande bacurada hehe )
 
Eu tive um problema semelhante mas com um modem 56k da usrobotics !!!!, tinha na altura uma be6-2 com um celeron 566@850 ..., o modem ao efectuar a ligação, estava ligado 1 minuto depois desligava ( em defaults de pci funcionava perfeitamente). A solução que arranjei foi vender o modem :D

Alguns periféricos não gostam mesmo de tar em OC !!!!
 
Back
Topo