Procuro Mirrorless para Viagem foco em LowLight

Stem

Power Member
Boas,

Vou regressar em breve á Islandia e ando á procura de uma Mirrorless que seja boa em low-light conditions (aurora, neve, dark skies, etc).
Há 4 meses atrás estive lá e o meu iphone 12 PRO ficou um pouco aquem.

A ideia é meramente conseguir melhores fotos e sincronizar por bluetooth ou wifi com o telemovel.

Que equipamento sugerem? (até 1000€, mas pode ser usada)
 
Numa APS-C, 18-55mm é equivalente a uma 27.5-82.5mm

Com este valor não te recomendo nenhuma Full Frame - só a 24-105mm custa nos usados quase esse valor.

Na Fuji, a lente equivalente à 24-105 tens a 16-80/4.0 - mas só o preço dessa lente nos usados ronda os 500€. Opção seria sacrificares um pouco na máquina e ires para uma X-T2 por exemplo.
 
Se não estás preocupado a longo prazo (também não vai morrer ou deixar de tirar fotos por serem descontinuadas, podes é perder mais dinheiro com a desvalorização e deixa de haver novos modelos) vê uma M usada, o mais barato possível dentro dos modelos recentes.

Eu tive uma M200 com a 22mm 2.0 e é um kit muito respeitável para viajar, quer pelo tamanho extremamente compacto, quer pela excelente qualidade de imagem e por a lente ser relativamente rápida/luminosa.
A lente não tem zoom, é estilo os telemóveis de há uns anos atrás, mas é uma focal média que dá para muita coisa, desde que não queiras fotografar coisas que estão longe.
Face à M50 MkII perde algumas features como EVF, hotshoe para flash externo e 6 fotos por segundo em vez de 10, mas provavelmente também não vais sentir falta disso e ganhas no preço/tamanho/peso. Atenção também que as M50 eram/são muito usadas para vídeo, por isso algumas têm poucos disparos, mas bastantes horas de vídeo em cima.

Por falar em peso e olhando à descrição da viagem, presumo que muitas das fotos sejam paisagens, pelo que recomendo vivamente um tripé. Por muito boa que a máquina seja e por muito rápida que a lente seja, a partir de um certo ponto não há milagres. E com esse orçamento dá certamente para algo decente e quem sabe até em carbono para ser mais leve também.

PS: Compra cartões, vários e vai rodando. Tira as fotos em RAW ou RAW+JPEG (RAW é como se fosse o negativo) e se puderes vai copiando as fotos dos cartões para outro lado (mas não apagues). Processar fotos pode ser chato, mas permite tirar mais proveito e corrigir muita coisa que num JPEG não consegues.
 
Sim, por norma.
Fotografo sempre em RAW+JPEG
Para video provavelmente o iPhone 12 PRO ainda consegue melhores resultados se houver boa luz.

A minha ideia é investir agora neste conjunto e provavelmente daqui a um mês até colocar á venda para a médio prazo investir numa Sony A7 III ou algo do género.

Neste momento a melhor proposta que consegui foi efetivamente

Canon M50 MKII
Lente 18-150mm 3.5-5.6
Lente 22 2.0 STM

Qualquer coisa a rondar os 800€, depois compro mais uns cartões e umas baterias extra e estou resolvido por agora.
 
A melhor camara mirrorless para low light é um titulo que engana bastante :) , porque lá está a camera (corpo) não interfere no low light, poderá falar-se na diferença entre o diafragma APS-C e Full Frame, claro que as cameras full-frame tem o diafragma maior, logo passa mais luz e terá um resultado superior.

O que realmente faz com que tenhas um bom resultado, se excluirmos os corpos das cameras são as lentes, e neste quesito existem 2 pontos distintos:

1) Lente prime, ou seja lentes sem zoom, que por norma tem melhor qualidade e também onde poderás encontrar as chamadas lentes rápidas, isto é, que tem uma abertura entre f/1.2 a f/2.8 , quanto menor o valor , mais rápida a lente é e melhor desempenho tem em locais com pouca luz (ex. fotos/videos noturnos, etc).

2) Lentes de Zoom, que são mais versáteis devido ao zoom, por também costumam ser mais pesadas por norma, mas que dificilmente chegam á velocidade das prime, por exemplo é muito difícil encontrar lentes de zoom com abertura entr f/1.2 a f/1.4

Tendo em conta ser mirrorless e dada a versatilidade das lentes de zoom eu inclinar-me ia para uma destas 3 soluções:

Solução 1: Camera Sony ZV-E10 + Lente Sigma 18mm - 50mm f/2.8

Parte boa, é Sony, tem um Autofocus super rápido e a lente para zoom é muito boa em termos de abertura e uma excelente relação custo benefício, deverá rondar 750 EUR para a camera e 500 EUR a lente, um pouco acima do teu orçamento mas se conseguires chegar lá não te vais arrepender certamente.

Solução 2: Camera Sony ZV-E10 + Lente Tamron 17mm - 70mm f/2.8

É uma solução mais versátil, devido ao zoom da lente e também devido ao fato de ter estabilização ótica, embora isso possa ser corrigido por software ou através de utilização de um gimble.

Esta solução é mais cara, a lente custa cerca de 700 EUR, portanto no total, terá um acréscimo de 200 EUR.

Solução 3: Camera Sony ZV-E10 + Lente Sigma 30mm f/1.4 ou 56mm f/1.4

Nesta solução vais perder o zoom, mais em contrapartida, terás uma lente de muito melhor qualidade para tirar fotografia ou fazer vídeos em baixa luz, e mesmo durante o dia é excelente para ter a separação entre o objeto fotografado e o fundo, o Bokeh.

Em termos de preço, estas lentes devem custar entre os 300-350 EUR cada + 750 EUR da maquina, portanto entre 1100-1150 EUR de preço total.

Solução Alternativa: Camera de vlog Sony ZV1 (24mm-70mm)

Esta solução é muito boa para quem não quer preocupar muito com configurações xpto embora dê para fazer várias coisas engraçadas, é versátil na sua lente, mas não permite trocar lentes.

Já inclui um ND filter na própria lente.

Eu tenho uma e a sua qualidade é excelente, o único senão é a bateria não durar muito tempo, mas resolve-se com a compra de algumas baterias adicionais (isto é uma regra aplicada a qualquer camera).

O preço deve rondar os 750 EUR.

Deixo um vídeo comparativo entre ao Sony ZV-1 , ZV-E10 pela equipa da thinkMedia que explicam detalhadamente todos os prós e contras.

 
Última edição:
@Morg2k2
Acho que estás a confundir Sensor, diafragma e obturador... Diafragma está na lente e abre e fecha de acordo com a abertura escolhida.
O tamanho do sensor não afeta necessáriamente os resultados. Onde afecta particularmente é com pouca luz, em que podes subir o ISO significativamente, mantendo os niveis de ruído bem mais baixos que numa APS-C.

Também não percebo porque sugeres camaras de Vlog e uma review que se centra apenas em Vlog quando ele quer fotografar paisagens?!?
 
Boas,

Vou regressar em breve á Islandia e ando á procura de uma Mirrorless que seja boa em low-light conditions (aurora, neve, dark skies, etc).
Há 4 meses atrás estive lá e o meu iphone 12 PRO ficou um pouco aquem.

A ideia é meramente conseguir melhores fotos e sincronizar por bluetooth ou wifi com o telemovel.

Que equipamento sugerem? (até 1000€, mas pode ser usada)

Fujifilm X-T2 + 23mm 1.4

Combo perfeito para viagens.
 
O kit que acabou por me acompanhar, foi este:

IMG-0614.jpg
 
Quando fui á Islândia há 3 anos atrás levei 2 sony, a A7III com a canon 16-35 f4is onde tive resultados muito bons, e a sony a6300 com a canon 70-200 f4is (não usei muito e não gostei muito dos resultados) ambas as lentes adaptadas.
Se não tivesse tido problemas na a7iii que o foco ia para o canto inexplicavelmente , ainda hoje teria a sony. O sensor é brutal e as fotos foram resultado disso.
O Iphone deveria ter dado bons resultados pelo menos para impressões pequenas (zoom é o que normalmente falha nos telemóveis). O meu s10 plus deixa me muito surpreso com as fotos que consigo tirar na maioria das vezes.
 
Back
Topo