Procuro CMS para revista

OpenMind

Power Member
Olá a todos.

Estou envolvido num novo projecto que consiste na criação de um website para uma publicação. É uma revista trimestral, jovem e irreverente com um maximo de 20 paginas que é constituida essencialmente por artigos de opinião e entrevistas.
Surgiu a necessidade da criação de um site para esta mesma magazine para podermos ter de forma mais fácil feedback dos leitores. Como queremos algo dinamico tenho estado a pesquisar por diversas alternativas.

O objectivo do site é:

- Possibilidade de comentários a todos os artigos/entrevistas
- Guestbook
- Formulario para envio de email
- Galeria de fotografias
- Gestão dos artigos de forma fácil
- Facilidade de personalização e de criação de templates - este é talvez um dos requesitos mais importantes pois queremos utilizar um template diferente para cada edição

Tenho testado alguns cms e até mesmo blogs mas ainda não encontrei um que cumpra todos os requesitos que apontei. O mambo é bom mas não tem de origem a capacidade para se comentar artigos, o drupal é bastante complicado de configurar. Até agora o que gostei mais foi do Geeklog.

Gostava de obter algumas sugestões pessoas que utilizam cms's. Para uma revista qual acham que é o melhor cms? Temos um servidor com suporte para php e mysql.

Desde já agradeço as vossas respostas.
 
O problema é que acho que nao é assim tao facil de usar como um mambo ou phpnue por exemplo.

Porque é que nao usas o RunCms é o que uso no meu site e é muito bom.
 
OpenMind,

o aspecto em especial que falaste.... em cada publicação mudar o template do site....

pelo que tenho visto/experimentado/usado nao sao muitos os que permitem uma flexibilidade dessas....

se é para uma coisa a serio que queres isto... talvez contratando os serviços da MrNet para meterem o Siteseed a bombar... ou então ires a uma acção de formaçao da MrNet em relação ao siteseed...... só ha é um problemazito.... as formaçoes nao sao nada baratinhas.... uns 600€ por umas 6 horas... lol

eu pessoalmente ando a desbundar o siteseed precisamente pq kero ter uma grande flexibilidade do design do template...

só que o meu maior problema tem sido conseguir por o siteseed a funcionar num servidor em windows... só para testes... pq quando ficar online, mete-se no seu ambiente nativo, linux...

ando de volta do siteseed com um amigo meu, e estamos a fazer um manual de instalaçao dakilo em windows... se entretanto ficar acabado lá pó fim de semana... meto aki um link...

espero que isto sirva de alguma coisa =)

e entretanto aki fica a minha thread em relaçao ah instalaçao do siteseed, enkuanto nao tiver o manual completo

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=54141
 
Ando a configurar o mambo, isto ainda dá trabalho, então apagar a tralha toda que traz. Depois tenho de ver se faço uma skin minha para isto.

http://www.cgartdomain.com/greven

Não vão ver muita coisa também porque tenho apagado quase tudo e não tem praticamente nada agora. Mas o Mambo é muito porreiro. O Painel de admin é um mimo, muito funcional, simples e muito eyeCandy! ;) Tem os icons do Foood!
 
mas greven... tu com o mambo tas sempre condicionado ah organização imposta pelos templates do mambo...

tens um cabeçalho, menu da direita, menu da esquerda, rodapé.. ou tens isto ou tens isto.... logo... só podes ter isto... lol

no caso do OpenMind, ele disse que precisava de mudar os templates em cada publicação da revista... se ele só quiser mudar cores e logos, tudo bem.. pode usar o mambo... agora se kiser mudar mm todo o design... epah... o mambo condiciona-te ah organizaçao k ja referi... :\
 
Já experimentei para testar, era para o utilizar para um site, mas acabei por utilizar o e107 (www.e107.org). É um bocado dificil de utilizar, mas é muito poderoso. O site da sic e da rtp são feitos com esse. Já vi outros sites feitos utilizando-o, mas a um nivel mais simples.

Se calhar codares um backoffice simples em php era mais facil, não?
 
para mim talvez a soluçao fosse mais facil codar um BO de raiz... mas como os projectos que tenho para realizar sao para ser pensados a mais longo prazo.. nao me kero limitar a pensar só no publicar conteudo, e sim por exemplo publicar conteudo tipo noticias, e depois ter pekenos comentarios no fim da noticia... ou até muitas outras situaçoes, em que simplesmente um BO simples nao chegaria....

e como muita gente já disse por ai.... se a roda já foi inventada... pq voltar a inventa-la? lol

:) :cool:
 
Para testares nada melhor que o easyphp http://www.easyphp.org/ um pacote que te instala logo tudo para poderes correr apache + php + mysql.

Em relação ao CMS eu conheço um pouco de php-nuke, que é bastante fácil de usar e têm traduções para PT-pt bastante boas (ou menos más), em relação ao mambo estou agora a experimentar e parece-me bastante mais complexo, embora tenha um aspecto (out of the box) bastante mais profissional, principalmente a administração (até tên menus para fazer upload de ficheiros).

O melhor mesmo é instalares os 2 e veres o que mais te convêm.
 
KaLhaU disse:
OpenMind,

o aspecto em especial que falaste.... em cada publicação mudar o template do site....

pelo que tenho visto/experimentado/usado nao sao muitos os que permitem uma flexibilidade dessas....
este é um dos maiores problemas neste projecto. Os cms que testei têm um template predefinido que se pode alterar, alterando também todo o site para além daquilo que disseste, q a estrutura base do cms mantem-se.

eu pessoalmente ando a desbundar o siteseed precisamente pq kero ter uma grande flexibilidade do design do template...
me 2.

ando de volta do siteseed com um amigo meu, e estamos a fazer um manual de instalaçao dakilo em windows... se entretanto ficar acabado lá pó fim de semana... meto aki um link...
era nice! ;)
 
o manual tá a ser feito.... mas ha certos erros k nao estamos a conseguir dar a volta.....

agora tenho eu uma questão e penso k nao seja preciso abrir uma nova thread.... mas as tantas depois abro....

precisava de ter acesso a um servidor para meter isto a bombar... mas só numa fase de testes, para nao tar a alugar ja uma conta num servidor em linux, keria mm era ter acesso a um gratuito ou alguem k deixe usar a sua durante uns tempos só numa de meter isto a bombar.....

alguem me sabe dizer onde e komo posso arranjar uma coisa destas? pliz ?
 
Várias hipotese e gráu de dificuldade:
1 - Encontras uma alma realmente caridosa que te "empresta" o computador ou uma conta para tu poderes brincar - Grau dificuldade: Alto :D
2 - Instalas linux no teu pc ou num pc que tenhas para ai ao canto da sala para usares para o propósito - Grau dificuldade: Médio (para + ou para - consoante os teus conhecimentos)
3 - Alugas mesmo uma conta nun servidor de linux - Grau dificuldade: baixo (embora te custe uns €€ )

Sinceramente, não conheço nenhum sitio que te ofereça este serviço de borla (se houver tambem gostaria de saber onde :P), pode ser é que alguma alma caridosa te deixe "brincar" com o seu pc.
 
oOLOLlo

gostei das respostas NoMercy =)

pah... é assim..
1- issérókeu kria... lol... alguem "emprestasse" uma conta pa eu brincar :P grau:impossivel de acontecer

2- Linux já eu tenho instalado e com os serviços todos a funcionar... a cena é k nao posso ter o PC ligado 24/7 para aceder a partir de ***** ponto do planeta terra... lol grau: provavelmente só assim é que vou ter o k kero... lol

3- alugar uma conta num servidor tem um problema.... e preciso k me digam se isto é verdade ou nao... tenho acesso para instalar o k kero? nao.. pois para meter o siteseed e as suas funcoes todas, preciso do imagemagick e do wvware e é preciso ter certos aspectos do apache configurado e mais uns kuantos purmenores...para conseguir ter isto tudo a funcionar... nao chega ter acesso apenas ah pasta htdocs :\

tou a ver k a unica maneira de ter isto a funcionar onde ker k seja.... é mm só com um servidor persunalizavel ou o meu proprio servidor em kasa

alguem me ker dar um pc velhote pa meter na despensa com linux? lol

e nao... nao tenho nem 5 tustoes pa mandar cantar um cego... kuanto mais pa comprar um P 200 MX por 50€.... lol
 
Back
Topo