• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Processador

Xin0

Power Member
Boa tarde,

Tenho um mini PC com um Core i3 6100, uma board MSI H110I PRO, 12Gb RAM DDR4.
O uso neste PC será de gestão de biblioteca multiimedia, Jogar FM22/FM23 e F1 Manager que sairá em Agosto.

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
O minimo de maneira a conseguir o objectivo

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Upgrade

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (Tenho um monitor 2k)



4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
Setembro

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Core i3 6100, uma board MSI H110I PRO, 12Gb RAM DDR4.


6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
Não domino a área, mas se for algo simples posso tentar se fizer alguma diferença.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>Mini-ITX

b. Processador (Intel ou AMD)
>Indiferente, o melhor para o pretendido.
Tenho lido que os Ryzen tem melhor GPu integrado.


c. Motherboard (chipset, formato)
> Que dê na caixa Mini-ITX Kolink Satellite Preta

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
>Tenho 12GB(8GB+4GB) talvez opte por mais 8GB para fazer os 16GB.
Tenho um ssd e mais 4HDD


Obrigado, Alguma duvida digam.
 
Última edição:
Xin0

As boards tendo um determinado socket não quer dizer que aceitem os processadores todos existentes para esse socket, muitas vezes ocorrem limitações quando se pretende ir para cpu's superiores, não é por acaso que muitos em determinadas situações ao querem fazer upgrade ao cpu, a MB também tem de ser trocada.

No entanto, a tua MB se a referencia é essa aparece como socket 1151 e não 1150 é mesmo essa ou falta alguma coisa?
 
Xin0

As boards tendo um determinado socket não quer dizer que aceitem os processadores todos existentes para esse socket, muitas vezes ocorrem limitações quando se pretende ir para cpu's superiores, não é por acaso que muitos em determinadas situações ao querem fazer upgrade ao cpu, a MB também tem de ser trocada.

No entanto, a tua MB se a referencia é essa aparece como socket 1151 e não 1150 é mesmo essa ou falta alguma coisa?
Sim, é isso mesmo.
https://www.msi.com/Motherboard/H110I-PRO/Specification

A questão é se em termos de gpu integrada justificará o investimento. Pois já percebi que são caros e difíceis de encontrar.
Obrigado
 
Xin0

OK, a plataforma 1151 pelo que vi só aceita processadores até há 7ª geração, e não são fáceis de encontrar e naturalmente caros para o que é, não sei que uso estás a dar a esse pc, mas já é um investimento que pesa, e já era algo que devido à gráfica integrada pensaria em procurar algo mais recente, e passar para outra config mais recente e atual, principalmente se queres extrair mais disso.
 
Xin0

OK, a plataforma 1151 pelo que vi só aceita processadores até há 7ª geração, e não são fáceis de encontrar e naturalmente caros para o que é, não sei que uso estás a dar a esse pc, mas já é um investimento que pesa, e já era algo que devido à gráfica integrada pensaria em procurar algo mais recente, e passar para outra config mais recente e atual, principalmente se queres extrair mais disso.

Pois, essa é a minha dúvida.
 
Xin0

vamos lá ver que uso é que está a dar a esse pc???

Pois eu neste momento impendentemente disso, mudava o setup por algo da nova geração processares 12ª geração, com gráfica externa para não estar dependente da GPU integrada.
 
Xin0

vamos lá ver que uso é que está a dar a esse pc???

Pois eu neste momento impendentemente disso, mudava o setup por algo da nova geração processares 12ª geração, com gráfica externa para não estar dependente da GPU integrada.
Aquilo é um pc onde tenho a minha biblioteca de filmes e series que reproduzo na através da rede na Apple TV. Este é o primeiro uso que lhe dou, e jogo casualmente um Football manager e gostaria de jogar o novo F1 Manager que irá sair. Ou seja, queria usar a gpu integrada pois não são jogos que justifiquem uma gráfica dedicada....penso eu!

Por exemplo algo tipo isto:
https://www.gpucheck.com/compare-ga...-core-i3-6100-3-70ghz/nvidia-geforce-gtx-1060

Eu também gostava de um novo Setup, mas a diferença de investimento ainda seria grande, não?
Obrigado
 
Última edição:
Xin0

É assim para o uso que lhe estás a dar nem precisas de upgrade nenhum dá perfeitamente para esses jogos e restantes, pois isso os requisitos são baixos e a GPU integrada chega bem.

Agora a comparação ai que tens no site claro que o CPU já perde em exigências maiores para um CPU de 9ª geração sendo este de 6ª geração, nada de anormal até aqui.

Agora claro se queres mesmo melhorar isso para levar isso a uma margem de manobra maior, e garantir longevidade por mais uns anos sem mexeres nisso, tens de pensar em fazer upgrade a tudo e não só ao cpu por algo semelhante, claro que a diferença de investimento já é alguma, mas é uma questão de avaliares a situação.
 
Se tiver então que avançar para a troca da Board e Cpu, mantendo a ram. O que me aconselham tendo como base qualidade / preço e dando para jogar FM22 e F1 Manager 22 que sairá em Agosto.

Obrigado
 
Com gráfica integrada, tens isto:

AMD Ryzen 5 5600G ~ 178€
MSI B550M Pro-VDH* ~ 90€

Total: ~ 268€

No entanto, o F1 Manager pede, no mínimo, uma gráfica dedicada um pouco superior.
Depois, como a RAM afeta diretamente a performance da gráfica integrada, convinha trocá-la por uma superior.
* A tua caixa suporta mATX.
Mas o F1 Manager irá correr com a gráfica onboard....calculo!
É possível ter uma board com porta usb c ou irá ficar muito mais cara.
Quando dizes que a caixa suporta mATX....não é a board que tenho?
Desculpa as perguntas mas não domino o tamanho das boards....Sorry!

Obrigado.
 
Pode é não correr muito bem...
É. Vê se apanhas uma ASRock B550M Pro4 a ~96€ (encontra-se esgotada a esse preço). Senão, podes usar um adaptador destes (2€-5€ no eBay e afins).
Não, a tua é Mini-ITX, daí o "I" no "H110I".
 
Mas esses adaptadores não vão permitir usar o usb para ligar uma docking station onde tenho ligado o monitor e outro periféricos....ou vão?
 
Xin0

na realidade se o proposito é um equipamento, é melhor dares o extra e procurar uma MB com porta USB-C nativa sem adaptadores para teres toda a velocidade que a porta dá, pois com o adaptador a velocidade fica capada como é natural pelo que a USB-A der.
 
Deixa sair o jogo, experimentas no teu PC, se correr corre, e não gastas dinheiro. Se não correr, mais vale comprares um PC de raíz, pelo que percebi qualquer atualização que faças na máquina que tens está limitado pelo CPU/RAM, se vais alterar isso também, então práticamente estás a comprar tudo novo menos a caixa e o disco provavelmente... Será que a fonte que tens também podes manter ou terás que trocar?
Fazer uma atualização de 400-500eur nesse pc, ou comprares um novo por esse valor aposto que o pc comprado completo tem mais performance pelo mesmo preço..

É só uma ideia.
 
Back
Topo