1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Processador ou RAM?

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por joanaic, 1 de Março de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 2695)

1. Olá a todos,

Estou a pensar comprar um portátil mesmo portátil até 1300€ que fosse capaz de correr diversas aplicações ao mesmo tempo sem se arrastar: do género ter um browser internet aberto, chat video, aplicações de bases de dados, servidor a correr, programar....e que desse para ver uma sérizinha de vez em quando ;)

E a dúvida surgiu-me...neste caso será mais importante investir em ter mais RAM ou um processador melhor?

Tenho este portátil em vista com essas duas opcções:

2. Mitch

Mitch Banido

a diferença na ram é quase sempre mais notória do que a diferença no processador.

3. ExoZaeL

ExoZaeL What is folding?

Basicamente o processador processa mais informação (ao mesmo tempo) e a RAM permite trocares mais informação (ao mesmo tempo).

Por isso diria que teres mais RAM vai-se notar melhor que teres mais de processador.

Cumps

PS: Espero não estar a dizer asneirada.
    PS2: Vê lá o tamanho da letra depois dos links isso ficou gigantesco...

4. Mitch

Mitch Banido

dito de outra maneira... quando a ram "acaba", a performance decresce drasticamente porque passa a usar o disco duro como extensão da RAM... e o disco é imensamente mais lento do que a RAM.
    a diferença dos processadores é ridícula perante a falta de ram.

5. IndridC

IndridC Power Member

Eu penso é que o Fujitsu T5600/2/120 já não há à venda. (acho que com sorte encontrar algum esquecido em alguma fnac por ai.....) Esse é IMO o melhor dos 3.

Dps é uma questão deveres se queres 12,1" ou 13.3"... para desenvolvimento as vezes até dá jeito ter um monitor porreiro, mas isso tb depende da resolução que usas.

6. bluesyrio

bluesyrio Power Member

Já agora dentro desta questão... os processadores podem ser alterados/substituidos num portátil? É que se não, não poderá ser, nalguns casos, preferível ter um processador melhor já que o RAM pode ser sempre aumentado mais tarde (se o portátil permitir). Tenho a vaga ideia de ter lido algo deste género algures, ou seja, que o processador num portátil não é uma componente que possa ser substituida com facilidade, mas não sei se isto é verdadeiro.

7. Din!z

Din!z Power Member

Exacto.. eu investia na RAM.. :)

8. XqUiSiT

XqUiSiT Power Member

Depende do dinheiro que estiveres disposta a pagar... podes comprar agora um pc com um processador melhor se mais tarde lhe puseres mais ram (visto que esta pode-se acrescentar nos portáteis enquanto que um processador já não)

Mas se não tiveres para ter esse trabalho mais tarde, compra já com mais ram

9. bugkill3r

bugkill3r Power Member

Exacto bluesyrio, o processador não se vai alterar no portatil, mas a ram é de facilmente aumentada/substituida. Uma coisa é onde é mais notorio o aumento de perfomance, outra coisa é onde será mais prudente investir inicialmente.

Sendo que a Ram se pode sempre mudar, pessoalmente acho preferivel apostar no processador no acto da compra.

10. TosteX

TosteX Powre Membre

O mais lógico é CPU. Imagina o CPU como o motor de um carro e a ram os pneus ou algo assim. A memória facilmente se aumenta!

11. Mike3000

Mike3000 Power Member

Se não precisares de atualizar o processador e se já tens um recente a ram é mesmo o melhor investimento que podes fazer.

12. Obrigado a todos por esclarecerem esta dúvida.
    Vou então apostar à partida num "bom" processador e num portátil que tenha possibilidade de fazer um update á RAM.

cumprimentos, Joana

Partilhar esta Página