Procura de novo trabalho

RCLMaduro

Power Member
Boas pessoal:

Recentemente, por razões pessoais, por ganhar pouco, por sentir necessidade de fazer uma pausa a nível profissional (férias), para aprofundar conhecimentos em algumas áreas que me interessam e por querer mudar de vida (estando aberto a uma mudança de cidade e, eventualmente, de país - não tenho nada que me prenda) não renovei, por minha iniciativa, o meu contrato de trabalho.

Gosto da área e neste momento estou mais preparado, mais focado e com mais "arcaboiço" relativamente a quando comecei (estava verde e receoso).

Tenho 1 ano e 3/4 meses de experiência.

Neste sentido:

1) Será fácil encontrar uma nova oportunidade (por vezes tenho receio de não ser e de ter tomado uma má decisão)?

2) Qual é um ordenado justo e razoável ("nem 8 nem 80") para o meu tempo de experiência?

3) Grande parte das empresas que me contactam são consultoras (PrimeIT, KCSIT, entre outras que ninguém conhece). Neste fórum e a nível pessoal vejo e ouço falar mal das consultoras. É assim tão mau trabalhar nas consultoras? Pelo que já li aqui já sei a resposta (é um "talho"). Mas, que boas alternativas há em Portugal?

4) Há alguém daqui que tenha feito o que eu fiz (que não tenha querido renovar ou se tenha despedido)? Se sim, como correu?

Obrigado!
 
Última edição:

Então respondendo às tuas perguntas o melhor que posso (vou assumir que trabalhas em Lisboa ou Porto):

1 - Sim, vai ser extremamente fácil. Há muita procura por .NET, por isso estás tranquilo. Ainda para mais com mais de 1 ano de experiência é ainda mais fácil.

2 - Esta é a pergunta em que posso ajudar menos, mas acho que consegues 1200€ limpos mais subsídio de alimentação facilmente, se fores minimamente bom no que fazes.

3 - As consultoras irão sempre contactar-te em força. Elas são muito agressivas na angarianção de trabalhadores, já que disso depende o negócio deles. Em relação a serem talhos, há sempre excepções, mas na generalidade são mesmo um talho e é de evitar.

Alternativas em Portugal: AdNovum, Attentive, Blip, Codacy, BitSight, Collab, Nuxeo, Pipedrive, Daltix, DefinedCrowd, XpandIT, Farfetch, Feedzai, Premium Minds, JScrambler, Multicert, Odysai, PHC, Talkdesk, OutSystems, Unbabel, Veniam...De notar que algumas das que disse até são meio consultoras, mas não são de outsourcing, por isso é uma cultura diferente. Outras não sei bem com que stack trabalham, mas é uma questão de investigares. Outras trabalham com um stack diferente do teu, mas podes sempre fazer a transição facilmente, porque sabes OOP. Também não posso garantir que são todas uma maravilha para trabalhar, mas são software houses, não "talhos", sempre é uma vantagem. A maioria são de Lisboa ou têm escritórios em Lisboa, mas é uma questão de investigares se há na cidade que queres, caso não mores em Lisboa.

4 - Nesta não te posso ajudar, mas fica tranquilo que as coisas vão correr bem para ti. Não sei se ir para o estrangeiro é uma opção para ti neste momento, mas vê algumas oportunidades lá fora, porque é outro Mundo e és capaz de te safar ainda melhor do que cá.

Mais alguma questão, estás à vontade para fazer. Boa sorte nesta nova etapa e vai-nos mantendo informados.
 
em .net, na área de Lisboa é fácil.
Trabalhar por "consultoras" (na verdade é só outsourcing o que fazem), tem os seus prós e contras:
- É uma sorte o cliente onde calhas. Quando estava em outsourcing, estive em clientes onde quem não era da empresa era posto de parte, até mesmo em eventos de equipa. Podes também ter o azar de ir para um cliente onde ficas parado no tempo a nível tecnológico.
- Progressão de carreira é algo que não existe
- Consegues aumentar o salário mais facilmente
- Normalmente consegues passar por vários tipos de negócio (se estiveres numa consultora a sério, isso também acontece obviamente)

Tens ainda a discussão clássica entre as ajudas de custo ou receber tudo no bruto. Mas acho que não vale a pena entrar por aí agora..
 
Então respondendo às tuas perguntas o melhor que posso (vou assumir que trabalhas em Lisboa ou Porto):

1 - Sim, vai ser extremamente fácil. Há muita procura por .NET, por isso estás tranquilo. Ainda para mais com mais de 1 ano de experiência é ainda mais fácil.

2 - Esta é a pergunta em que posso ajudar menos, mas acho que consegues 1200€ limpos mais subsídio de alimentação facilmente, se fores minimamente bom no que fazes.

3 - As consultoras irão sempre contactar-te em força. Elas são muito agressivas na angarianção de trabalhadores, já que disso depende o negócio deles. Em relação a serem talhos, há sempre excepções, mas na generalidade são mesmo um talho e é de evitar.

Alternativas em Portugal: AdNovum, Attentive, Blip, Codacy, BitSight, Collab, Nuxeo, Pipedrive, Daltix, DefinedCrowd, XpandIT, Farfetch, Feedzai, Premium Minds, JScrambler, Multicert, Odysai, PHC, Talkdesk, OutSystems, Unbabel, Veniam...De notar que algumas das que disse até são meio consultoras, mas não são de outsourcing, por isso é uma cultura diferente. Outras não sei bem com que stack trabalham, mas é uma questão de investigares. Outras trabalham com um stack diferente do teu, mas podes sempre fazer a transição facilmente, porque sabes OOP. Também não posso garantir que são todas uma maravilha para trabalhar, mas são software houses, não "talhos", sempre é uma vantagem. A maioria são de Lisboa ou têm escritórios em Lisboa, mas é uma questão de investigares se há na cidade que queres, caso não mores em Lisboa.

4 - Nesta não te posso ajudar, mas fica tranquilo que as coisas vão correr bem para ti. Não sei se ir para o estrangeiro é uma opção para ti neste momento, mas vê algumas oportunidades lá fora, porque é outro Mundo e és capaz de te safar ainda melhor do que cá.

Mais alguma questão, estás à vontade para fazer. Boa sorte nesta nova etapa e vai-nos mantendo informados.


Obrigado pelas tuas respostas ThePlague92! Foram animadoras!

Eu sou de Braga e trabalhava em Braga, mas estou disposto a ir para outras cidades, como Lisboa e o Porto (o problema, nessas cidades é o custo de vida), assim como não tenho problemas em ir para o estrangeiro.

Em Agosto e Setembro estive "parado" em termos de procura de trabalho, tendo no entanto melhorado conhecimentos a nível técnico. Estudei melhor bases de dados (SQL), que era um dos meus pontos fracos, vi como funcionava o ASP.Net MVC Core e ainda fiz uns tutoriais de Node, Angular e Mongo. Gostava de saber muitas mais coisas, mas infelizmente não há tempo para tudo.

Mandei foi uma candidatura para uma grande empresa e fiz uma prova técnica no HackerRank, a qual me correu pessimamente.

Vou começar agora a procurar trabalho e se calhar convém praticar a resolução de algoritmos nessa plataforma.


Falas que o estrangeiro é outros mundo. Em que sentido? No UK, por exemplo, também vejo muitas consultoras.


Nas empresas que falaste, as provas técnicas são gerais, tipo a resolução de challenges no HackerRank, ou baseiam-se em fazer projectos (uma pequena aplicação web, com CRUD, por exemplo)?
 
- É uma sorte o cliente onde calhas. Quando estava em outsourcing, estive em clientes onde quem não era da empresa era posto de parte, até mesmo em eventos de equipa. Podes também ter o azar de ir para um cliente onde ficas parado no tempo a nível tecnológico.
- Progressão de carreira é algo que não existe

Sendo assim, é mesmo melhor evitar uma consultora.
 
Se tens disponibilidade de ir para fora eu optaria por essa solucao. Se fores para Porto ou Lisboa o custo de vida esta muito alto e nao iras ganhar grande salario.
 
Vê o mercado lá fora. A "nossa" área é das poucas em que há mais oferta que procura.
Recentemente um colega saiu aqui da empresa e foi trabalhar pra Alemanha. Com 2 anos de experiência vai ganhar quase tanto como eu e o meu patrão juntos (ambos 10+ anos de experiência).
Também ando a ver coisas no estrangeiro porque estou acomodado faz tempo.
Se não tens nada que te prenda não tenhas medo de arriscar. Sair da nossa zona de conforto é aí que está o ganho.
Aproveita agora que és novo porque depois com mulher e filhos pode custar mais.

E acho que fizeste bem em não renovar, mesmo sem ter nada acordado noutro sítio. Ás vezes são precisas essas decisões drásticas para nos fazer andar.

Faz entrevistas, vais falhar muitas, uns respondem outros cagam pra ti. Ganha experiência nisso e a oportunidade vai aparecer.

Boa sorte
 
(Alterei-te um pouco a ordem do teu texto, para me ser mais fácil responder)

Obrigado pelas tuas respostas ThePlague92! Foram animadoras!

Eu sou de Braga e trabalhava em Braga, mas estou disposto a ir para outras cidades, como Lisboa e o Porto (o problema, nessas cidades é o custo de vida), assim como não tenho problemas em ir para o estrangeiro.

Em Agosto e Setembro estive "parado" em termos de procura de trabalho, tendo no entanto melhorado conhecimentos a nível técnico. Estudei melhor bases de dados (SQL), que era um dos meus pontos fracos, vi como funcionava o ASP.Net MVC Core e ainda fiz uns tutoriais de Node, Angular e Mongo. Gostava de saber muitas mais coisas, mas infelizmente não há tempo para tudo.

Mandei foi uma candidatura para uma grande empresa e fiz uma prova técnica no HackerRank, a qual me correu pessimamente.

Vou começar agora a procurar trabalho e se calhar convém praticar a resolução de algoritmos nessa plataforma.


Fizeste mal em estudar só. Tens de estudar e praticar. Noto que estás um pouco verde nisto (tipo eu há uns 6 meses).

Começa por ir ao Reddit, ao CSCareerQuestions e mais uns subreddits parecidos. Também podes seguir outros subreddits de programação.
Depois pratica muito no HackerRank e LeetCode.
Compra livros, tipo o Cracking the Code Interview.
Pratica mais, todos os dias tens de resolver um problema do HackerRank ou do LeetCode.

Agora o porquê de dizer isto:
Tu podes saber muita teoria, mas se não sabes fazer código estás lixado. A maioria das empresas "boas", por assim dizer, manda-te logo um exercício do HackerRank em que tens de usar algoritmos, que podem ser mais básicos ou mais complexos. Também podem querer que optimizes a solução, o que envolve ter o código com melhor complexidade possível. O conseguires depois resolver os exercícios que as futuras empresas a que te candidates te enviem depende do à vontade que tens em programar e resolver problemas que já viste antes mas que têm uma pequena diferença.

Nas empresas que falaste, as provas técnicas são gerais, tipo a resolução de challenges no HackerRank, ou baseiam-se em fazer projectos (uma pequena aplicação web, com CRUD, por exemplo)?

Se uma empresa te mandar fazer um pequeno projecto só fazes se aquilo demorar pouco (isto numa 1ª fase, claro). Se for algo que te ocupe muito tempo é uma red flag, falando por mim. Há poucas empresas que me poderiam mandar fazer um projecto como forma de candidatura, porque estou a ter trabalho e depois posso nem passar para uma fase posterior. Se for numa fase mais avançada, tipo na última ronda, talvez já faça, mas depende muito.

Dando o meu exemplo, até agora só apanhei 1 empresa dessas (não me candidatei para todas, atenção) que me enviou um exercício de programação para fazer offline, que foi a OutSystems, e demorou nem 1 hora. O resto foi tudo no HackerRank, com o tempo a ser de 1h30, normalmente.

Depois, se passares, tens uma entrevista presencial técnica. Deve durar 1 ou 2 horas, não mais.

Falas que o estrangeiro é outros mundo. Em que sentido? No UK, por exemplo, também vejo muitas consultoras.

Estás a procurar mal, é só isso. Consultoras há em todo o lado, o que interessa é o rácio entre consultoras e software houses. UK e Holanda têm imensas software houses. Usa o LinkedIn e o Glassdoor para pesquisar empresas desses países. Ou de outros, claro.

Podes enviar PM se tiveres mais dúvidas.
 
Boas pessoal:

Recentemente, por razões pessoais, por ganhar pouco, por sentir necessidade de fazer uma pausa a nível profissional (férias), para aprofundar conhecimentos em algumas áreas que me interessam e por querer mudar de vida (estando aberto a uma mudança de cidade e, eventualmente, de país - não tenho nada que me prenda) não renovei, por minha iniciativa, o meu contrato de trabalho.

Gosto da área e neste momento estou mais preparado, mais focado e com mais "arcaboiço" relativamente a quando comecei (estava verde e receoso).

Tenho 1 ano e 3/4 meses de experiência.

Neste sentido:

1) Será fácil encontrar uma nova oportunidade (por vezes tenho receio de não ser e de ter tomado uma má decisão)?

2) Qual é um ordenado justo e razoável ("nem 8 nem 80") para o meu tempo de experiência?

3) Grande parte das empresas que me contactam são consultoras (PrimeIT, KCSIT, entre outras que ninguém conhece). Neste fórum e a nível pessoal vejo e ouço falar mal das consultoras. É assim tão mau trabalhar nas consultoras? Pelo que já li aqui já sei a resposta (é um "talho"). Mas, que boas alternativas há em Portugal?

4) Há alguém daqui que tenha feito o que eu fiz (que não tenha querido renovar ou se tenha despedido)? Se sim, como correu?

Obrigado!
Se ja tens experiência e és de Braga então eu recomendava ires trabalhar para o porto diariamente ou emigrar.
Ir morar de forma permanente para Lisboa ou Porto nao compensa por causa dos preços obscenos das casas/quartos que agora se praticam.
 
Última edição:
Fizeste mal em estudar só. Tens de estudar e praticar. Noto que estás um pouco verde nisto (tipo eu há uns 6 meses).

Começa por ir ao Reddit, ao CSCareerQuestions e mais uns subreddits parecidos. Também podes seguir outros subreddits de programação.
Depois pratica muito no HackerRank e LeetCode.
Compra livros, tipo o Cracking the Code Interview.
Pratica mais, todos os dias tens de resolver um problema do HackerRank ou do LeetCode.

Tinha-me explicado mal. Ao ter dito que tinha estudado quis dizer que li e fiz tutoriais e pratiquei com exercícios e/ou mini-projetos. SQL fiz tutoriais e pratiquei no HackerRank. C# revi conceitos dos tempos da universidade e também tenho praticado no HackerRank. Vi como funciona os ASP.Net Core e tentei fazer projetos que tinha em ASP.Net MVC nessa nova framework. Em relação a desenvolvimento web, li e fiz tutoriais de outras stacks - node.js, angular, mongo e fiz mini-projetos (algo muito pequeno) acerca disso.

Neste momento, como ando a procurar trabalho, ando mais centrado na resolução de problemas no HackerRank e no funcionamento do ASP.net Core MVC, dado ter experiência nessa área.

Por isso, tenho feito o que disseste em relação a resolver um problema todos os dias no HackerRank ou LeetCode.

O LeetCode não conhecia. Fui ver a plataforma e achei interessante. Será uma boa alternativa e/ou complemento ao HackerRank.


Agora o porquê de dizer isto:
Tu podes saber muita teoria, mas se não sabes fazer código estás lixado. A maioria das empresas "boas", por assim dizer, manda-te logo um exercício do HackerRank em que tens de usar algoritmos, que podem ser mais básicos ou mais complexos. Também podem querer que optimizes a solução, o que envolve ter o código com melhor complexidade possível. O conseguires depois resolver os exercícios que as futuras empresas a que te candidates te enviem depende do à vontade que tens em programar e resolver problemas que já viste antes mas que têm uma pequena diferença.

Entendo....

Estás a procurar mal, é só isso. Consultoras há em todo o lado, o que interessa é o rácio entre consultoras e software houses. UK e Holanda têm imensas software houses. Usa o LinkedIn e o Glassdoor para pesquisar empresas desses países. Ou de outros, claro.

Vou então também começar a usar o Glassdoor.


Obrigado pelas dicas!
 
Se ja tens experiência e és de Braga então eu recomendava ires trabalhar para o porto diariamente ou emigrar.
Ir morar de forma permanente para Lisboa ou Porto nao compensa por causa dos preços obscenos das casas/quartos que agora se praticam.

Tens razão e sei disso.

Emigrar é uma boa ideia e estou receptivo a isso, tanto que vou estar atento ao mercado no estrangeiro.

Quanto ao ir e vir para o Porto diariamente, não será um bocado "pesado", principalmente se tiver uma forte carga horária?
 
Tens razão e sei disso.

Emigrar é uma boa ideia e estou receptivo a isso, tanto que vou estar atento ao mercado no estrangeiro.

Quanto ao ir e vir para o Porto diariamente, não será um bocado "pesado", principalmente se tiver uma forte carga horária?
Vai ser sempre mais pesado do que trabalhar em Braga, mas tenho varios ex-colegas de curso que o fazem diariamente.
 
É sempre mais fácil arranjar emprego quando se já tem um pois para além de teres melhor margem para negociações não tens a "pressão" de aceitar uma oferta menos boa. Se não for o teu caso diria que tens uma grande vantagem pois não terás medo de recusar ofertas da treta da maior parte das consultoras.
Dito isto não acho que trabalhar numa seja mau se te derem as condições que procuras. 1200€ + SA penso que conseguirás facilmente sem esquemas. Mais que isso também não é difícil se te conseguires safar minimamente nas entrevistas mas a típica consultora de esquina vai-te oferecer isso carregadinho de AC's. Em software houses pelos valores médios que vejo por ai (consulta o teamlyzer e glassdoor) consegues melhor sem AC's (ou AC's minimas) mas as entrevistas vão ser mais puxadas e vai requerer algum esforço da tua parte tal como hackerranks, exercícios para casa, ect.

Para treinar para exercícios de algoritmia também aconselho ler o Cracking the Code Interview e praticar muito nas plataformas já faladas. Para além disso como tens feito e bem aprender novas tecnologias mostra interesse e terás algum conhecimento que pode ser um factor importante numa entrevista mais técnica. Criar um ou outro CRUD numa framework que tenhas curiosidade em aprender é sempre bom.

Dito tudo isto e assumindo que com esta informação consegues ofertas de forma mais ou menos consistente, tens que saber quais são os teus objectivos pois podes querer apenas ganhar mais €€ independentemente do que estejas a fazer ou ganhar um pouco menos mas ganhar competências que te valerão ouro no futuro.

Tens assim abordagens diferentes dependendo do teu objectivo:
  • Mais salário: vai ao número máximo de entrevistas que conseguires e aponta para um valor alto acima do que a empresa tipicamente paga. Mostra-te flexível para negociações e joga com o facto de teres várias ofertas para negociares um valor maior.

  • Mais experiência: procura as empresas onde trabalhes com stack tecnológico recente e pessoas muito mais experientes que tu. Evoluirás muito rapidamente e facilmente das o salto para algo muito melhor no futuro.
Podes também juntar as 2 abordagens e ter o melhor dos dois mundos, mas agora vai depender do tempo que queiras ficar "parado" até encontrares a empresa certa.

Nos últimos ~6 meses passei por muitas entrevistas, alguns testes e ganhei alguma experiência em saber exactamente o que dizer quando estou a ser entrevistado. Isto só resulta tentando, falhando e aprendendo com os erros. Mas se fores persistente e não aceitares a primeira oferta que te aparecer a frente, vais conseguir ficar melhor do que muita gente que anda por ai há bastantes anos e já saberás o funcionamento da coisa quando eventualmente saltares para outro sitio melhor, dentro ou fora do país.

Boa sorte.
 
É sempre mais fácil arranjar emprego quando se já tem um pois para além de teres melhor margem para negociações não tens a "pressão" de aceitar uma oferta menos boa. Se não for o teu caso diria que tens uma grande vantagem pois não terás medo de recusar ofertas da treta da maior parte das consultoras.

Tenho andado a procurar trabalho e ido a entrevistas e, pela experiência que estou a ter, vejo que tens razão.

Tens assim abordagens diferentes dependendo do teu objectivo:
  • Mais salário: vai ao número máximo de entrevistas que conseguires e aponta para um valor alto acima do que a empresa tipicamente paga. Mostra-te flexível para negociações e joga com o facto de teres várias ofertas para negociares um valor maior.

  • Mais experiência: procura as empresas onde trabalhes com stack tecnológico recente e pessoas muito mais experientes que tu. Evoluirás muito rapidamente e facilmente das o salto para algo muito melhor no futuro.
Podes também juntar as 2 abordagens e ter o melhor dos dois mundos, mas agora vai depender do tempo que queiras ficar "parado" até encontrares a empresa certa.

O ideal é mesmo juntar as duas, mas prefiro a segunda. Quanto ao tempo parado, já estou parado desde Julho e sinto que agora era altura de deixar de estar parado.

As situações que me têm acontecido são as seguintes:

1) Uma tive 3 entrevistas - com RH, um exercício de algoritmia (personalizado, sem ter a ver com as plataformas) e um exercício com 2 developers. Correram bem, safei-me, mas estava reticente em ir para lá (era no Porto, estava a pensar nas viagens diárias Braga-Porto, a empresa era muito recente) e mostrei essa preocupação. Não fui selecionado.

2) Outra tive 2 entrevistas, uma com os RH e outra técnica, que eram perguntas. Correram bem e senti que estavam receptivos, mas ainda não disseram nada.

3) Outras não passei nos RH, especialmente por não ser fluente em inglês (tenho o nível intermédio, o B2, mas não sou fluente porque não pratico). Ando a tentar melhorar o inglês, mas só mesmo tendo contacto com a língua.

4) Outras não me contactaram.

Sinto que estou muito preso a .Net e que isso me fecha os horizontes. Aqui em Braga há pouco .Net, e também não vejo tantas ofertas como no Porto e em Lisboa. Acho que já vi todas as oportunidades das principais empresas de Braga.

Nos últimos ~6 meses passei por muitas entrevistas, alguns testes e ganhei alguma experiência em saber exactamente o que dizer quando estou a ser entrevistado. Isto só resulta tentando, falhando e aprendendo com os erros. Mas se fores persistente e não aceitares a primeira oferta que te aparecer a frente, vais conseguir ficar melhor do que muita gente que anda por ai há bastantes anos e já saberás o funcionamento da coisa quando eventualmente saltares para outro sitio melhor, dentro ou fora do país.

Estavas a trabalhar nesses últimos 6 meses?
 
Apenas tenho experiência na área de Lisboa e percebo que a oferta seja muito menor em Braga. No teu caso diria para não considerares apenas ofertas .NET e não descartares ofertas de consultoras. Assim que tiveres a trabalhar, a procura torna-se bastante mais fácil. Nada te impede de começar por baixo, continuar à procura de algo melhor e sair 1 mês depois.

Quando escrevi o meu post estava a pensar na minha área geográfica e por isso também não sei se os valores que mencionei se reflectem para Braga. No entanto dizes que estás aberto para uma mudança de cidade, o que na minha opinião deverias considerar se realmente já esgotaste as opções em Braga. É uma questão de fazeres as contas e veres o que compensa mais.

O inglês é essencial na área, aconselho-te a aprender. Tens imensas ferramentas online para te ajudar.

Estavas a trabalhar nesses últimos 6 meses?

Sim
 
Back
Topo