Processadores Intel com controlador de memoria integrado no CPU?

Nemesis11

Power Member
Intel set to introduce processors with integrated memory controllers

SOFTLY SPOKEN words in the CeBIT Messe yield some of the most interesting things. A very senior official from one of Intel’s major chipset customers, confirmed to us that everything is roadmapped for Chipzilla to – once again - follow AMD’s lead, and introduce desktop, workstation and server processors that not only feature support for the iAMD instruction set but with AMD64 style integrated memory controllers.

With this confirmation, it seems to us that there are significant implications to Intel’s future business models.

Intel’s strategy has been to supply a mainboard chipset with every processor.

Aside from the significant revenue they receive for this, it also opened the potential for Intel to exercise control over all the third party Taiwanese mainboard manufacturers and other partners and customers. This market dominating position has been a key factor in Intel’s success.

The flipside of this is that AMD have mostly struggled and often pretty miserably – especially in the early days - in gaining the full cooperation and focus from the same manufacturers and infrastructure partners. The present situation is however much more rosy, but we think that if AMD can keep their head above water, flog its wares and keep the revenue rolling in, then the pain will ease as time goes on.

So if, as Intel seem to plan, it intends to remove the need for a Northbridge – where system memory controllers typically reside - this opens a very wide window of opportunity for mainboard manufacturers who don’t want to be beholden to Intel to buy more, or perhaps, probably all, the Southbridges from their Taiwanese compatriots such as SiS, ULI and VIA, not to mention offerings from ATi and Nvidia.

Will Intel then withdraw from the mainboard business altogether?

http://www.theinquirer.net/?article=14828

É a primeira vez que vejo isto. Será verdade?
Só falta o socket ser 939........joking
 
Interessante... o que terá levado mesmo a Intel a adoptar (se for verdade) essa direcção??

Já agora uma pergunta mais ou menos relacionada. Num sistema Intel, por exemplo numa MB Asus P4C800, o Northbridge é da Intel o 875 e o Southbridge também é intel? É não é?

Mas a noticia é realmente muito interessante.
 
Originally posted by greven
Já agora uma pergunta mais ou menos relacionada. Num sistema Intel, por exemplo numa MB Asus P4C800, o Northbridge é da Intel o 875 e o Southbridge também é intel? É não é?

Yep, tudo intel. "Misturadas" de south e north só me lembro das Ati IGP320 em que a north era Ati e a south era Via.
Provavelmente há mais exemplos.

Quanto à noticia, vamos lá ver se é dada por outros sites.
 
Não previ esta mas parece-me perfeitamente
lógico. Controladores de memória integrados
é o futuro. Aliás, sempre disse que a melhor
*feature* dos novos AMD64 era justamente
isto (Hypertransport integrado).
Estava à espera que só o fizessem daqui a
uns anos mas parece que as coisas a partir
dos 5 Ghz não são favas contadas.

Pq? Porque computadores com apenas
1 CPU tem os dias contados e para facilitar
a concepção de boards é preferível ter os
controladores integrados. Duvido é que a Intel
aposte no Hypertransport e não estou a ver
que tecnologia vão usar. Talvez uma evolução
do 3GIO.

Fico contente por a Intel ter visto a *luz*.
 
Última edição:
Originally posted by iJFerreira
Fico contente por a Intel ter visto a *luz*.

LOL!!

Também já tinha pensado nisso, acho que não falta muito tempo (relativo) e os dual processor começam a ser padrão.

No texto não diz para quando o primeiro CPU com Controlador de memória integrado, pois não? Alguém faz a minima para quando... ?
 
Originally posted by greven
LOL!!

Também já tinha pensado nisso, acho que não falta muito tempo (relativo) e os dual processor começam a ser padrão.

Dual Cpu ou Dual core?
Acho que dual cpu nunca vai ser "mainstream". Agora no ultimo roadmap da Intel na IDF estavam referidos proc. dual core.

Originally posted by greven

No texto não diz para quando o primeiro CPU com Controlador de memória integrado, pois não? Alguém faz a minima para quando... ?

Eu primeiro gostava de ver isto noutro site.
É que o Inq. tem aquela fama.[flame]Se aparecer no Toms é pq é verdade. Eles são muito chegados :D[/flame]
 
Eu estava a pensar em dual cpu, mas foi só ideia minha, mas realmente tens razão, deve sair sempre muito caro, dual core sempre será um pouco mais barato.

Ainda não existe nenhum processadore dual core pois não?
 
Originally posted by greven
Eu estava a pensar em dual cpu, mas foi só ideia minha, mas realmente tens razão, deve sair sempre muito caro, dual core sempre será um pouco mais barato.

Ainda não existe nenhum processadore dual core pois não?

bluey.jpg


Este é o Power 5 com 8 cores(?) e 144MB de cache(?).
Acho que o Power 4 era dual core, mas não tenho a certeza. Alguem que confirme isso.
 
Se se verificar que esta historia é verdadeira, isto tem muita piada, acho engraçado a Intel a usar a fotocopiadora para imitar a AMD. Foram as instruções AMD64, estão para vir os PR agora esta cena do controlador de memoria no cpu... Acho muito estranho isto vir tudo de seguida, devem andar a fazer espionagem industrial.}> :003:
 
Originally posted by iJFerreira
Duvido é que a Intel aposte no Hypertransport e não estou a ver que tecnologia vão usar. Talvez uma evolução do 3GIO.

Bem, é normal duvidar, mas honestamente não vejo outra alternativa decente...
 
a arquitectura do actual A64 foi desenhada para suportar Dual-core, portanto, a transição ja esta feita por parte da AMD...

quanto á intel, não interessa quem toma partido da "inovação"
( se bem que a intel adiou adiou adiou, e todos sabem porquê "mhzzzzzz é que vende")....
Como o iJferreira disse e muito bem, era algo inevitavel,
se bem que eu tava á espera do Dual-core aparecer primeiro, e depois o controlador de memoria integrado...
 
Back
Topo