Processadores - Discussão Geral

o uso é geral, jogos/internet/folding/storage whatever...

iwolf penso trocar de ram e board porque tem andado a dar uns stresses e as ram apesar de serem 1000mhz nem em 800mhz funcionam bem, e como penso seriamente em investir no WC pretenderia tirar o maximo partido do cpu que tem dado bons resultados a ar felizmente seria a melhor opção.

mas a duvida permanece em que como penso investir em WC e comprar caixa nova porque não juntar já o util ao agradavel e fazer um upgrade para 1366 e po-lo a bombar a agua, nao seria um grande investimento para o futuro? ainda para mais penso mudar de gráfica no final do ano (agora com as entradas das fermi) como esta começa a ficar desfaseada também daria um boost ao sistema não?
 
a meu ver se não fizeres tarefas com multiprocessamento pessado tipo encodings de video,autocads,modelos 3d e afins, a diferença no resto não é muito grande...nas tarefas que disse, há uma diferença real e bastante significativa...
em jogos a diferença é minima para justificar um investimento dessa ordem.
 
pois esses motivos são muito falados, mas i7 é o futuro certo? é que por ex se eu fizesse upgrade agora para 1366 e eventualmente quissese vender este bundle c2q possivelmente venderia mais facilmente e ainda valeria umas mocas, do que daqui a um tempo que já ninguem dará nada por um bundle 775 entendes?

tenho também o receio de estar a investir desnecessriamente por exemplo num WC em 775 ao invés de investir num sistema 1366 que terá mais estabilidade para o futuro.

mas também estou muito virado ainda para tirar mais partido deste sistema de momento, mas estou aberto a mais opiniões.
 
Em termos financeiros, a altura ideal para trocar é agora. Porque quanto mais tempo passar, mais o socket 1156 se instala no mainstream e mais desvalorizado fica o socket 775.
 
Para mim é mesmo o unico motivo ( e mesmo assim não muito importante ).
Se não sentes o PC lento, esse Q6600 ainda aguenta uns bons 2 anos. Na boa.
Nessa altura temos um mercado muito diferente do actual.
 
Para mim é mesmo o unico motivo ( e mesmo assim não muito importante ).
Se não sentes o PC lento, esse Q6600 ainda aguenta uns bons 2 anos. Na boa.
Nessa altura temos um mercado muito diferente do actual.

Nem mais.

Não estou a ver qual a urgência ou necessidade de trocar esse processador.

Se o problema são as RAM's, troca as rams.

De todo o modo tu consegues um bom overclock a ar nesse processador, sem gastar muito dinheiro.
 
Se o PC te dá para todas as tarefas a que o sujeitas e não o sentes lento no processo, não vejo motivos para trocar de plataforma, o investimento ainda é considerável.

Cada um sabe de si logicamente, mas penso que trocar por trocar, é desperdiçar dinheiro.
 
lá está, eu estou pondo isto em termos financeiros, tenho noção que um investimento em 1366 ainda é considerável, mas também daqui a uns tempos o 775 já estará bastante desvalorizado o que tornará mais difícil vender em 2ª mão por ex. mas por outro lado como referiram a diferença na perfomance de momento é muito pequena de um para o outro para uso normal, secalhar estou pondo isto mais como um ponto de discussão ao invés de resolver a minha dúvida.

não falo por ser dos que gostam de estar actualizados em relação ao mercado.. mas gosto de pensar sempre num investimento o longo prazo pensando sempre a diferença monetária. De qualquer das maneiras obrigado pelas opiniões, estou mais esclarecido no momento.
 
lá está, eu estou pondo isto em termos financeiros, tenho noção que um investimento em 1366 ainda é considerável, mas também daqui a uns tempos o 775 já estará bastante desvalorizado o que tornará mais difícil vender em 2ª mão por ex. mas por outro lado como referiram a diferença na perfomance de momento é muito pequena de um para o outro para uso normal, secalhar estou pondo isto mais como um ponto de discussão ao invés de resolver a minha dúvida.

não falo por ser dos que gostam de estar actualizados em relação ao mercado.. mas gosto de pensar sempre num investimento o longo prazo pensando sempre a diferença monetária. De qualquer das maneiras obrigado pelas opiniões, estou mais esclarecido no momento.

Não podes ver só as coisas para um lado, é verdade que quanto mais tempo passar, mais desvaloriza o Q6600 e a plataforma em si, mas também quanto mais tempo passar, mais barato se tornam os CPU´s i7/i5 e respectivas boards e memórias.

Ou seja, a desvalorização do Q6600 vai ser compensada com a descida de preço das outras plataformas. Quanto custava um conjunto i7 920 + board + memória aqui há uns largos meses atrás? Muito mais do que custa agora.

Quem mudou para i7 na altura que eles saíram, vendeu a um melhor preço os seus antigos componentes 775, mas também pagou mais caro pela nova plataforma. No final acaba quase por ir dar tudo ao mesmo.
 
Última edição:
Era o que eu ia dizer.

O teu PC desvaloriza. Mas os componentes que pensas comprar também baixam de preço.

...

Depois tens o revés da moeda. Daqui a 2 anos a plataforma 1366 poderá vir a ser substituída. Quem sabe?... Nessa altura já não quererás essa plataforma.

Portanto, isto é sempre complicado. Regra geral eu costumo dizer que não vale a pena pensar muito. Ou se precisa de uma máquina nova, ou não se precisa. Se não se precisa, poupa-se o dinheiro ou gasta-se noutra coisa.
 
Era o que eu ia dizer.

O teu PC desvaloriza. Mas os componentes que pensas comprar também baixam de preço.

(...)

Isso é tudo muito bonito, mas estás a esquecer-te de um factor muito importante: a oferta e a procura. Neste momento uma configuração 775 ainda vale alguma coisa. Mas daqui a uns meses, ou um ano, quem é que vai querer comprar um processador e board 775, com i3 e boards H55, que neste momento já estão a preços muito bons, a preços ainda mais baixos? E as memórias DDR2? Quem vai comprar DDR2 quando esta já custa quase tanto como a DDR3 neste momento?

Fazendo o upgrade agora ele ainda é capaz de conseguir amortizar uma boa percentagem do custo final de uma configuração 1156 ou 1366 à custa destes componentes 775. Mas quanto mais tempo passar, com a massificação do socket 1156 no mercado mainstream, muito menos gente vai estar disposta a pagar qualquer coisa que se veja por componentes 775.

E quanto à desvalorização dos componentes que ele pensa comprar, por acaso até se tem assistido ao oposto. Um i7 920 está mais caro hoje do que estava em Novembro, por exemplo. E os kits 6GB Triple Channel então, nem se fala.
 
Isso é tudo muito bonito, mas estás a esquecer-te de um factor muito importante: a oferta e a procura. Neste momento uma configuração 775 ainda vale alguma coisa. Mas daqui a uns meses, ou um ano, quem é que vai querer comprar um processador e board 775, com i3 e boards H55, que neste momento já estão a preços muito bons, a preços ainda mais baixos? E as memórias DDR2? Quem vai comprar DDR2 quando esta já custa quase tanto como a DDR3 neste momento?

Fazendo o upgrade agora ele ainda é capaz de conseguir amortizar uma boa percentagem do custo final de uma configuração 1156 ou 1366 à custa destes componentes 775. Mas quanto mais tempo passar, com a massificação do socket 1156 no mercado mainstream, muito menos gente vai estar disposta a pagar qualquer coisa que se veja por componentes 775.

E quanto à desvalorização dos componentes que ele pensa comprar, por acaso até se tem assistido ao oposto. Um i7 920 está mais caro hoje do que estava em Novembro, por exemplo. E os kits 6GB Triple Channel então, nem se fala.


Concordo com muita coisa, mas discordo com a dificuldade de venda...

Diz-me a quanto tempo é que não se fabrica nem se vende nada para socket A!?.... é que ainda a dias vendi dois setups usados socker A... Athlon XP 2200+.... consegi vende-los por €120 cada, sem monitor, claro que custaram mais de €500 quando foram comprados, mas não se perdeu tudo.... e depois nem toda a gente consegue ter "pulso" ou possibilidades financeiras para acompanhar a evolução na informática, eu pelo menos não tenho e ainda não há filhos, mas a vida não é só informática....

Consegue-se sempre, principalmente para pessoas com miudos que ainda estão a começar a aprender a mexer em Pc's, etc.... é muito facil vender setups antigos...


No caso do user, eu acho que mais vale montar um kit de WC, e aproveitar ao maximo o setup que tem, e então quando entregar a alma ao criador, sim, a mudança de socket... mas isto sou eu a pensar, o setup do user ainda pode aguentar a vontade uns 2/3 anos sem problemas, e daqui a 2/3 anos existem outras novidades no mercado, que de certo valerá mais bem apena... :P

Mas neste caso é tudo uma questão pessoal... cada um sabe da sua vida
 
Isso é tudo muito bonito, mas estás a esquecer-te de um factor muito importante: a oferta e a procura. Neste momento uma configuração 775 ainda vale alguma coisa. Mas daqui a uns meses, ou um ano, quem é que vai querer comprar um processador e board 775, com i3 e boards H55, que neste momento já estão a preços muito bons, a preços ainda mais baixos? E as memórias DDR2? Quem vai comprar DDR2 quando esta já custa quase tanto como a DDR3 neste momento?

Claro que estás a esquecer que se ele guardar o dinheiro que tem disponível e juntar durante o próximo ano mais algum, pode nem precisar de vender o PC que tem. E mesmo que o venda por menos dinheiro. So what? Se for comprar o mesmo que quer hoje, a amortização será semelhante tendo em conta a natural baixa dos preços.

Mas, claro, daqui a um ano o que ele vai querer comprar não é o mesmo que quer hoje.

E quanto à desvalorização dos componentes que ele pensa comprar, por acaso até se tem assistido ao oposto. Um i7 920 está mais caro hoje do que estava em Novembro, por exemplo. E os kits 6GB Triple Channel então, nem se fala.

Isso não é argumento.

Ok. Tem-se assistido ao oposto. Não muda em nada. Daqui a um ano estará mais barato (pelo menos a board e o processador). Nem consigo perceber porque usas esse argumento se ambos sabemos que estamos a verificar flutuações.

Flutuações existem. E, contudo, daqui a um ano o material estará muito mais barato. Não precisamos de ter bola de cristal para concluir isso.

E neste campo dos componentes de informática as leis da oferta e da procura nem sempre são fluídas. Ambos somos suficientemente inteligentes para perceber isso. e.g., a RAM DDR400 está caríssima tendo em conta o seu valor e os preços a que já esteve no passado. E quantos anos tem a RAM DDR400? E há assim tanta procura para eles serem obrigados a aumentar o preço? As leis do mercado nem sempre se aplicam à informática, sem mais.

Eu não tenho bola de cristal. Mas por isso digo que daqui a um ano o que ele vai querer não é o mesmo que quer agora. A máquina a que terá acesso daqui a um ano, com o mesmo dinheiro, será necessariamente melhor. Isto é líquido.

...

Mas eu continuo na minha - sem perceber o que ele, agora, ganha vendendo este sistema para montar um outro, com excepção da possibilidade de ganhar mais uns euros vendendo o actual sistema.

Se a ideia é essa. Então claro, o melhor é vender já.
 
Última edição:
sera k vale a pena gastar umas largas centenas de euros para ficar com pouco mais performance so para conseguir vender o material actual por mais 100-200€?

esses 100-200€ k ganhas hoje acabas por perder ao investir num sistema k nao te da vantagens imediatas e k daki por 2 anos certamente k tera desvalorizado 100-200€...
 
de facto tem razão, mas a diferença do actual material para o sistema actual será sempre a mesma se formos a ver, pois se daqui a uns temos um bundle 775 vale menos, o respectivo bundle 1366 também vai custar menos mas como referiram tem a vantagem de ter melhores alternativas na altura..

só não percebo então o porque de muitos criticarem quem invista em 775, investir numa board e ram melhores(usadas até) para levar WC é um mau investimento nesta altura por ex?
 
se tens problemas com a ram troca a ram, nao vejo pq tenhas de trocar a board...

uma coisa é nao gastar mais dinheiro, deixar o material desvalorizar e depois trocar tudo de uma vez. outra e continuar a investir dinheiro em tecnologia k ja "esta ultrapassada".

a diferenca de fazer WC em 775 e em i7, nao e apenas o bloco do cpu? investir dinheiro num bloco para 775 nao deve custar os olhos da cara, alem de k certamente consegues encontrar o bloco em 2ª mao do pessoal k esta a trocar por i7.

e k se te vais por a trocar a ram e a board e a grafica e etc etc, a certa altura a unica coisa k nao estas a trocar é o cpu...
 
queres um conselho?
nao ponhas WC. se tens o cpu com OC do teu my system e esse cooler, a meu ver é dinheiro mal gasto
quando mudares de sistema logo vês se vale a pena ou nao ir para um sistema de WC

arranja umas rams "chatices-proof", tipo umas team elite 2*2GB 800MHz e resolves o prob :p
 
Intel Pentium 4 660 3.6Ghz
Meu deus isso é que é um processador
já tem os seus anos
mas um colega meu tem um e aquilo ainda dura
aquece totil
mas meu deus
que processador
vai ficar pa historia

os processadores duram bue

tb tenho um pentium 4

mas tambem tenho um 486 de 1994 e um 386 de 1991 por isso XD

o processador parece me ser a peça mais fiavel de um pc
 
Back
Topo