Problema Processador saiu ao tirar o cooler

Boa noite,

estava a tentar montar o meu cooler do CPU e por azelhice fiz demasiado força e o processador saiu agarrado ao cooler.

Claro que o processador foi à vida, tento os pinos tortos.

Contudo, acham que a motherboard também se pode ter danificado? Existe forma de a testar numa loja de informática?

Cumprimentos.
 
Boas, e um azar que ja me aconteceu no tempo dos pentium 4 478, tira fotos do pinos do processador e do socket da board, pode ser que de para reparar.
 
Nada melhor que correr um benchmark para aquecer o cpu, e ao retirar rodar ligeiramente o cooler para "despegar" a massa

Se forem só os pinos do cpu tortos, podes sempre tentar endireitá-los (sem pressas)
 
wYCOUCb.jpeg
vH5pv3o.jpeg
 
Ui... Mesmo assim guarda o pino e tentar ver alguem ou algum lugar que seja bom a reparar isto. Perder um ryzen por causa disso.

Se os outros pinos estão OK, é tentar ver se funciona sem ele, muitas vezes dá...

Já me aconteceu com um 3600 vir agarrado, felizmente todos os pinos no lugar.

Hoje é antes de tirar o cooler, ir rodando ele aos poucos e claro o aquecer o CPU antes para "derreter" a massa térmica.

Mas mesmo em Intel pode acontecer. Uma vez com um 4790k, tirei o CPU para vender, sempre funcionando tudo perfeito e quando fui ver. board, tinha 3 pinos dobrados. Com uma pinça consegui desentortar e funcionando perfeito.
 
Última edição:
Isso também já me aconteceu, num AMD Phenom X4 e de facto alguns pinos saíram ligeiramente tortos, mas consegui endireitar e ficou tudo bem. Sempre que removo o cooler, aqueço o dissipador e também o rodo para evitar que o CPU venha atras.
 
Back
Topo