1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Processador perdeu Hz?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Twikhor, 1 de Outubro de 2006. (Respostas: 14; Visualizações: 1047)

1. Twikhor

Twikhor Power Member

Viva!

Eu tenho um portátil equipado com o processador Centrino 2.0 e reparei, há algum tempo, que o processador não atinge os 2000 MHz que é suposto atingir ficando-se pelos 1994 MHz quando está em full load.
    Também tenho reparado que o computador tem aquecido mais quando uso aplicações "pesadas" (jogos p. ex.).

Alguém tem alguma ideia do porquê desta situação?

Será que o aumento da temperatura danificou o processador?

2. serious

serious What is folding?

e normal que o pc aqueça mais quando ta em full load.o pc ao tar em 1994mhz ta em 2.0, olha que grande diferença

3. Twikhor

Twikhor Power Member

Não percebeste. O que eu quis dizer é que há uns tempos para cá tem aquecido mais em full load. Ou seja antes não atingia temperaturas tão altas em full load.

Claro que o meu problema não são os 6 MHz a menos. A minha dúvida é se isto não é um sinal de que o processador está a sofrer alguns danos (visto que antes atingia os 2000 MHz) e se continuar assim o processador pode avariar?

4. R4E

R4E Suspenso

isso é normal... o antigo portatil cá de casa era um 2.0Ghz e também estava a 1999Mhz ou qq coisa do genero;)

5. Aparicio

Aparicio /dev/mod
    Staff Member

Eu tenho um Pentium 4 3,2GHz e em vez de estar a 3200 Mhz está a 3207,3 MHz. :P

6. R4E

R4E Suspenso

OVERCLOCK!!!:lol: :-D

7. Kimico

Kimico [email protected] Member

e um core 2 e6400 de um amigo a 1666Mhz tb axam normal? o que é certo é que quando ta a puxar por ele passa para os 2.13 lol.

Estranho n?

Testes no cpuZ

8. serious

serious What is folding?

ele n usa algum programa que baixe a frequencia em idle e o ponha normal em full?

9. Boiller

Boiller Power Member

É o equivalente dos Intel ao Cool'N'Quiet da AMD. em Idle, o cpu desce a frequencia, e sobe em full. Não me lembro o nome disto nos Intel, mas sei que é muito chato para o overclockers.

10. WindWalker

WindWalker Power Member

Não. São pequenas flutuações da frequência do FSB, e existem sempre.

Talvez seja o Speedstep.

11. Porto

Porto Power Member

incrivel k ng respondeu ao rapaz. ele n se ta a keixar dos 6mhz ou a dizer k 1994mhz é diferente de 2000.. ele tá a dizer k dantes o pc acusava 2000hz e akecia X mas agora tá a akecer mais k o normal e a acusar menos mhz.. o k ele ker saber é se poderá ser um sintoma de algum problema no pc..

na minha opinião é k a pasta termica ou acumulação de pó ou sujidade estão a fazer o pc aumentar de temperatura e consekuentemente (komo é sabido) knd o pc está acima de uma temperatura, este perde rendimento e penso k seja isso.

espero ter ajudado

12. Twikhor

Twikhor Power Member

Pelos vistos a frequência tem a ver com a versão do programa de controlo de voltagem do CPU que uso (Notebook Hardware Control). Uma versão mais antiga dá-me valores de 1999 MHz enquanto que uma versão mais recente dá-me valores na ordem dos 1994 MHz, vai-se lá saber porquê...
    Quanto à temperatura ambos me dão valores na ordem dos 85ºC em full load o que acho de mais.

Por essa razão comprei um Notebook cooler (uma base com duas ventoinhas onde se pousa o portátil). No entanto com o CPU em undervoltage e com a notebook cooler obtenho temperaturas de 70ºC com o processador a 100%.

Das duas uma: Ou o sensor está marado ou, como disse o Porto, há algum problema com a pasta térmica.

13. Porto

Porto Power Member

a knt tempo tens o pc? o pó k entra pa dentro sem nos apercebermo-nos é grande causador do aumento da temperatura.

14. Twikhor

Twikhor Power Member

Comprei o portátil há cerca de um ano e meio.

15. DSantosP

DSantosP Folding Member

Pois um ano e meio a levar com pó, pode ser por causa disso que as temperaturas aumentam..

Eu tenho um Pentium 4 1.7GHz que na verdade é 1.69GHz :-D:-D

Partilhar esta Página