1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Procura de novo trabalho

Discussão em 'Programação' iniciada por RCLMaduro, 31 de Julho de 2018. (Respostas: 4; Visualizações: 317)

1. Boas pessoal:

Recentemente, por razões pessoais, por ganhar pouco, por sentir necessidade de fazer uma pausa a nível profissional (férias), para aprofundar conhecimentos em algumas áreas que me interessam e por querer mudar de vida (estando aberto a uma mudança de cidade e, eventualmente, de país - não tenho nada que me prenda) não renovei, por minha iniciativa, o meu contrato de trabalho.

Gosto da área e neste momento estou mais preparado, mais focado e com mais "arcaboiço" relativamente a quando comecei (estava verde e receoso).

Tenho 1 ano e 3/4 meses de experiência.

Neste sentido:

1) Será fácil encontrar uma nova oportunidade (por vezes tenho receio de não ser e de ter tomado uma má decisão)?

2) Qual é um ordenado justo e razoável ("nem 8 nem 80") para o meu tempo de experiência?

3) Grande parte das empresas que me contactam são consultoras (PrimeIT, KCSIT, entre outras que ninguém conhece). Neste fórum e a nível pessoal vejo e ouço falar mal das consultoras. É assim tão mau trabalhar nas consultoras? Pelo que já li aqui já sei a resposta (é um "talho"). Mas, que boas alternativas há em Portugal?

4) Há alguém daqui que tenha feito o que eu fiz (que não tenha querido renovar ou se tenha despedido)? Se sim, como correu?

Obrigado!

Última edição: 31 de Julho de 2018
  2. ThePlague92

ThePlague92 Power Member

Trabalhavas com que stack?

3. Com .net MVC

4. ThePlague92

ThePlague92 Power Member

Então respondendo às tuas perguntas o melhor que posso (vou assumir que trabalhas em Lisboa ou Porto):

1 - Sim, vai ser extremamente fácil. Há muita procura por .NET, por isso estás tranquilo. Ainda para mais com mais de 1 ano de experiência é ainda mais fácil.

2 - Esta é a pergunta em que posso ajudar menos, mas acho que consegues 1200€ limpos mais subsídio de alimentação facilmente, se fores minimamente bom no que fazes.

3 - As consultoras irão sempre contactar-te em força. Elas são muito agressivas na angarianção de trabalhadores, já que disso depende o negócio deles. Em relação a serem talhos, há sempre excepções, mas na generalidade são mesmo um talho e é de evitar.

Alternativas em Portugal: AdNovum, Attentive, Blip, Codacy, BitSight, Collab, Nuxeo, Pipedrive, Daltix, DefinedCrowd, XpandIT, Farfetch, Feedzai, Premium Minds, JScrambler, Multicert, Odysai, PHC, Talkdesk, OutSystems, Unbabel, Veniam...De notar que algumas das que disse até são meio consultoras, mas não são de outsourcing, por isso é uma cultura diferente. Outras não sei bem com que stack trabalham, mas é uma questão de investigares. Outras trabalham com um stack diferente do teu, mas podes sempre fazer a transição facilmente, porque sabes OOP. Também não posso garantir que são todas uma maravilha para trabalhar, mas são software houses, não "talhos", sempre é uma vantagem. A maioria são de Lisboa ou têm escritórios em Lisboa, mas é uma questão de investigares se há na cidade que queres, caso não mores em Lisboa.

4 - Nesta não te posso ajudar, mas fica tranquilo que as coisas vão correr bem para ti. Não sei se ir para o estrangeiro é uma opção para ti neste momento, mas vê algumas oportunidades lá fora, porque é outro Mundo e és capaz de te safar ainda melhor do que cá.

Mais alguma questão, estás à vontade para fazer. Boa sorte nesta nova etapa e vai-nos mantendo informados.

5. Ace-_Ventura

Ace-_Ventura Power Member

em .net, na área de Lisboa é fácil.
    Trabalhar por "consultoras" (na verdade é só outsourcing o que fazem), tem os seus prós e contras:
    - É uma sorte o cliente onde calhas. Quando estava em outsourcing, estive em clientes onde quem não era da empresa era posto de parte, até mesmo em eventos de equipa. Podes também ter o azar de ir para um cliente onde ficas parado no tempo a nível tecnológico.
    - Progressão de carreira é algo que não existe
    - Consegues aumentar o salário mais facilmente
    - Normalmente consegues passar por vários tipos de negócio (se estiveres numa consultora a sério, isso também acontece obviamente)

Tens ainda a discussão clássica entre as ajudas de custo ou receber tudo no bruto. Mas acho que não vale a pena entrar por aí agora..

Partilhar esta Página