Processadores Pentium com tecnologia de virtualização integrada chegam ao mercado

RavenMaster

Power Member
"A Intel anunciou a disponibilização dos seus primeiros processadores para desktop com virtualização integrada. De início, a tecnologia que permite correr vários sistemas operativos num mesmo computador marcará apenas presença em dois Pentium 4, o 672 e o 662.

Com esta manobra, a fabricante introduz a VT (Virtualization Technology) nos computadores de secretária, embora considere que a mesma só começará a ser adoptada a partir de 2006. "Temos vários usos em mente que ajudarão a que a virtualização se transforme em algo muito importante nos próximos anos", refere Chad Taggard, da Intel, em declarações à eWeek, considerando que a tecnologia será uma capacidade incontornável no prazo de dois anos.

Apesar do anúncio da disponibilização dos novos processadores com VT, poderá levar algum tempo até que as grandes fabricantes testem a tecnologia. Em comunicado, a Intel refere que a Lenovo terá PCs com a tecnologia integrada para clientes que se mostrem interessados em participar de um piloto, remetendo para 2006 a divulgação dos nomes de outras empresas que se irão juntar na disponibilização de máquinas com VT.

Ao longo do próximo ano, a tecnologia de virtualização da Intel deverá chegar igualmente aos servidores baseados em processadores Xeon e Itanium, assim como a portáteis.

Os processadores da Intel agora anunciados serão vendidos em pacotes de mil unidades, custando 605 e 401 dólares, respectivamente, nos modelos 672 e 662. "

Fonte
 
Mas isso permite o quê mais concretamente ? Correr dois SOs ao mesmo tempo com performance consideravel ? porque dois SOs diferentes o meu também corre a boa performance :P e até ao mesmo tempo com o VMware :P
 
Não faz é muito sentido lançar isto primeiro em... single-core.
E o Hyper-threading é um hack mal conseguido, não disfarça tudo.
É negar o propósito da virtualização assistida por hardware...
 
Vou render-me à minha ignorância e em vez de procurar no google vou deixar que alguem brilhe no forum ao exibir os seus conhecimentos:
o que é a Virtualization Technology?
 
Isto pouco tem a haver com single ou dual core.
Parabens à intel por ter sido a primeira a lançar.
Vai permitir por exemplo correr VM 64 bit no Vmware 5.5 (Também dá nos Amd Rev E, acho....) ou correr Windows no Xen sem ter que se alterar o kernel do windows.

Havia uns Pdf / Apresentações muito boas sobre isso e outros assuntos, mas sinceramente já não sei do link.
Tinham lá bastantes pormenores sobre isto e apesar de ser muito bom, ainda há muito a fazer em futuras versões.

EDIT: Afinal encontrei o link. Penso que sejam estes dois:
http://www28.cplan.com/cv_112/session_details.jsp?isid=275095&ilocation_id=112-1&ilanguage=english
http://www.vmware.com/vmworld/2005/pac095_vmworld_2005_10_20_1030_am_breakers_c&d.mp3
http://www.vmware.com/vmworld/2005/pac095.pdf

http://www28.cplan.com/cv_112/session_details.jsp?isid=275346&ilocation_id=112-1&ilanguage=english
http://www.vmware.com/vmworld/2005/pac346_vmworld_2005_10_20_1130_am_mandalay_b.mp3
http://www.vmware.com/vmworld/2005/pac346.pdf

Muita coisa interessante para ler e ouvir aqui -> http://www.vmware.com/vmtn/vmworld/

Do Xen também há uns artigos sobre a importancia do VT e do pacifica no Xen 3.0 (se não estou em erro).
 
Última edição:
ToTTenTranz disse:
Vou render-me à minha ignorância e em vez de procurar no google vou deixar que alguem brilhe no forum ao exibir os seus conhecimentos:
o que é a Virtualization Technology?

Básicamente isto faz por hardware (atribuíndo um dos cores ou recursos -caso seja single-core- a cada Sistema Operativo virtual) o que eu faço no VMware por puro software há muito.

Permite criar, com a ajuda de software como o VMware, o VirtualPC ou o Xen, um PC virtual, com partições de disco e discos virtuais, que podem ser isolados ou aceder apenas ao periférico que nós quisermos, cmo drives de cd/dvd, usb pen's, acesso à net, etc.

Se tivermos um sistema XP instalado nesse PC virtual, por exemplo, podemos aceder à net sem preocupações com vírus, pois estes apenas conhecem o PC "Virtual".

Melhor do que isto, pode-se criar um nº de clones ou imagens da partição com um SO novo, em poucos segundos ou minutos, para teste de infinitas configurações de software, etc.

E o melhor de tudo é que se podem ter muitas máquinas virtuais, ou PC's "virtuais" a correr em simultâneo, tanto faz que sejam Linux, como FreeBSD, como XP ou outro Windows, etc.

Com um PC é possível simular um ambiente antigo, sem perda aparente de performance e criar postos de trabalho virtuais, distribuídos via rede para dumb-terminals, ou PC's que não conseguiriam correr determinado SO/software.

Para empresas pode-se poupar imenso dinheiro na migração para hardware mais recente, ou para criar postos de trabalho isolados e controláveis numa localização central de forma mais directa.

Para users's caseiros o potencial de isolar o "PC" de navegação da net, do resto do sistema "host" é um grande bónus.

Há uns meses detalhei uma experiência que fiz com o Longhorn versão alpha a correr dentro do VMware 5, com 3Dmark's e Max Payne à mistura:

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=59886&highlight=vmware
(torna-se mais interessante a partir do post #28)

Lembrem-se que é uma placa 3D emulada em software, a correr num PC "emulado"...
Imaginem com virtualização por hardware, com dual-cores e DirectX10 (e que tb vai permitir correr duas ou mais apps 3D em simultâneo nas gráficas compatíveis, que aínda não existem)
 
blastarr disse:
Permite criar, com a ajuda de software como o VMware, o VirtualPC ou o Xen, um PC virtual, com partições de disco e discos virtuais, que podem ser isolados ou aceder apenas ao periférico que nós quisermos, cmo drives de cd/dvd, usb pen's, acesso à net, etc.

Não, o VT não faz nada disso.

Fazendo um quote de um dos PDF:
Memory virtualization support lacking
- Not in VT-x; implementation-dependent for Pacifica

No device virtualization support

blastarr disse:
Se tivermos um sistema XP instalado nesse PC virtual, por exemplo, podemos aceder à net sem preocupações com vírus, pois estes apenas conhecem o PC "Virtual".

Não há virtualização de devices. Continua exactamente como hoje em dia.
E se tens uma VM em bridge/nat, é melhor não apanhar worms (ou ter firewalls pelo meio).

blastarr disse:
Melhor do que isto, pode-se criar um nº de clones ou imagens da partição com um SO novo, em poucos segundos ou minutos, para teste de infinitas configurações de software, etc.

Já o podes fazer isso hoje com os snapshots no Vmware.

blastarr disse:
E o melhor de tudo é que se podem ter muitas máquinas virtuais, ou PC's "virtuais" a correr em simultâneo, tanto faz que sejam Linux, como FreeBSD, como XP ou outro Windows, etc.

Espero que ajude na performance, apesar de já se poder fazer isso.
 
Última edição:
Nemesis11 disse:
Não, o VT não faz nada disso.

Fazendo um quote de um dos PDF:




Não há virtualização de devices. Continua exactamente como hoje em dia.
E se tens uma VM em bridge/nat, é melhor não apanhar worms (ou ter firewalls pelo meio).



Já o podes fer hoje com os snapshots no Vmware.



Nisso espero que ajude na performance, apesar de já se poder fazer isso.

Se lêsses o teu próprio quote verias que eu falava do VMware, não do VT nem do Pacífica (aliás, será sempre preciso software tipo Hypervisor, e foi um protótipo do VMware 6 que foi usado na demo do Vanderpool Technology -VT- na última IDF...) ;)
 
blastarr disse:
Se lêsses o teu próprio quote verias que eu falava do VMware, não do VT nem do Pacífica (aliás, será sempre preciso software tipo Hypervisor, e foi um protótipo do VMware 6 que foi usado na demo do Vanderpool Technology -VT- na última IDF...) ;)

Estavas a responder a um quote do ToTTenTranz que perguntava o que era o Virtualization Technology.
 
Nemesis11 disse:
Estavas a responder a um quote do ToTTenTranz que perguntava o que era o Virtualization Technology.


Básicamente isto faz por hardware (atribuíndo um dos cores ou recursos -caso seja single-core- a cada Sistema Operativo virtual) o que eu faço no VMware por puro software há muito.

Permite criar, com a ajuda de software como o VMware,(...)

Acho que é bastante explícito...
 
blastarr disse:
Básicamente isto faz por hardware (atribuíndo um dos cores ou recursos -caso seja single-core- a cada Sistema Operativo virtual) o que eu faço no VMware por puro software há muito.

Permite criar, com a ajuda de software como o VMware,(...)

blastarr disse:
Acho que é bastante explícito...

O VT ( ou melhor, o actual VT ) não atribui um dos cores ou recursos a um sistema operativo virtual.
O que ele permite é que as VM corram num novo modo (que a vmware chama de "root mode") em vez de no Ring 3, que é onde todas as applicações correm (incluindo o actual Vmware).
Neste novo modo, nem o Vmware precisa de fazer binary translation, nem o Xen paravirtualization (há para lá umas complicações pelo meio no caso do Xen).

A partir daí, acho que o actual VT não faz mais nada, mas gostava de estar enganado.
 
Nemesis11 disse:
O VT ( ou melhor, o actual VT ) não atribui um dos cores ou recursos a um sistema operativo virtual.
O que ele permite é que as VM corram num novo modo (que a vmware chama de "root mode") em vez de no Ring 3, que é onde todas as applicações correm (incluindo o actual Vmware).
Neste novo modo, nem o Vmware precisa de fazer binary translation, nem o Xen paravirtualization (há para lá umas complicações pelo meio no caso do Xen).

A partir daí, acho que o actual VT não faz mais nada, mas gostava de estar enganado.

Exacto, mas para detectar a app que corre em root é preciso lógica nova no chip, mais transístores, senão correr-se-ía o risco de o VMware usar o "instruction set" x86 de um dos cores (ou thread's, no caso do Hyperthreading) em exclusivo e saturando-o com um única VM.

A AMD já faz muitas destas funções nos CPU's dual-core, é para isso que serve o System Request Interface, pelo que é uma questão de adequar o software e alterar a programabilidade externa do mesmo até certo ponto, para tirar partido desta feature.
Note-se que isto é mais uma prova de que a arquitectura AMD64 foi feita desde o início para multi-core, ao contrário dos P4.

dual%20core%20opteron.gif
 
blastarr disse:
Exacto, mas para detectar a app que corre em root é preciso lógica nova no chip, mais transístores, senão correr-se-ía o risco de o VMware usar o "instruction set" x86 de um dos cores (ou thread's, no caso do Hyperthreading) em exclusivo e saturando-o com um única VM.

A AMD já faz muitas destas funções nos CPU's dual-core, é para isso que serve o System Request Interface, pelo que é uma questão de adequar o software e alterar a programabilidade externa do mesmo até certo ponto, para tirar partido desta feature.
Note-se que isto é mais uma prova de que a arquitectura AMD64 foi feita desde o início para multi-core, ao contrário dos P4.

dual%20core%20opteron.gif


Mas que salsa...

o System Request Interface é apenas um nome que eles arranjaram para o HT do Dual Core no entanto não vale apena te iludires pois a ligação entre 2 cores em cpus dual core por parte da AMD é feita via as ligações HT que os cpus têm disponiveis mas em que toda e qualquer ordem para o core 1 passa pelo tal System Request Interface apenas pois eles cortaram no core 1.

O VT é completamente diferente! A promessa da Intel e da AMD é poderem disponibilizar os recursos de 1 CPU mesmo q seja Dual Core (ou mais cpus) de igual modo para mais que 1 Sistema operativo tendo as devidas proteções internas de variaveis de estado para cada um dos S,O.

Em teoria é muito bonito e para servidores, tendo em conta o numero de intruções que cada CPU faz, até seria bastante util... Numa só máquina ter as mesmas coisas a funcionar que tinhamos anteriormente em 2 ou 3 gastando pouco mais de 1/3 da energia anteriormente gasta.
 
Sumerset disse:
Mas que salsa...

o System Request Interface é apenas um nome que eles arranjaram para o HT do Dual Core no entanto não vale apena te iludires pois a ligação entre 2 cores em cpus dual core por parte da AMD é feita via as ligações HT que os cpus têm disponiveis mas em que toda e qualquer ordem para o core 1 passa pelo tal System Request Interface apenas pois eles cortaram no core 1.

O VT é completamente diferente! A promessa da Intel e da AMD é poderem disponibilizar os recursos de 1 CPU mesmo q seja Dual Core (ou mais cpus) de igual modo para mais que 1 Sistema operativo tendo as devidas proteções internas de variaveis de estado para cada um dos S,O.

Em teoria é muito bonito e para servidores, tendo em conta o numero de intruções que cada CPU faz, até seria bastante util... Numa só máquina ter as mesmas coisas a funcionar que tinhamos anteriormente em 2 ou 3 gastando pouco mais de 1/3 da energia anteriormente gasta.

Errado

O Hypertransport é ligado via Crossbar (1 ou 3 links, dependendo se é A64 ou Opteron, o X2 só tem 1, como os A64 single-core), não pelo System Request Interface/Queue:

crossbar.jpg
 
Isto e util para empresa uma x k podem comprar 1 grande servidor e makinas sem CPU/RAM/DISCO para o resto do ppl.

Mas para "nos" a acelaração no Vware n deve ser muita, e tlx um pouco mais robusto k por sw.
 
Back
Topo