Processador colado ao cooler

casser

Power Member
Boas..

Estava a limpar o pó ao PC, mas ao tirar o cooler reparei que estava um pouco preso, puxei com um pouco mais de força o cooler (não muita!!) e este saiu, olho para a motherboard e reparo que o socket estava vazio..foi então que notei que o processador veio colado (mesmo colado) ao cooler.

-A alavanca do socket tava fechada depois de tirar o cooler, por isso o processador foi mesmo "arrancado" da motherboard..não falta nenhum pin ao processador.
-O processador tá mesmo colado, nem tento tira-lo..dá a sensação que consigo pegar no cooler segurando pelo processador:wow:
-O computador tem 1ano e foi comprado tudo em 1º mão..o cooler (Artic Cooling Alpine 64 ) vinha com pasta térmica e depois de posto o cooler, nunca o retirei.
-As temperaturas do processador rondavam os 35º e o máximo que vi foi (acho eu) de 44º.

1-Isto é normal?
2-Acham que o processador e a motherboard ficaram danificados?
3-Acham que tenho direito a reclamar a garantia?
4-Se tiver direito a reclamar a garantia, vou pedir a que fabricante?

O processador e a motherboard podem tar a funcionar, mas eu não mexo em mais nada. Agradeço ideias/sugestões como posso resolver isto.

AMD 5000+ (Brisbane 65W)
Gigabyte MA69GM-S2H (AM2)
Artic Cooling Alpine 64














 
boas.
usam um secador de cabelo bem quente para descolar o cpu do cooler.
se nao entortou nenhum pino pode ser que tenhas sorte.
em relaçao a garantia se tinhas selo na caixa nao cobre, se montaste duvido que tenhas garantia.

cumps.
 
aí está um dos meus medos quando tive o meu 1 PC
teve 1 ano se ser limpo e sem levar massa.com stock cooler
chegou a parte em que as temps iam para os 80º e blokiava me o pc.
decidi mudar de cooler e rezei para k o CPU nao estivexe agarrado ao stock cooler.
mas acabou por correr tudo bem. :x2:
 
boas.
usam um secador de cabelo bem quente para descolar o cpu do cooler.
se nao entortou nenhum pino pode ser que tenhas sorte.
em relaçao a garantia se tinhas selo na caixa nao cobre, se montaste duvido que tenhas garantia.

cumps.

Então esta situação não é assim tão anormal, mas o problema não é da pasta térmica? ou é excesso de calor?

Fui eu que montei o PC, mas o material não foi mal montado e não se encontra nas especificações/informações do cooler que algo assim podia acontecer. Mas da garantia confesso que seja muito complicado, imaginando que o Processador e a Motherboard avariaram, a AMD e Gigabyte vão dizer que a culpa é da Artic Cooling, esta diz que a culpa é minha, o que por sua vez a loja vai dizer que a culpa ou é minha ou da Artic Cooling.
 
Então esta situação não é assim tão anormal, mas o problema não é da pasta térmica? ou é excesso de calor?

Fui eu que montei o PC, mas o material não foi mal montado e não se encontra nas especificações/informações do cooler que algo assim podia acontecer. Mas da garantia confesso que seja muito complicado, imaginando que o Processador e a Motherboard avariaram, a AMD e Gigabyte vão dizer que a culpa é da Artic Cooling, esta diz que a culpa é minha, o que por sua vez a loja vai dizer que a culpa ou é minha ou da Artic Cooling.
para ele agarrar ao cooler pode ser varios factores ,
massa a mais
massa a menos
grande intervalo de tempo na mudança da massa.
pessoalmente mudo a massa de 2 em 2 meses ( tb por culpa dos cpus que passam por aqui :D )

cumps.
 
para ele agarrar ao cooler pode ser varios factores ,
massa a mais
massa a menos
grande intervalo de tempo na mudança da massa.
pessoalmente mudo a massa de 2 em 2 meses ( tb por culpa dos cpus que passam por aqui :D )

cumps.

Passou um ano, tambem nao é assim tanto tempo, no meu antigo AMD 1800+ usava temperaturas altissimas com massa térmica comprada numa loja de electrónica durante anos sem nunca mudar..

Agora neste PC foi a massa do próprio cooler, com temperaturas relativamente baixas..

Que acham que deva fazer? monto e se não der, tento mandar para garantia ou mando logo para a loja com o processador agarrado ao cooler?:P
 
isso já me aconteceu e a resolução 'e fácil..;)
pegas numa faca pouco afiada, enrolas-a num pano, e com jeito fazes forca entre o cpu e o cooler, vais ver que sai bem....
depois 'e só meter nova massa térmica...
e por o cpu ter saído com a socket fechada, também não há problema nenhum, se ao montar os pinos entrarem todos certinhos, vai trabalhar normalmente
 
sai nada queimado...
já descolei varias coisas com secador

tem é de tentar aquecer o cooler sem aquecer o muito o cpu, o mais gradualmente possível, que a massa termica(chiclet) acaba por amolecer.
pode também tentar "melar" a chiclet com alcool 96%, mas a difusão deve ser bastante lenta
 
Boas
Isso já me aconteceu com Artic Silver 5.
Ao principio assustei-me mas depois lá consegui tirar o CPU do Cooler com uma faca bem afiada.
Depois liguei ja com massa nova e esta do BAFO.

Mas é uma experiencia a não repetir.

Por Acaso tambem foi com uma AMD so que no meu caso era o Athlon X2 6000+

Cumpz
 
Já consegui tirar o processador e está a funcionar bem.. tive 40minutos com uma lampada de 40W (não tinha secador) a apontar ao dissipador (tapei todas as saidas do dissipador, devo ter atingido uns 30/40º)..e não funcionou. Aqueci mais um bocado e tirei o processador com uma faca afiada como várias pessoas dizeram aqui..mas tive que fazer mesmo muita força.

Deu-me a sensação que mesmo com o calor a massa térmica nunca ia ficar em condições normais (pastosa).

vtec pc disse:
Boas
Isso já me aconteceu com Artic Silver 5.
Ao principio assustei-me mas depois lá consegui tirar o CPU do Cooler com uma faca bem afiada.
Depois liguei ja com massa nova e esta do BAFO.

Mas é uma experiencia a não repetir.

Por Acaso tambem foi com uma AMD so que no meu caso era o Athlon X2 6000+

Cumpz

Tambem juro para nunca mais, não sei se foi pior tirar o dissipador com o processador colado ou estar com uma faca a arrancar o processador do dissipador..

Obrigado a todos.
 
Quando precisares de retirar o cooler, liga a máquina por uns minutos, desliga-a, e ao retirar o cooler roda-o um pouco, sentes a massa a despegar ;)
 
Secador rula!!!

Também já aconteceu algo semelhante por aqui!
Desde com o cpu, cooler, e grafica.
Ou então deixares a maquina a trabalhar e esperar um pouco que aqueça o suficiente...
 
ao retirar qualquer cooler que seja do cpu deve ser feito rodando ligeiramente o cooler sobre a cpu até sentir algum movimento livre.

Visto estar no socket, são as laterais deste que impede o processador de rodar sobre os pinos e não os próprios pinos.

Facilmente encontrarão estas respostas nos fabricantes de massas térmicas. Muitos até trazem essa indicação no folheto informativo (os que trazem claro).

Outra coisa, a retenção do 478 é fraca, pelo que é normalissimo o mesmo vir agarrado.

Se a imagem não me engana, esse cooler já trazia massa térmica previamente aplicada, logo não é das melhores pois é muito densa e cola literalmente.

Quando for para trocar de massa opta por fazê-lo 10 minutos após desligar o pc.

Não recomendo nada o uso de facas ou secadores de cabelo!!
 
Back
Topo