1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Processador e refrigeração - problema

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por 24 JB, 18 de Março de 2009. (Respostas: 3; Visualizações: 558)

1. Boa tarde, não sei se é este o local certo, mas pareceu-me o tópico adequado para colocar este problema que possuo.
    Muitas das vezes, os programas que uso no windows xp não utilizam os meus dois processadores. Tenho um core 2 duo no meu portátil (toshiba A200-1QK), e quando uso programas mais puxados, o computador apenas usa um dos processadores, ficando a 100%, enquanto que o outro fica parado, a cerca de 2% de uso. Gostava de saber o que fazer para isto não acontecer, serão das drivers?
    Uma consequência, no meu entender, deste problema é o sobreaquecimento do sistema. Não sei se com o uso constante isto fez algum dano nos componentes, mas ultimamente o pc está sempre a temperaturas elevadas, principalmente quando tenho um processador a topo e o outro desligado. chega-me aos 85º e tenho de desligar o que estou a fazer. O computador em si, sem praticamente uso nenhum, fica-se pelos 60º, o que eu também acho estranho. Acho que o portátil nunca aqueceu tanto como agora, e já tem cerca de 1 ano e 4 meses. Estou a pensar enviar à garantia por causa do aquecimento elevado, mas não será consequencia de um mau uso dos processadores por parte do xp? e se sim, como puderei resolver essa questão? é possível?

desculpem qualquer coisa, e um obrigado a quem me puder ajudar

2. steelballzz

steelballzz Folding Member

o xp usa correctamente os 2 cores
    quando muito as aplicações que utilizas são "single threaded" e não tiram partido dos 2 cores

quanto ao aquecimento da maquina, os portáteis têm esse problema, poucas entradas e saidas de ar que, com o tempo, vão ficando obstruidas

3. Ok, obrigado. Eu também acho que sim, então deve ser como dizes, os programas é que não fazem o seu uso devido.
    Quanto ao aquecimento, um colega meu abriu o pc dele e colocou daquela massa branca que os processadores costumam trazer.. já tinha desaparecido com o uso e aquecia bastante, tal como está a começar a acontecer com o meu. Suponho que também possa ter esse problema, mas como está dentro da garantia não vou abrir o pc. Acho que o melhor mesmo é reportar uma avaria.

Cumprimentos, abraço! Obrigado pela resposta

4. lbramos

lbramos Power Member

Podes por massa termica (a massa branca que referes) mas verifica também as ventoinhas e as entradas de ar, provavelmente têm algum pó acumulado que não as deixa funcionar bem.

Usa ar comprimido para as limpar.

Mas se está na garantia, mais vale levar onde compraste para verem o que se passa.

Abraço

Partilhar esta Página