Processadores, aquecimento e qualidade...

tyryans

Power Member
Boa tarde,

Estive durante uns anos (década de 90) ligado à informática, mas hoje em dia confesso que estou um pouco afastado desta realidade. Naquele tempo, havia uma (clara) superioridade da INTEL face à AMD, principalmente nos equipamentos portáteis. Hoje estou a precisar de comprar um portátil baratinho (aí até uns 550€) e, tal como no passado, noto que por este preço, temos portáteis mais poderosos (e baratos) com processadores AMD. Gostaria de saber se essa superioridade (tal como os problemas de aquecimento da AMD) ainda se mantém e, se isso já não acontecer, qual o "melhor" processador AMD que se consegue comprar pelo preço que referi.

Sei que há uma longa batalha entre os adeptos de ambas as marcas e não quero estar a entrar em velhas polémicas, mas agradecia que os proprietários dos portáteis dessem as suas opiniões sobre o tema!

Obrigado!
 
Bom em termos de CPU´s AMD para portáteis só tens os APU´s com gráfica integrada, não são umas bombas de CPU´s mas dão para um bom uso sem grandes preocupações! Normalmente há com tamanhos de 11" até 15.6" por isso se quiseres AMD estás limitado a esses tamanhos. Mas devias pensar sériamente num Intel já que tem termos gerais estão com melhor performance que os AMD e são bem fresquinhos pelo que sei!

Diz para que utilização vai ser o portátil para ser mais facil te dar-mos uma dica! :)

Cumps
 
O portátil será essencialmente para trabalho (powerpoints), no entanto, como gosto bastante de jogar e cinema, gostava de jogar uns joguitos de estratégia e ver uns filmes... nada de grandes gráficos tipo Crysis 2 ou coisas do género...
 
tens 2 "gamas" principais na AMD, nos intel tens 3 "gamas".
-Tens para ultrabooks os i3, i5 e i7 ulv ; que não têm semelhante por parte da AMD
-Tens para netbooks os Intel Atom e os AMD C-xx E-xxx , nesta categoria os AMD são melhores
-Tens para portáteis normais os Intel i3, i5 e i7 normais (e os Bxxx) e por parte da AMD os A4, A6 e A8 ; nesta categoria os Intel ganham

Intel Atom =< AMD C e E < Intel ix ULV =< AMD Ax =< Intel ix normal.
-os AMD C estão ao nivel dos Atom , os E são melhores
-os AMD A4 são mais fracos/estão ao nivel que um i3 ULV
-os A8 e um i7 ULV ja estão ao nivel de um i3 normal

preeenche http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=188818
 
Última edição:
Obrigado pelas dicas! Sim, claro!1) Qual é o orçamento disponível?
550€

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)
d. Tamanho vulgar: 15" - 15.6"

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?

Não

4) A que tarefas se destina o portátil?
Fazer powerpoints, ver filmes, jogar

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?
Transportar para vários locais

6) Quantas horas de bateria necessitas?
O mais possível

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?
Sim, sobretudo estratégia

8) Importas-te de comprar o portátil pela Internet? Se preferes ver o portátil ao vivo, em que zona do país?
Posso comprar via internet

9) Queres comprar o portátil com Sistema Operativo já incluído? Se sim, qual? Windows, Mac OS, ou outro?
Não é obrigatório

10) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)

Notebooks:
1. 1366x768
2. 1600x900

11) Quando é que vais comprar o portátil?

Maio

12) Quanto espaço em disco queres, no mínimo?

13) Precisas de uma drive óptica? Se sim, queres uma drive apenas de DVD ou também de Blu-Ray?
Apenas DVD
14) Precisas de alguma porta específica (HDMI, eSATA...) ou de outro tipo de comunicações (Bluetooth, ...)?

Talvez HDMI

Tb li algures por aqui que vão sair novos portáteis brevemente e que se calhar vale a pena esperar umas 2/3 semanas para ver se os preços baixam... o que dizem?
 
nesse orçamento não arranjas grande coisa ; com a saida de novos modelos poderá haver algumas promoções para esgotar stock ..

nesse orçamento só dá para um i3 e uma GT520M/HD6470M
 
Back
Topo