1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida Processadores iguais incompatíveis

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por anjo2, 1 de Junho de 2009. (Respostas: 11; Visualizações: 893)

1. anjo2

anjo2 Power Member

Os servidores usam muitas vezes 2 ou mais sockets, e funcionam com apenas 1 processador, a Intel faz muitas vezes correcções, o que não acho correcto é que o mesmo processador não seja compatível, gostaria de saber a resposta técnica já que o técnico da Intel não foi muito claro, qual a razão? E Porque não dar outro nome ao processador se já não é compatível com os anteriores tendo em conta que são processadores para multi-socket?

Segundo o técnico tinha a ver com o core stepping diferente.

2. rustyballzz

rustyballzz Power Member

o cpu nao corre com uma actualizaçao de bios?

tens o exemplo do
    Q6600 B3 e o Q6600 G0 embora nao deem problemas nas boards , tem um stepping diferente.
    o caso mais marcante é o Q9550 C1 e o Q9550 E0 em que muitas boards tem de actualizar a bios para suportar este ultimo.
    trata-se apenas de um melhoramento no cpu e nao ha necessidade de Renomeá-lo
    espero ter ajudado

http://processorfinder.intel.com/List.aspx?ParentRadio=All&ProcFam=2774&SearchKey=

Última edição: 2 de Junho de 2009
  3. Crusher

Crusher Power Member

Mas é algum sistema que tenhas ou é mesmo por curiosidade? Nunca ouvi falar em tal coisa.

4. anjo2

anjo2 Power Member

rustyballzz, mas não estou a falar da compatibilidade da board, estou a falar da compatibilidade entre os processadores, um dos grandes problemas do multi-socket é a escalabilidade dos processadores, mas parece que existe outro entrave, vários processadores com o mesmo nome, mas incompatíveis entre si.

É um sistema que tenho, 2 sockets para Xeon Quad-Core, em que tenho um processador, e para por outro só comprando usado, porque o novo processador igual, já não é igual... Por ter um stepping diferente.

Recordo de o order code são iguais, por isso se for a comprar saí-me sempre o incompatível, engraçado não?

Volto a frizar, o problema não é o cpu correr, o problema é os 2 cpus juntos não correrem por terem um stepping diferente. (Isto segundo o técnico da Intel, que suponho que esteja correcto).

Ou seja, o problema nunca se vai verificar em cpu's de desktop (1 socket), mas sim em servidores (>1 socket), pois os processadores têm que ser iguais, a mudança do stepping devia obrigar a renomear pois deixa de ser compatível com os anteriores.

Também uso Opteron para 2 sockets e nunca tive esse problema...

5. rustyballzz

rustyballzz Power Member

ok
    agora ja percebi, nao fazia ideia dessas incompatibilidades entre cpus ( tamos sempre a aprender :x2:)
    boa sorte com isso

cumps.

6. anjo2

anjo2 Power Member

Uma pessoa vai à loja, compra o cpu igual ao que já tem, coloca e... não funciona, o cliente é que é o culpado? Vou transcrever a conversa que tive com eles.

7. Crusher

Crusher Power Member

Sim é mau que a informação não seja clara para quem vai comprar, mas é como por exemplo quando uma pessoa quer montar um Raid de 2 discos, tem que se certificar que os dois discos terão que ser totalmente iguais (não só no tamanho mas também no modelo).

Mas quanto aos CPUs em servidores nunca tinha lido sobre incompatibilidades só por causa das revisões. As revisões por norma servem para corrigir pequenos erros, assim como por vezes também trazem melhoramentos no que toca aos consumos, o que a partida não é assim significativo para haver impedimento. Quem saberia melhor responder a essa pergunta "do porque" seria quem projectou os processadores mas esses não atendem telefones. :D

Também importa saber que diferenças há entre as duas revisões dos dois Xeons.

8. rav3n

rav3n Power Member

por vezes na mudança de stepping são adicionadas algumas features

9. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Viva, depois de ler, tive aqui uns flashbacks...

Sinceramente isso é um bocado estranho, no minimo.
    Já montei varios servidores...
    Uns com dual P3 outros com xeons daqueles 603 e 604, etc...
    Dos novos ainda não brinquei, tenho ali um, e ainda vou testar...

Mas dos servidores que já montei, nem sempre tive acesso a CPU's iguais, VIVA PORTUGAL!!!...
    Como tal, o truque que tenho utilizado é:
    Ambos os CPUS tem de ter o mesmo FSB, a mesma Vcore, ou muito parecida...
    Depois, o CPU que tiver o multiplicador mais alto fica no primeiro socket, é o que faz boot e aguenta a carga até o windowz tomar conta do multicore... depois já tá. Isto nas boards dual P3.

Agora, dizes que os cpu's são incompativeis, ou disseram-te.

Já agora, um de cada vez, funciona bem? (pelo topico percebi que sim, mas para ter a certeza)

Bom, experimenta trocar os cpu's de socket (já deves ter feito isso).

Tenho aqui mais malta com dual's e tambem nunca tiveram problemas desses... Claro que os deles usam os mesmo stepings...

Enquanto vais lendo e respondes, vou dar uma olhadela nas specs da board e dos cpu's que tens.

EDIT:
    Pelo que li apenas tem de ter o mesmo steping, vi num forum de suporte da HP agora mesmo.
    A duvida era sobre misturar xeons771 diferentes, e o tipo disse que apenas tinha de ter o mesmo steping.

EDIT2:
    Mais umas leituras e pelo que percebi, tem de ter o mesmo CPUID String

10. anjo2

anjo2 Power Member

Eu não o comprei, estava quase, ainda tenho de cancelar a "pré-encomenda", o processador não é nada barato e arriscar na compra de um processador destes que geralmente não aceitam de volta por ter pouca saída é sempre complicado.

Mas isto não devia obrigar ao processador ser renomeado?

11. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Pois devia, no caso dos XEON que precisam de ser pareados, devia mesmo vir com a designação do CPU, o CPUID String. Assim não havia enganos.

Como é que vais encomendar, se o modelo é o mesmo? O que vais pedir? O fornecedor sabe ver a diferença? O CPUID String é algo desconhecido para muito vendedores...

12. anjo2

anjo2 Power Member

Eu vou comprar usado, o orderbox para todos é igual, ou seja só há o mais recente, existe packs especiais feitos para os servidores da hp (com suportes e coolers diferentes, mas o processador é normal) e não dizem qual é o processador, mas já perguntei a quem estava a vender um e era o mais recente.

Pode ser que este tópico ajude outros que tenham a mesma dúvida, mas sinceramente ainda não percebi em termos técnicos do porquê.

Partilhar esta Página