Processo de meter um site online

Boas a todos!
Sou "cliente" do fórum mas só agora me registei porque não conseguia encontrar a resposta a algumas dúvidas que tenho. Espero não violar nenhuma regra ao fazer uma lista num só tópico em vez de criar vários tópicos mais específicos.
Acontece que estou a projectar uma web tv e necessito de umas opiniões mais profissionais de modo a avançar na potencialidade máxima.
Ok, aqui ficam as questões:

1º- Em relação aos servidores dedicados (exclui os VPS), é melhor cá ou no estrangeiro? (já vi muitas empresas nacionais e estrangeiras e sinceramente tirando o preço não encontro diferenças significativas)
2º- Como óbvio para o streaming na net necessito de muito espaço em tráfego, como tal não me contento com menos do que 250Gb/300Gb de espaço, tráfego ilimitado e velocidade nunca inferior a 10Mbps (adapta-se ao necessário)?
3º- Qual a real diferença do processador do servidor e da memória inserida?
4º- Existem vantagens de em vez de ter num servidor ter em 2 ou 3?
5º- Tentei ir por outro caminho tendo um servidor em casa, mas deparei-me com mais questões... (uma muito idiota mas não domino esta área) posso comprar um servidor [ou caixa de rede já vi vários nomes] (como por exemplo um HP ProLiant e daí em diante) alojar o site lá, ligar a um ou vários servidores de net, juntar uma excelente ups e tenho o site online como se tivesse numa tradicional empresa? (é que contas feitas dos gastos anuais até poderá compensar):001:ah... e esse "cpu" necessita de monitor ou existe outra forma de visualizar o conteúdo?

Sei que é um pouco vasto o tema mas é que assim também concentro as respostas todas num só local.
:002:

 
Última edição:
Boas a todos!
Sou "cliente" do fórum mas só agora me registei porque não conseguia encontrar a resposta a algumas dúvidas que tenho. Espero não violar nenhuma regra ao fazer uma lista num só tópico em vez de criar vários tópicos mais específicos.
Acontece que estou a projectar uma web tv e necessito de umas opiniões mais profissionais de modo a avançar na potencialidade máxima.
Ok, aqui ficam as questões:

1º- Em relação aos servidores dedicados (exclui os VPS), é melhor cá ou no estrangeiro? (já vi muitas empresas nacionais e estrangeiras e sinceramente tirando o preço não encontro diferenças significativas)
2º- Como óbvio para o streaming na net necessito de muito espaço em tráfego, como tal não me contento com menos do que 250Gb/300Gb de espaço, tráfego ilimitado e velocidade nunca inferior a 10Mbps (adapta-se ao necessário)?
3º- Qual a real diferença do processador do servidor e da memória inserida?
4º- Existem vantagens de em vez de ter num servidor ter em 2 ou 3?
5º- Tentei ir por outro caminho tendo um servidor em casa, mas deparei-me com mais questões... (uma muito idiota mas não domino esta área) posso comprar um servidor [ou caixa de rede já vi vários nomes] (como por exemplo um HP ProLiant e daí em diante) alojar o site lá, ligar a um ou vários servidores de net, juntar uma excelente ups e tenho o site online como se tivesse numa tradicional empresa? (é que contas feitas dos gastos anuais até poderá compensar):001:ah... e esse "cpu" necessita de monitor ou existe outra forma de visualizar o conteúdo?

Sei que é um pouco vasto o tema mas é que assim também concentro as respostas todas num só local.
:002:


Resposta ponto a ponto:

1 - Depende da tua audiência. Uma vez que vais fazer stream de data e se o teu público é nacional, o melhor é mesmo ter um servidor em Portugal. Para além disso tens o suporte mais perto de "casa".

2 - Espaço = Disco rigido do servidor. Compras com o disco que te convier. A maioria das SP's deixa-te configurar o disco.
Trafego Ilimitado = chavão comercial = algo que não existe. Podes contratar tráfego não contabilizado mas fica ciente que o mesmo não é ilimitado. A empresa que te vender esse tráfego irá controla-lo de qualquer forma. Podes ter tráfego não contabilizado em linha de 10Mb (máximo teorico de 3,3 Tb de tráfego mensal) ou linha de 100Mb (maximo teorico na ordem dos 33Tb mensal). No caso de Linha de 100Mb o mais provável é quem te fornece meter várias máquinas nessa linha, pelo que estarás a partilhar o tráfego com outras maquinas e nunca chegarás ao máximo teorico.

O necessário no teu caso tem a ver com o numero de visitantes, codificação da transmissão e quantas horas cada visitante estará online.

3- Processador tem a ver com a velocidade a que os dados são processados. Encoding é "cpu intensive". a memória é importante para tirares partido de executares vários programas ao mesmo tempo. 2 a 4gb no teu caso é essencial.

4 - Quantos mais servidores tiveres, se usares um cluster ou load balancing, mais diluida fica a carga por cada servidor. Este tema só te deverá ser importante quando atingires um numero alto de visitantes.

5 - Ter um servidor em casa é pouco viavel por:
- Largura de banda de upload é baixa (256/512Mb)
- O custo de energia de ter uma máquina ligada 24/7/365 é alto. Faz contas.
- Não beneficias de uma infraestrutura dedicada a housing de servidores, logo a performance será baixa.

Podes no entanto adquirir o teu servidor (1U ou 2U) e fazer o "colocation"/"housing) do mesmo numa SP. A diferença entre alugares um servidor e fazeres housing é que no primeiro caso estás garantido em caso de avaria de hardware e no segundo terás tu próprio de tratar do hardware em caso de avaria.

Por fim, é tudo uma questão de veres o teu orçamento e dentro desses valores procurares soluções no mercado.

Saudações
 
1- Se vai ser um serviço para portugueses, e tendo em conta que gasta muito tráfego, é importante que seja alojado em Portugal, até porque a rede para fora de Portugal e interna são muito diferentes e é mais fácil haver problemas para com a externa.
2- Sabendo que o limite teórico de 10Mbps é de 3,3TB de tráfego, compensa-te secalhar mais teres 2,5TB de tráfego ou até menos numa linha de 100Mbps, porque para atingires os 3,3TB, tinhas que estar sempre no limite, e decerteza que ia ficar muita gente sem conseguir-se ligar, pois existe horas de pico em que uma ligação de 100Mbps é claramente favorável.
4- Ter vários servidores vai depender muito da tua estratégia, para além do numero de ouvintes e do tipo de serviço, pois com 2 ou 3 servidores, se 1 estiver online, continuas com os outros activos, se for apenas 1 e ficar offline, ficas sem a tv... Mas ter mais servidores fica mais caro.

tomassantos, como o Santo tinha dito, ele pode fazer housing e aceder por exemplo por ssh, no caso do Windows, são um pouco caras...
 
@paperless - SP = Service Provider

@tomassantos - Sim, contratas o cPanel ao fornecedor do housing ou adquires uma licença online na internet.

Saudações
 
Desde já agradeço pela brevidade nas respostas!
Em relação ao "peso" do site gostava de saber como posso calcular o volume de tráfego que ele irá gerar. Dou alguns dados: o site terá videos on-demand (2 novos/dia a 75Mb cada) para além do streaming que será um apanhado de todos os videos (que são em HQ) e o tráfego esperado deverá rondar as 150000 visitas iniciais. Os 2,5Tb (oferta quase geral a 100Mbps) chegam para não "mastigar" o video mesmo com (assim por cima) 100 pax online?

Já agora o servidor estou tentado à Tecla Host o pack empresarial ou então a Tuga Net que me pareceu ter uma excelente relação qualidade/preço.

A optar por 2 servidores escolho os 2 melhores possíveis ou (pra atenuar custos) podem ser 2 razoáveis?
 
Última edição:
Back
Topo