• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Um Componente Processador Ryzen

yozhi10

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
350€ (caso compense)


2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

CPU

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming (1440p , CS:GO, BF2042, CoD MW2)


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
5 anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

MSI b450m pro vdh max
Ryzen 5 3500
AMD RX 6950 xt
ARCTIC Freezer duo

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
quando sentir que for necessário

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


b. Processador (Intel ou AMD)
AMD (AM4)



11)
tinha criado tópico recentemente para gráfica e psu (os quais já comprei ) , agora precisava de ajuda para o processador. ando de olho nos zen 4 , mas as boards até me assustam(preço) , o que pensei até em aguardar um bocado para ver se baixavam. entretanto surgiu uma promo do Ryzen 5800x3d na Amazon a 332€ + portes. compensará gastar tanto num cpu AM4 ? ou espero que as MOBO's AM5 desçam de preço ? também vi que vêm os Ryzen 7000 3D
 
O Ryzen 7 5800x3D é uma maquina para jogos e sendo que AM4 já perdeu suporte seria um excelente o upgrade e por esse valor de 332 está muito bom, pá se quiseres passa ai link ahahhaha.
Eu vou-te ser sincero eu encostei esta geração AM5 num canto não vale pena e fingo que eles não existem, nem vou dar motivos concretos o porquê disso porque está explicito o porquê. E recomendo que outros também o façam, mas como o pessoal é desesperado por novo hardware a sempre quem compre.
Com o Ryzen 7 5800x3d o Overclock está bloqueado então não será possivel mesmo assim o Overclock em CPU e GPU o ganho que tiras disso é inexistente não vale pena porque hoje em dia eles já saiem chupados ao máximo seja chip de processador ou de gráfica.
Com esse setup que vais dar upgrades isso dura-te mais do que 5 anos se souberes estimar duvido imenso vás necessitar fazer upgrade com a quantidade e qualidades de jogos quase inexistente que sairão nos últimos tempos.. estás tranquilo.
Qual é a ram que tens atualmente no teu sistema?
 
@thereaperskullp amazon.de, fica por 340€ com os portes.
Estava a ver isso agora, continua a estar a um preço bacano.
A única coisa que fico com o pé para trás é mesmo o cooling, porque era algo que eu próprio queria testar no ARCTIC Freezer duo ele supostamente aguenta até 210TDP.
Tens que ter aconteçam a VRM da board, ela aguenta mas nunca se sabe depende do airflow que tens e tens de ter atenção as temperaturas.
 
Estava a ver isso agora, continua a estar a um preço bacano.
A única coisa que fico com o pé para trás é mesmo o cooling, porque era algo que eu próprio queria testar no ARCTIC Freezer duo ele supostamente aguenta até 210TDP.
Tens que ter aconteçam a VRM da board, ela aguenta mas nunca se sabe depende do airflow que tens e tens de ter atenção as temperaturas.
a nível de RAM tenho 2x Aegis g.skill 8gb 3200mhz CL16 e a nível de airflow tenho uma CM TD500 mesh , que vem com 3 ventoinhas e eu instalei + 4 CM sickleflow e utilizei o esquema que vi num teste que era o que dava melhores temperaturas .
 
Nah nao invistia 350€ em AM4 em 2023, nem metas um 5800X3D nessa board, Ryzen 5 5600 pouco vai limitar a GPU.

Quando fizeres o upgrade teras msm de mudar board/ram e cpu novamente.
isso só me vem confundir ainda mais :001::001: eu também tenho a mesma ideia, mas vejo o 5800X3D a bater de frente com alguns ryzen 7000, o que me deixa reticente se devo ou não dar upgrade.

o 3600 tenho trocar urgentemente , pois a jogar BF2042 é uma desgraça
 
Concordo. Essa MB não deve aguentar um 5800X3D.
5600 (~155€) ou 5700X (~213€) e manténs o cooler.

AM5 ainda é muito recente. No Reddit e afins existem muitos posts a relatar vários problemas de estabilidade. As BIOS/etc ainda estão muito verdinhas.
 
Última edição:
pois eu também não percebo bem como funciona , o que é estranha é que no site da msi, aparece lá este processador como compatível com a board, não devem é fazer nenhum teste
E são compatíveis, mas a VRM é fraca e pode não tirar máximo proveito do CPU, além de temperaturas altíssimas na VRM que vão "tirar anos de vida à motherboard".
 
Nao se trata de quanto é que é preciso ,trata-se do rating das VRM's da quantidade e da qualidade. A somar a isto tens de saber a qualidade/quantidade das chokes e a quantidade de condensadores junto ha socket tb tem influencia.

As coisas nao sao tao linears assim, dai haver imensos outlets reviews a analisar fazer "round up Reviews a boards e a dar grande destaque ha performance das VRM's , exemplo Hardware Unboxed.

Nessa board o ideal e um six core, no Maximo 5700X sem OC's, fica a dica se tiveres pads e heatsinks em casa deves aplicalos n aparte VRM nao refrigerada.
 
Nah nao invistia 350€ em AM4 em 2023, nem metas um 5800X3D nessa board, Ryzen 5 5600 pouco vai limitar a GPU.

Quando fizeres o upgrade teras msm de mudar board/ram e cpu novamente.
Não faz mal nenhum investir no AM4, 5800x3d tem um desempenho bruto equivalente a nova geração da AMD.
Além do mais se ele tem plataforma e que pude dar upgrade então ainda melhor.

Concordo. Essa MB não deve aguentar um 5800X3D.
5600 (~155€) ou 5700X (~213€) e manténs o cooler.

AM5 ainda é muito recente. No Reddit e afins existem muitos posts a relatar vários problemas de estabilidade. As BIOS/etc ainda estão muito verdinhas.
Aguenta perfeitamente o 5800x3D em Stock, as temperaturas de VRM ficam por volta de 40-50º graus e também estava preocupado com isso e pensei que iria ter umas temperaturas altas mas afinal foi o contrário.

E são compatíveis, mas a VRM é fraca e pode não tirar máximo proveito do CPU, além de temperaturas altíssimas na VRM que vão "tirar anos de vida à motherboard".
13212.PNG

VRM bastante fraca que até derrete a VRM com 32-40º(Atual - Mínimo - Máximo - Média) graus, a Battlefield V com tudo no máximo. A mesma motherboard. Apenas é terem cuidado com a informação que passam sem saber se realmente é como dizem.
Pronto mas estes valores também devem depender da refrigeração e ventilação que tenhas na caixa.
 
VRM bastante fraca que até derrete a VRM com 32-40º(Atual - Mínimo - Máximo - Média) graus, a Battlefield V com tudo no máximo. A mesma motherboard. Apenas é terem cuidado com a informação que passam sem saber se realmente é como dizem.
Pronto mas estes valores também devem depender da refrigeração e ventilação que tenhas na caixa.
Tirar máximo proveito do cpu não é em jogos que se vê, se o Op decidia usar o cpu também para produtividade com uma caixa não tão ventilada o que eu disse é o que normalmente acontece quando a VRM não dá conta do recado. Quando não há reviews especificas de um produto temos de fazer suposições tento por base o tier em que a MB se encontra, e claro que não se pode encorajar ninguém a gastar 350€ em algo que pode ficar muito à pele, quando não se tem testes desse produto há que jogar pela segurança. Da mesma forma que quando saíram as MBs para AM5 recomendavam-se boards um pouco acima do necessário porque não havia reviews de boards.
 
Tirar máximo proveito do cpu não é em jogos que se vê, se o Op decidia usar o cpu também para produtividade com uma caixa não tão ventilada o que eu disse é o que normalmente acontece quando a VRM não dá conta do recado. Quando não há reviews especificas de um produto temos de fazer suposições tento por base o tier em que a MB se encontra, e claro que não se pode encorajar ninguém a gastar 350€ em algo que pode ficar muito à pele, quando não se tem testes desse produto há que jogar pela segurança. Da mesma forma que quando saíram as MBs para AM5 recomendavam-se boards um pouco acima do necessário porque não havia reviews de boards.
Além do mais tu não vais comprar o 5800x3D para produtividade sendo que o 5800x3d acaba por ser mais fraco que o 5700X em workstation, é mais um processador unicamente focado para jogos.
Não estás enganado no resto que acabaste de dizer em relação "quando não se tem testes desse produto há que jogar pela segurança".
O Ryzen 7 5800x3D está me consumir exatamente em watts que o Ryzen 5 2600 consume, estou apenas acrescentar como uma informação útil.
Tens aqui um documento VRM Ratins das (X370, B350, B450, X470, B550 e x570 )
https://docs.google.com/spreadsheet...TJFqqVxdCR9daIVNyMatydkpFA/edit#gid=611478281
( de 75A até 150A estás tranquilo claro que no 150A já ficas mesmo bater no limite mas o processador em stock anda dentro de 60-105W) Lá está tudo vai depender a ventilação da tua caixa.
Mas agora pronto já sabem que funciona, só vim mesmo aqui partilhar isto que poderia ajudar alguém.
 
Além do mais tu não vais comprar o 5800x3D para produtividade sendo que o 5800x3d acaba por ser mais fraco que o 5700X em workstation, é mais um processador unicamente focado para jogos.
Não estás enganado no resto que acabaste de dizer em relação "quando não se tem testes desse produto há que jogar pela segurança".
O Ryzen 7 5800x3D está me consumir exatamente em watts que o Ryzen 5 2600 consume, estou apenas acrescentar como uma informação útil.
Tens aqui um documento VRM Ratins das (X370, B350, B450, X470, B550 e x570 )
https://docs.google.com/spreadsheet...TJFqqVxdCR9daIVNyMatydkpFA/edit#gid=611478281
( de 75A até 150A estás tranquilo claro que no 150A já ficas mesmo bater no limite mas o processador em stock anda dentro de 60-105W) Lá está tudo vai depender a ventilação da tua caixa.
Mas agora pronto já sabem que funciona, só vim mesmo aqui partilhar isto que poderia ajudar alguém.
por acaso esse documento foi o que usei para comprar a minha board na altura em que comprei o ryzen 3600. entretanto também estive a repensar e vou optar por aguardar por preços mais apelativos para os ZEN 4 (e respetivos componentes adicionais). estar a gastar 300€ numa gen antiga , deixou-me um bocado de pé atrás
 
por acaso esse documento foi o que usei para comprar a minha board na altura em que comprei o ryzen 3600. entretanto também estive a repensar e vou optar por aguardar por preços mais apelativos para os ZEN 4 (e respetivos componentes adicionais). estar a gastar 300€ numa gen antiga , deixou-me um bocado de pé atrás
Só descobri esse documento há algum tempo atrás quando fazia minhas pesquisas para ver se o 3D aguentava na board, mas é bastante útil.
Continuo não a ver qualquer mal de gastarem e aproveitarem uma geração antiga sendo o 5800x3d que tem um performance similar ao 7 7700X por exemplo, além que na maioria dos benchmarks que vi aguenta-se muito bem com as novas gráficas da nova geração. Por isso continua a ser uma excelente compra mesmo gastando 350 euros numa geração passada, mas isso vai depender do resto que tenhas para aproveitar é o único ponto contra que tens que colocar em questão.
Eu até agora não tenho feito nenhuma recomendação de compra para nova geração e até recentemente recomendei um pc completo com 5800x3D e vou monta-lo, e o facto não recomendar é pelo o mesmo motivo de eles não terem o mesmo numero de vendas que os Ryzen 5000. Estupidamente caros numa plataforma nova e cara e que ainda mostra problemas, e se recomendasse em algum orçamento seria o Ryzen 9 7950X porque de resto o 5800x3D dá conta em qualquer cena que te coloques a jogar em 1440p ou 1080p, agora podemos concordar para quem quer jogar jogos em 4K que compre um pc da nova geração para rodar na boa.
Desde depois da compra fiques satisfeito isso que é importante, cada um investe naquilo que achar melhor.

O R7 7700 é o mesmo que o X por isso fica atento aos preços deles.
 
Back
Topo