1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Processar a TMN por incumprimento de contrato - quanto custa ?

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por madafakapc, 30 de Março de 2007. (Respostas: 32; Visualizações: 4459)

  1. madafakapc

    madafakapc Power Member

    Olá

    Bem, tou a ficar convencido que tá na altura de meter estes senhores na linha de uma vez por todas (se calhar continuo a sonhar com o dia em que isto há-de acontecer.....) e tou mesmo a pensar que um processozito em cima destes senhores ia mesmo a calhar para pedir umas massas....

    Depois de tanto gozarem com a minha cara pq pura e simplesmente ignoram akilo que é por demais obvio.....o telele foi para arranjar e nao voltou arranjado...e eu já lhes pedi o dinheiro de volta (tá na garantia) tá na hora do plano Z --> chegar a vias de facto!

    Quanto custa abrir um processozito para os ameaçar e concretizar com uma indemnizaçãozita choruda....o telele foi 100 euros (x2 = 200 euros por 2 teleles) x coeficiente de prejuizo x incompetencia x gozo x ???? = ??? euros !!!!

    Se todos atolássemos os tribunais com processos destes era bonito.....iam ver se a TMN e outros não andavam na linha! (tá bem já sei que levavamos 10 anos a receber o dinheiro mas ai aplicamos o coeficiente de actualização para a data.....)

    A sério....quanto custa isto ? Alguem tem ideia onde posso obter infos na net ?

    (tb sei que há os tribunais arbitrais: esses funcionam ?????)

    A minha amiga DECO diz que vai interceder....mas eu acredito tanto neles como no Menino Jesus.....
     
  2. null-fact

    null-fact What is folding?

    O problema é mais quando é que o processo vai ser desenrolado. Isto porque, e como tu sabes muito bem, o sistema judicial português é lento. Muito lento mesmo! Em relação aos custos... Suponho que sejam bem altos porque nunca vi nenhum processo desses tipo à lá US of A.
     
  3. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    Eu acho que vale apena, sei d1 processo que decorreu, mas com a vodafone, tb da reparação dum telemóvel +- do mesmo valor. Depois de tanto enrolar, tentaram com o cliente 1 resolução extra-judicial, e não tendo aceitado, em tribunal lá chegaram a acordo (e ter de reunir em Lisboa). O cliente lá aceitou 200e em chamadas, tb já não se estava para chatear.
     
  4. madafakapc

    madafakapc Power Member

    pois eu concordo com os dois pq sabemos que isto não é os states...mas se nós todos pensarmos que nunca vale a pena é por ai que tamos como tamos.... Mas claro eu percebo! A minha ideia é mesmo pressionar e conseguir o dinheiro se bem que nao vale o esforço! O valor que falavam de custos é o de custos judiciais e eu nao ia pelo credito pq eu kero o meu dinheiro e nao creditos! Os creditos são bons para eles mas money its money!

    Ok! Thanks!
     
  5. kaiten

    kaiten Power Member

    acho que o melhor que tens a fazer é falar com um advogado. a não ser eventualmente que algum user daqui o seja e não se importe de te dar uma consulta
     
  6. Boas! Diz so uma coisa sff, pq é q o telm n foi arranjado? deram te algum motivo pela n reparacao? (irreparavel, vestigios de ma utilizacao)
     
  7. madafakapc

    madafakapc Power Member

    Nao . O que se passa é que voltou igual com o mesmo problema nos dois e eu perdi a confiança já muito antres na marca pq há n teleles iguais e outros modelos da motorola com problemas...e eu nao kero mais nenhum motorola..
     
  8. Se o q queres realmente é processar a tmn, n te consigo ajudar n percebo nd de leis, ms uma coisa tb te garanto, quem manda é o fabricante nc a aperadora. Se a vodafone por ex troca logo os telms, entao sao politicas de empresas coisa q n têm q fazer. Ja a tmn se n da é pq n tem q dar, se da da, se n da n da. Por isso para tds os efeitos a tmn ia-se safar, uma vez q so impos as condioes do fabricante. Uma vez o telm ja foi para reparacao e veio com o mm problema tens um periodo de 3 meses para reclamar da reparacao q foi feita sem pagares nd por isso (se pediste a reparacao por loja nc pagas nd, se pediste por estafeta eles n te vao cobrar a deslocacao). O que te aconcelho, reclama da reparacao, e volta a reclamar, e continua, ate ao ponto q a marca acaba por ceder e trocar o telm, costuma acontecer apos 3 reparacoes reclamadas (pode ser mais). No entanto o outro telm, se vier do fabricante vai ser da mm marca, se for a tmn a oferecer pode ser um telm de outra marca com a mm caracteristicas.
     
  9. ]-noBOdy-[

    ]-noBOdy-[ Power Member

    não sou advogado, mas sei indicar-te o custo para abrir o processo: 5000 €.
     
  10. Chob

    Chob 1st Folding then Sex

    E como sabe vc isso?

    Abraços
     
  11. ]-noBOdy-[

    ]-noBOdy-[ Power Member

    Caso semelhante com um colega.
     
  12. quero_um_nick

    quero_um_nick Power Member

    Isso parece-me um valor um bocadinho inflacionado. Não teria sido uma boa ideia processar também o advogado?:wow:
     
  13. Ksyrium

    Ksyrium Power Member

    Há organismos proprios para estes casos com valores "pequenos", e prometem resolução do caso até no maximo de 2 meses. Se queres ir com isso avante penso que é a eles que te tens de dirigir.
     
  14. theforbidden1

    theforbidden1 Banido

    É costume os operadores merdarem nas reparações... O meu zv10 foi para reparar com 6 meses de idade porque de 1 momento para outro deixou de ler o cartão SIM... Foi para a loja (oficial) da vodaphone e foi para a reparação, voltou com o mesmo defeito com que tinha ido, com a agravante dos jogos que eu tinha comprado terem ido ao ar e mensaguems e afins.
    O meu irmão lá teve que levar o telemovel segunda ves, e lá por a avaria lá acabou por ser reparada...

    Pela minha experiencia em reparações de telemoveis ( nokia, siemens e samsunsg) na primeira avaria eles limitam-se a substituir o software... e nem sequer testam se o produto está operacional...

    Vai outra ves á loja porque faz parte das "más praticas" das empresas de reparação na garantia de telemoveis fazer únicamente a substituição do software, só se vai para os meios fisicos quando a avaria é reincidente.
     
  15. madafakapc

    madafakapc Power Member

    Ora aki é que eu tenho de discordar de alguns pontos:

    - 1º A marca é representada pela TMN (ponto assente: eu quando vou ao café comprar um bolo e o bolo tá estragado vou pedir satisfações ao pasteleiro ou ao dono do café ?!?!?!?!) ->> TMN que se desenm**** !!!

    - 2º eu perdi a total confiança na motorola! Ponto assente: há o direito de pedir a resolução do contrato por essa mesma razão: já me informei/inclusivamente há o 67/2003:


    Artigo 4.º
    Direitos do consumidor

    1 - Em caso de falta de conformidade do bem com o contrato, o consumidor tem direito a que esta seja reposta sem encargos, por meio de reparação ou de substituição, à redução adequada do preço ou à resolução do contrato.

    2 - A reparação ou substituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável, e sem grave inconveniente para o consumidor, tendo em conta a natureza do bem e o fim a que o consumidor o destina.

    3 - A expressão «sem encargos», utilizada no n.º 1, reporta-se às despesas necessárias para repor o bem em conformidade com o contrato, incluindo, designadamente, as despesas de transporte, de mão-de-obra e material.

    4 - Os direitos de resolução do contrato e de redução do preço podem ser exercidos mesmo que a coisa tenha perecido ou se tenha deteriorado por motivo não imputável ao comprador.

    5 - O consumidor pode exercer qualquer dos direitos referidos nos números anteriores, salvo se tal se manifestar impossível ou constituir abuso de direito, nos termos gerais.


    Moral da história nem vale a pena andar a enrolar mais: dinheiro pra cá que eu tou cansado de ser enrolado !

    Segundo sei há os tribunais de arbitragem do consumo e será por ai que pretendo começar e depois logo se vê pq se realmente são 5000 euros para começar, então nao admira que estejamos em Portugal! Mas nao me parece.....ok...


    Como alguem aki disse: da primeira reparação mudaram o software e agora já me enviaram outra vez reparado: acontece que nao vou levantar telemovel nenhum pq nao o quero nem oferecido! Quero o meu dinheiro!
     
  16. turbilha0

    turbilha0 Banido

    Para quem reside em Lisboa, existe o CENTRO DE ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO DE LISBOA.
    www.mj.gov.pt/CACCL/

    Existem outras formas de resolução de litígios, sem "usar a artilharia pesada" que são os Tribunais.
    Informem-se em http://www.mj.gov.pt/sections/justica-e-tribunais/resolucao-alternativa-de.
    No caso deste post, talvez um Julgado de Paz (http://www.mj.gov.pt/sections/justica-e-tribunais/resolucao-alternativa-de/justica-de-proximidade) possa também resolver o problema.

    Agora tribunais... é sempre uma salada de frutas, com necessidade de testemunhas, várias sessões (um julgamento pode durar meses, anos... e entretanto aparece a 4ª rede móvel e muda isto tudo ;) )...
     
  17. lord_zed

    lord_zed Power Member

    Fala-se muito, faz-se pouco....o melhor que tens a fazer, é mesmo fazer pressão nos gajos da TMN, 1 coisa é mais que certa, não vais ver guito nenhum....eles acabam sempre por arranjar 1 desculpa kualker para invalidar a garantia, tipo ummm tenho de pensar...Humidade!! decorrente de má utilização, apartir daí mandam-t à fava...

    O melhor que o pessoal tem a fazer nestas situações é utilizar o livro de reclamações..1 pode não fazer diferença, muitos já faz comichão...
     
  18. madafakapc

    madafakapc Power Member

    sim realmente tens toda a razão mas o livro de reclamações vai ser visto por kem ? Pelo Estado ??!?!?!! Pela TMN ?!??!?! Quem vai kerer saber de reclamações dentro da propria casa quando faz a mer*** e não cumpre....ninguem


    Realmente somos e vamos continuar a ser enrabados a torto e a direito pq somos atropelados em tudo: inclusivamente depois de ter-me informado os tribunais arbitrais em nada podem obrigar ninguem a pagar nada pq ainda por cima as empresas que agora foram constituidas na hora sao as unicas que estao subjacentes à arbitragem e as outras nem seker sao obrigadas a estar e é assim que vamos! Toma e embrulha! :007: :007: :007: :007:
     
  19. BigJazz

    BigJazz Power Member

    Boas

    A tmn remete sempre a responsabilidade para o fabricante, eu tive um caso idêntico e o meu telemóvel só esteve sete vezes na assistência técnica, da ultima vez e como já estava a perder a paciência, pedi para que me informassem qual a morada da assistência técnica da Sony Ericsson, e fui lá directamente com o telemóvel. Passado duas semanas fui informado de que o mesmo não era passível de reparação e foi-me proposta a troca por um modelo novo com características idênticas (neste caso até superiores) o que eu aceitei, portanto o conselho que eu te dou é ires directamente a assistência da Motorola
     
  20. madafakapc

    madafakapc Power Member

    Continuo a nao perceber...mas eu é que tenho de ir ao fabricante ?!?!?!? Então quem me vendeu o telemovel foi a Motorola ???? Eu compro um carro, a seguir os pneus estragam-se e eu vou pedir a quem ?? Ao fabricante dos pneus.......essa nao entendo....que voces me digam que ninguem resolve nada é uma coisa agora que nós é que temos de ir ao fabricante é outra que eu nao entendo....é como eu digo: qq dia temos de pagar para trabalhar....:wow: :wow:
     

Partilhar esta Página