1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Processador Intel Xeon 3220 Quad Core 2.4GHz

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Speed On, 29 de Agosto de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 1245)

1. Speed On

Speed On Power Member

Uma questão ...

Falaram-me de um processador recente da Intel (o Xeon 3220) que, pelo que me disseram, poderá até ser melhor, em termos de cálculo dedicado, que o Q6600.

A descrição que encontrei do processador é a seguinte:

Processador Intel Xeon 3220 Quad Core 2.4GHz, 8MB, 1066MHz Box - LGA 775 pinos
    • Clock: 2.4 GHz
    • Qual core (Quatro núcleos de processamento)
    • Front Side Bus: 1066 Mhz
    • Cache L2: 8 MB
    • Arquitetura: 65 nm
    • Soquete: LGA 775 pinos
    • Intel 64
    • Intel EIST
    • Tecnologia de virtualização Intel
    • Potência de dissipação: 105 W

Duas perguntas:

a) Será que este processador (Xeon 3220) apresenta uma melhor performance que o Q6600 em termos de rapidez de cálculo?

b) Será que posso montar 2 processores Xeon 3220 numa plataforma para duplo processor e assim constuir uma máquina mais potente?

2. @lex

@lex Power Member

Eu so vou responder ao que eu sei que e em relacao a alinea b, este processador nao e compativel com as boards de dois sockets da intel pois as mesmas usam interfaces LGA 771, que e a que eu tenho Intel 5000x, mas este processador promete ser uma bomba pelo que eu tenho lido...

3. Speed On

Speed On Power Member

E com o novo processador Xeon 3230 da Intel http://www.theinquirer.Net/default.aspx?article=39983 passa-se o mesmo?

Este Xeon 3230 já deve ser superior ao Q6600, não? Sabem o preço? Será competitivo em termos de performance?

4. greatbunzinni

greatbunzinni Power Member

Só por curiosidade, há algum motivo para não considerar os AMD Opteron?

5. @lex

@lex Power Member

Os Barcelona ainda nao chegam aos calcanhares dos Xeons, talvez quando estes melhorarem as suas performances.

6. Speed On

Speed On Power Member

Gostava de constuir, com a vossa ajuda, um PC assente neste Xeon 3230 que estivesse bem definido e equilibrado.

P.f. dão ajuda a configurar as componentes?

Agradeço antecipadamente.

Última edição pelo moderador: 31 de Agosto de 2007
  7. @lex

@lex Power Member

Tu e que tens de decidir aquilo que queres gastar, o processador em principio deve de funcionar em todas as boards com interfaces LGA775...

8. Speed On

Speed On Power Member

O orçamento está (relativamente) em 2ºplano. Pretendia era mesmo construir uma máquina equilibrada que me permitisse ter um bom rácio qualidade/performance/preço.

Já vou para o Xeon 3230 porque me disseram que era o processador mais adequado (será?) para cálculo (estou a fazer o mestrado em Matemática). Agora falta o resto ... (das componentes).

Podem-me ajudar?

9. O_Bardo

O_Bardo Power Member

Isso é para servers

10. Speed On

Speed On Power Member

E depois? Os Xeon são os processadores mais adequados para cálculo. Daí a escolha. Falta é o resto da configuração ...

11. greatbunzinni

greatbunzinni Power Member

Acho que é o objectivo de qualquer um. Ou pelo menos devia ser.

Todavia seria bom elaborares um pouco sobre o que é que consideras "qualidade". Por exemplo, ao certo qual será o teu uso? Vais usar algum software específico? Vais escrever o teu software? Caso seja esse o caso, o que é que tens em vista para a arquitectura do programa?

Para saber se o processador é o mais adequado tens primeiro de definir ao certo qual será o uso que lhe vais dar. Por exemplo, na hipótese remota do teu objectivo ser o de correr uma aplicação com apenas uma linha de execução então não faria qualquer sentido apostares em sistemas multi-processador e multi-núcleo.

Outra sugestão que te dava era esperares um par de semanas até que os novos Opteron fossem lançados ao mercado (lançados oficialmente a 10 de Setembro). Quem sabe não poderás obter mais computador por menos dinheiro?

12. Speed On

Speed On Power Member

A "qualidade" a que me refiro traduz-se, muito simplesmente, em velocidade de processamento.

O uso que vou dar ao computador será, basicamente, em programas de cálculo matemático iterativo e não só. São programas de certa maneira pesados, que necessitam bastante memória, velocidade do(s) processador(es) e SO de 64 bits.

É evidente, ao ir para um processador Xeon Quad 3230 é porque sei que, efectivamente, o meu software utiliza vários processadores multi-núcleo. Por isso, até tinha a ideia de construir um sistema com 2 processadores Xeon 5320 (o que me dava 8 CPU's e ra magnífico), mas infelizmente ... não está financeiramente ao meu alcance.

Tenho que me contentar com um "primo afastado" (o Xeon 3230) e apenas com um processador. É a vida ...

Precisava agora era de uma (boa) configuração para esse Xeon 3230 ...

Podem ajudar-me??

Partilhar esta Página